Browsing by Author "Marrocano, Rafaela Fernandes"
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- Envelhecimento cognitivo, prevenção e intervenção no deterioro cognitivo e demência de adultos idosos sem alfabetizaçãoPublication . Marrocano, Rafaela Fernandes; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Silva, Ana Rita Esteves de Sousa eAtualmente, a investigação acerca da promoção do envelhecimento bemsucedido tem vindo a aumentar, e cada vez se identificam mais ferramentas para realização de intervenção e avaliação cognitiva com população idosa. No entanto, na maioria das vezes, os adultos idosos sem alfabetização acabam por ser excluídos de participar pelas estratégias estudadas requererem uma componente de alfabetização. Para existir uma maior capacidade de prevenção da deterioração cognitiva nesta população é necessário, por um lado, compreender as diferenças cognitivas existentes entre os indivíduos com e sem alfabetização, e por outro lado, adequar e testar os instrumentos de rastreio e estratégias de estimulação cognitiva viáveis para uso com esta população. O objetivo principal deste estudo é contribuir para o conhecimento aprofundado do perfil de funcionamento cognitivo e estratégias de otimização cognitiva em pessoas sem alfabetização, de modo a informar desenvolvimento de ferramentas de estimulação cognitiva para prevenir a deterioração cognitiva nesta população. De modo a recolher informação acerca de perfis de funcionamento cognitivo em idosos sem alfabetização, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa, tendo sido realizado um desenho participativo para recolha de dados através de 3 grupos focais: um com adultos idosos sem alfabetização (N=7), um com os técnicos que trabalham com adultos idosos sem alfabetização (N=7) e um com familiares de adultos idosos sem alfabetização (N=6). Foi realizada análise de conteúdo das entrevistas realizadas, e extraídas informações acerca das estratégias cognitivas utilizadas por adultos idosos sem alfabetização. As estratégias cognitivas comummente definidas como eficazes são o recurso à conversação, à utilização do conhecimento básico dos números e às vivências pessoais passadas como uma forma de resolver problemas do quotidiano. Os adultos idosos analfabetos destacam o isolamento social como um dos principais elementos que prejudicam o seu funcionamento cognitivo, tal não sendo reconhecido pelos demais grupos, que destacam a iliteracia funcional associada à falta de educação formal como o principal fator de risco para a deterioração cognitiva nesta população. Este estudo oferece informação relevante acerca dos limites dos recursos atualmente disponíveis e da necessidade da sua adaptação para população sem alfabetização, ao mesmo tempo que introduz uma abordagem participativa que é particularmente útil na exploração destas temáticas com pouco suporte na literatura científica.