Browsing by Author "Oliveira, Tiago Cardoso"
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- O Turbo Compressor como elemento de redução de emissões de gases de escapePublication . Oliveira, Tiago Cardoso; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença; Fael, Paulo Manuel OliveiraDesde o desenvolvimento do primeiro motor de combustão interna até aos dias de hoje tem havido um forte interesse em reduzir os consumos de combustível. O consequente aumento do preço dos combustíveis leva a que os engenheiros tenham que se empenhar em reduzir os consumos de combustível dos motores dos automóveis e não só, em todos os transportes públicos acionados por motores de combustão interna, sejam Diesel ou gasolina. Neste estudo, vamos analisar dois motores de combustão interna: um motor aspirado (sem turbocompressor) e um motor sobrealimentado (com turbocompressor). Para a realização destes dois testes, usamos um banco de ensaios para o motor aspirado e um programa de simulação chamado Engine Analyser Pro v3.3 para o motor sobrealimentado, visto que não houve hipóteses de fazer este teste fisicamente devido a não existência do motor em questão num banco de ensaios. O estudo consiste na comparação dos consumos, potências e binários entre estes dois motores. Os resultados obtidos neste estudo vão mostrar que os motores sobrealimentados são mais económicos no consumo e mais eficientes, dado que é possível extrair mais potência, mais binário de um bloco sobrealimentado do que um que não é sobrealimentado. Num dos capítulos finais vamos fazer referência à questão das emissões dos gases, falando sobre as normas atuais e as previsões para o futuro. A emissão dos gases de escape é um tema atual e em constante mudança para melhorar a questão da poluição atmosférica que tem tido um impacto negativo na nossa natureza.
