Browsing by Author "Martins, Paula Maria Saraiva"
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- Tradições e contradições no exercício do cargo de coordenador de departamento curricularPublication . Martins, Paula Maria Saraiva; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesEsta dissertação consiste num estudo qualitativo sobre as perceções que os Coordenadores de Departamento têm acerca das alterações sucessivas que o seu cargo tem sofrido e que frequentemente é objeto de contradições nas inovações que vão surgindo. É um facto que este cargo é indispensável para o bom funcionamento da Escola como organização basilar da sociedade, mas não é menos verdade que, para que tal aconteça, há um sustentáculo formado por docentes e não só, que levam o ensino a bom porto. Entre estes, os Coordenadores de Departamento são voz ativa do trabalho de todos os seus colegas numa assembleia tão importante como é o conselho pedagógico. Não sendo essa a sua primeira nem única função, a eles são exigidos múltiplos afazeres e competências que sofrem alterações ao longo do tempo, por vezes contraditórias e não poucas desfasadas, quer nos saberes exigidos, quer nas habilidades requeridas para um bom desempenho. Com suporte constitucional tolerado por vezes com resiliência pelos docentes do país real, os coordenadores têm sido o veículo de relações interpessoais por excelência e por tal, a relevância para nós, em investigar, compreender, e reiterar a maneira como estes percecionam, sentem e interpretam as sucessivas mudanças ocorridas, sem no entanto perderam a sua identidade profissional. Na esfera da liderança intermédia, esta, eclode na Escola e particularmente nos coordenadores de departamento, como algo teórico (e por vezes retórico), com um papel circunscrito e ocasionalmente reduzido ao seu nome. No entanto, devemos aprofundar sim, a função prestativa deste cargo, em termos de dinamização de práxis pró-ativas, colaborativas e inter-relacional por excelência. Interpretando os resultados obtidos do estudo empírico, estes sugerem que os coordenadores de departamento curricular estão muito preocupados com a aglomeração dos agrupamentos e na maneira como esta alteração afeta diretamente os departamentos. Tal facto deve-se não só à aplicação da lei em vigor; aos constrangimentos sentidos; como às competências e funções atribuídas/investidas aos coordenadores de departamento. Finalmente cabe-nos realçar que o Coordenadores de departamento valorizam a liderança e consideram importantes quer a coordenação e supervisão pedagógica, quer a democracia, cidadania e equidade com que este cargo é exercido, realçando a sua contribuição para o bom funcionamento do agrupamento.
