Browsing by Author "Paxi, Mataia Tana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de Desempenho Docente em AngolaPublication . Paxi, Mataia Tana; Nunes, António João SantosA avaliação de desempenho docente possui implicações reais ao nível da atividade do professor, dos salários, da progressão na carreira e da formação profissional, pelo que florescem as investigações que analisam os sistemas de avaliação de desempenho em vários contextos educacionais. O presente estudo de natureza descritiva e analítica, contempla uma abordagem mista transversal, configurado sob a forma de um estudo de caso, tem como objetivo principal analisar a perceção dos professores da Universidade Agostinho Neto relativamente ao sistema de avaliação do desempenho do docente vigente. Participaram trinta (30) docentes universitários, com idades compreendidas entre os vinte e cinco (25) e os cinquenta e dois (52) anos, que responderam a um questionário com vinte e três (23) questões sendo 12 abertas e 11fechadas, relativamente à avaliação de desempenho docente, tendo as respostas sido analisadas qualitativa e quantitativamente. Os principais resultados mostraram que os docentes caraterizam a sua profissão como “ensino e formação de indivíduos”. Globalmente, apresentam uma perceção sobre o processo de avaliação de desempenho docente congruente com o estipulado nas normas legais, no que se refere à forma como esta se processa, periodicidade, instrumentos e metodologia, intervenientes e alvo de avaliação. Verifica-se, também, que as principais preocupações passam pelo facto de a avaliação não refletir a qualidade de ensino/aprendizagem e não haver conhecimento e/ou clarificação dos critérios a serem avaliados, não apresentando qualquer impacto na melhoria da carreira docente, nos salários e formação profissional, mas ao nível da promoção na carreira. Uma grande parte dos docentes referiu que o departamento não faz o acompanhamento das aulas e também não se mostra disponível para esclarecimento de dúvidas aos Docentes quando necessário em relação a avaliação realizada.