Browsing by Author "Pereira, Bruno Miguel Gabriel"
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- Avaliação do ciclo de vidaPublication . Pereira, Bruno Miguel Gabriel; Matias, João Carlos de OliveiraCom o acentuado aumento da poluição mundial, verificado nas últimas décadas, surgiu uma preocupação crescente em identificar as principais fontes causadoras da mesma, e, neste sentido, encontrar uma forma de minimizar o impacte ambiental provocado. Uma das principais fontes encontradas foi a utilização dos combustíveis fósseis, que constituem a principal fonte de energia dos automóveis na sua generalidade. Não apenas devido à poluição mas também por serem um recurso esgotável. Assim, surgiu a necessidade de procurar alternativas que contemplassem uma redução da dependência dos combustíveis fósseis para além da redução da poluição. Neste contexto, tem-se assistido ao aparecimento de inúmeras inovações com automóveis cada vez menos poluentes e fontes de energia alternativas como a electricidade. Este estudo tem como principal objectivo observar quais os automóveis que poderão ser alternativos aos convencionais, e, conhecer qual o impacte ambiental causado pelos mesmos. Para isso, foram considerados um automóvel diesel e um híbrido (diesel e eléctrico). Realizou-se um estudo observacional e descritivo com componente analítica. Foi utilizada a metodologia de avaliação de ciclo de vida dos diferentes automóveis para quantificar o desempenho ambiental de cada um. A avaliação de ciclo de vida realizada seguiu os padrões normalizados da norma NP EN ISO 14040:2008, incluindo as etapas de produção, fabrico de combustível e utilização do automóvel. Para tal, recorreu-se a um software, que, utilizando a metodologia de avaliação CML2001 permite quantificar o desempenho ambiental dos objectos em estudo em dez categorias. Após quantificados os impactes, observou-se que a fase de utilização, em ambos os automóveis, foi a fase que apresentou maiores contribuições para as categorias de impacte estudadas, e, consequentemente, a fase de produção de combustível apresentou-se como a segunda com maior contribuição. Apesar de na fase de produção o automóvel híbrido apresentar pior desempenho ambiental, esta é compensada durante a fase de uso. Assim o automóvel híbrido apresenta um melhor desempenho ambiental ao longo do seu ciclo vida quando comparado com o automóvel diesel.