Browsing by Author "Menezes, Gizeli Costa Bertollo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Das grandes audiências às comunidades em redePublication . Menezes, Gizeli Costa Bertollo; Carvalheiro, José Ricardo Pinto; Silva, Edna de MelloAs tecnologias digitais e as possibilidades despertadas com a convergência dos meios rompem com a antiga arquitetura da comunicação unidirecional, ao dar voz ao receptor. As novas audiências, nem sempre, se contentam em ser meros consumidores. Estabelecem novas estruturas sociais de conversação e passam a ser protagonistas de suas histórias, no atual e complexo ecossistema midiático, digital e interativo. Nesse cenário em transição, a televisão, principal mídia de massa do século XX redefine seus modos de produção e distribuição de conteúdos, em busca da manutenção do seu status quo. Essa transição da “sociedade dos meios”, com mensagens veiculadas para as massas, para a “cultura da convergência”, preconizada Henry Jenkins (2009), na qual emerge a televisão digital, interativa e multidirecional é o cenário de fundo desta investigação, que direciona o olhar para o serviço público de televisão no Brasil e Portugal, num momento em que os dois países vivenciam seu processo de migração do sinal analógico para o digital. Ao contextualizar e comparar distintas realidades, procuramos perceber o comportamento desse novo consumidor da televisão pública portuguesa (RTP1) e brasileira (TVBRASIL), no sentido de verificar o seu grau de participação diante das ferramentas interativas disponibilizadas nos programas 5 Para Meia Noite e Estúdio Móvel, bem como, a reação da produção diante da participação do telespectador. Os resultados da pesquisa indicam: Que as mudanças tecnológicas no campo da comunicação exigem investimentos de ordem econômica, que nem sempre os mecanismos públicos estão dispostos a fazer. Que muito mais do que econômicas, as mudanças são culturais e exigem tempo de adaptação por ambos os lados, produção e recepção. Que a tão divulgada multidireccionalidade televisiva está em processo embrionário mas começa a mostrar-se como uma grande aliada do público, ao possibilitar a abertura de canais de conversação e participação. Que as audiências, ao optarem pelas múltiplas telas, mais dinâmicas e interativas, deixam de acompanhar seus programas de forma individualizada para experienciar uma prática interligada em rede, formando comunidades virtuais.