Browsing by Author "Moura, Mafalda Sengo Morgado de"
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- A utilização do Marketing de Influência por Marcas de ModaPublication . Moura, Mafalda Sengo Morgado de; Ribeiro, Liliana SimõesCom a evolução do mundo digital, o aparecimento de novas plataformas de interação social, surgiram novas formas de comunicação. As redes sociais estão a ser, cada vez mais utilizadas pelos consumidores, não só para se conectarem uns com os outros, mas também com as marcas, e vice-versa. Esta comunicação, realizada através dos canais digitais, tem demonstrado ser mais eficaz, quando comparada com a publicidade tradicional, exercendo uma grande influência nas decisões de compra dos milenares, representando portanto uma oportunidade para as empresas. Os líderes de opinião nestas redes, constituem os influenciadores digitais, os quais acumulam um grande número de seguidores e se envolvem com a sua comunidade, monetizando-a com publicidade nas suas publicações. Esta dissertação foca-se no marketing de influência, especificamente na área da moda em Portugal, com o objetivo de entender de que forma funcionam estas campanhas com os influenciadores digitais, para potenciar os resultados das marcas. Após definido o problema de investigação, procedeu-se à recolha de dados. Dada a atualidade do tema em estudo, foi necessária uma metodologia intervencionista, sendo o presente estudo considerado um estudo de caso. Para a recolha dos dados optou-se por uma abordagem mista: primeiramente, quantitativa, através de questionários, e posteriormente qualitativa, através de entrevistas estruturadas ou semiestruturadas, de modo a atingir os objetivos pretendidos. Foi observado um pequeno número de casos no seu contexto real, os quais foram posteriormente analisados de forma qualitativa, utilizando um modelo circular. As conclusões permitiram um conhecimento mais aprofundado desta temática, fornecendo informações importantes sobre a estrutura destas campanhas, nas quais os marketers e gestores de marcas de moda, podem suportar as suas decisões de adaptação e revisão estratégicas, investindo em conteúdo criado por influenciadores digitais.