Browsing by Author "Oliveira, Fernanda Senra de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação Estratégica na Diplomacia: A Transformação da Instituição Diplomática e o Processo de Comunicação DigitalPublication . Oliveira, Fernanda Senra de; Paço, Arminda Maria Finisterra doO presente relatório foi fundamentado na experiência de estágio curricular realizado no Consulado-Geral de Portugal em Estugarda, na Alemanha, sob orientação do Cônsul Geral Dr. Leandro Amado, com duração total de oito meses. Neste contexto, será aqui apresentado um estudo teórico sobre Comunicação Estratégica, sua aplicação na Diplomacia, e a relação desses conceitos com os projetos implementados no decorrer do estágio. Dentre os objetivos do Consulado, no âmbito da comunicação, pretendia-se consolidar uma identidade institucional forte e presente, ao serviço da comunidade portuguesa residente na sua área de jurisdição, e promover a diplomacia pública e toda ação de interesse para Portugal, seja cultural, comercial ou social. A instituição tencionava ainda contribuir com as ações das demais instituições do Ministérios dos Negócios Estrangeiros (MNE), criar novas conexões e ampliar as relações com a comunidade portuguesa. As atividades realizadas e os projetos desenvolvidos foram estabelecidos com o propósito de garantir o cumprimento destes objetivos. Nas considerações finais deste relatório, bem como na avaliação do estágio pelo orientador, ficam claras as respostas obtidas para a pergunta de partida - "De que forma a identidade visual e a comunicação digital promovem a transformação da instituição diplomática?". No final, confirma-se que os projetos de comunicação desenvolvidos não só estabeleceram uma imagem de reputação positiva, com base na transparência e no compromisso com a comunidade, mas também estreitaram as relações com a comunidade e com o público, na esfera da diplomacia, promovendo maior participação e envolvimento por parte dos utilizadores. A eficiência das ações foi constatada através da análise dos dados obtidos das plataformas digitais.