Browsing by Author "Oliveira, Raysa da Luz"
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- Alocação de Máquinas Virtuais em Ambientes de Computação em Nuvem Baseada em Requisitos de Service Level AgreementPublication . Oliveira, Raysa da Luz; Freire, Mário MarquesA computação em nuvem teve um avanço considerável nos últimos anos, trazendo grandes benefícios incluindo escalabilidade, flexibilidade, acessibilidade global, melhor utilização de recursos e redução de custos, entre outros. Apesar de todos os benefícios, esta adesão e crescimento trás consigo grandes desafios como otimização do uso de recursos computacionais, redução de custos, garantia da qualidade de serviço (Quality of Service (QoS)), segurança, etc. As garantias da qualidade de serviço são estabelecidas através de Service Level Agreements (SLAs), que são contratos estabelecidos entre o cliente e o fornecedor do serviço de computação em nuvem, visando especificar de forma mensurável as metas de nível de serviço a serem cumpridas, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas. Este trabalho apresenta um estudo sobre cumprimento de SLAs por algoritmos de alocação de máquinas virtuais em ambientes de computação em nuvem. O trabalho tem em consideração métricas como disponibilidade, custo, tempo de conclusão de uma aplicação (task completion time) e nível de tolerância a faltas, avaliando o cumprimento de tais métricas em diferentes cenários. O estudo é realizado utilizando o framework CloudSim Plus para modelação e execução de simulações de computação em nuvem. São introduzidos dois módulos no framework visando: (i) especificação de SLAs e templates de máquinas virtuais em formato JavaScript Object Notation (JSON), seguindo padrões do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2); (ii) injeção de faltas aleatórias, permitindo avaliar como os SLAs são afetados perante o surgimento de faltas nos servidores. Por fim, o trabalho apresenta uma proposta para automação da criação e alocação de máquinas virtuais, visando cumprir os SLAs e libertar o cliente da necessidade de especificar a quantidade mínima de máquinas virtuais para atendimento dos níveis de serviço exigidos. Mesmo com todo o nível de automação que os fornecedores de computação em nuvem possam oferecer, os resultados obtidos mostram que é possível melhorar a automação destes serviços, reduzindo a necessidade de intervenção do cliente e as violações de SLA devido a uma inadequada configuração de máquinas virtuais realizada pelo cliente.