Browsing by Author "Pereira, Vladi Sénio Ribeiro"
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- O uso das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: Um estudo com estudantes do Ensino Superior do ISCED-HuílaPublication . Pereira, Vladi Sénio Ribeiro; Canavilhas, João Manuel Messias; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO crescente uso que os estudantes fazem das redes sociais digitais em dispositivos móveis no mundo abre uma vasta possibilidade para a sua utilização em contexto escolar. O Facebook, devido às suas características, tem sido usado como plataforma de apoio ao processo de ensino-aprendizagem; contudo, o seu impacto no rendimento académico não é consensual. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto da utilização desta rede social no envolvimento e no rendimento académico dos estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), Angola. Pretende-se, também, contribuir para a validação de alguns instrumentos na área para a população angolana (Inventário de Envolvimento Académico dos Estudantes de Ensino Superior-USEI, Costa & Marôco, 2017; Questionário Sobre Uso do Facebook, Mazman & Usluel, 2010). Para o efeito, foi realizado um estudo preliminar com a participação de 108 estudantes e 5 professores da licenciatura em Ensino da Geografia do ISCED-Huíla. O estudo principal, de natureza quasi-experimental, envolveu 55 estudantes do 1º ano da licenciatura em Ensino da Geografia do ISCED-Huíla, repartidos em um grupo experimental (n=32) e um grupo de controlo (n=23). O grupo experimental (GE) teve acesso a um Grupo de Facebook criado para apoio na Unidade Curricular (UC) de Geografia Física Geral I, com acompanhamento do respetivo docente. Os resultados do estudo preliminar revelaram, no geral, boas propriedades psicométricas nos instrumentos utilizados. Estudantes e professores mostraram-se recetivos à utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem, mas apresentaram algumas preocupações relacionadas com maior distração, fraca qualidade da internet e limitações na avaliação. Os resultados do estudo principal revelaram que tanto o rendimento na UC como o envolvimento académico do GE foram superiores aos do grupo de controlo. Adicionalmente, dentro do GE, os estudantes com níveis superiores de envolvimento no Grupo do Facebook apresentaram melhor rendimento académico na UC. Conclui-se que o uso das ferramentas do Facebook para apoio ao processo de ensino-aprendizagem teve um efeito positivo no rendimento e envolvimento académico dos estudantes, sendo um recurso importante no contexto angolano, nomeadamente pela maior acessibilidade que proporciona comparativamente com outras tecnologias.