Browsing by Author "Oliveira, Sofia"
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- Marketing de InfluênciaPublication . Oliveira, Sofia; Paço, Arminda Maria Finisterra doO advento da Internet tem vindo a provocar alterações no comportamento de compra dos consumidores, uma vez que veio facilitar a pesquisa de informação antes da compra. Muito do conteúdo disponível online é proveniente da comunicação eWOM, ou seja, da partilha de opiniões, experiências e conselhos entre consumidores. Este tipo de comunicação pode ocorrer em diversas plataformas. Neste estudo, é analisado o caso dos blogs que, atualmente, assumem um papel crucial, tanto na partilha e consumo de informação pelos consumidores, como nas áreas do marketing e da comunicação. Em Portugal, nos últimos anos, o fenómeno dos blogs de moda e beleza tornou-se muito popular entre os consumidores e as empresas de moda e beleza. Consequentemente, começou a falar-se em marketing de influência focando-se este, essencialmente, em estratégias para persuadir os consumidores, através da partilha de conteúdos pelos influenciadores, que têm uma grande capacidade para atribuir valor adicional aos produtos. Os blogs tornam-se, assim, um meio relevante para as marcas, na medida em que lhes é possível transmitir informações verdadeiras acerca dos produtos, através de indivíduos - os bloggers - capazes de influenciar e alterar hábitos de consumo. O presente estudo tem como objetivo principal identificar a importância que o marketing de influência assume nos blogs de moda e beleza, isto é, perceber se os blogs influenciam o comportamento/atitudes do consumidor/seguidor e quais os fatores relacionados com esse impacto. De acordo com a literatura e com os resultados obtidos na investigação, concluiu-se que a atitude e opinião do consumidor face aos blogs e aos bloggers, não só é genericamente positiva, como também assume elevada importância na intenção e no comportamento de compra. Também as informações provenientes de outros consumidores (reviews) influenciam bastante na decisão de compra. Verificou-se, ainda, que a motivação para a procura de opinião está relacionada com a necessidade de afirmação de um estilo próprio e, por fim, que não existem diferenças significativas entre as faixas etárias em relação ao acesso e opiniões relativas aos blogs de moda e beleza.
