Browsing by Author "Pinto, Anabela d'Oliveira Nunes dos Santos"
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- Factores de marketing na escolha de um consultório de medicina dentáriaPublication . Pinto, Anabela d'Oliveira Nunes dos Santos; Raposo, Mário Lino BarataDesde há já algum tempo que as organizações da área da saúde vêm reconhecendo o papel e o valor do marketing, como um meio eficaz para identificar necessidades e desejos dos públicos alvo desenvolvendo ofertas de valor com benefícios mútuos para a organização e seus clientes/pacientes. Todavia, pouco tem sido feito sobre o estudo das variáveis de marketing a considerar para melhorar a orientação para o cliente dos consultórios de medicina dentária. Hoje em dia com exigências cada vez maiores daqueles que procuram os serviços de medicina dentária, torna-se necessário e fundamental desenvolverem-se novas competências em marketing, para se vencer neste mercado. Na medicina dentária, como em todas as outras áreas da saúde, deixaram de existir pacientes passivos, para agora passar a haver clientes cada vez mais exigentes. Assim, é objectivo desta investigação estudar os factores de marketing na escolha de um consultório de medicina dentária, na expectativa de esclarecer quais as variáveis valorizadas pelos clientes e identificar diferentes grupos com comportamentos semelhantes face às variáveis identificadas. o estudo em questão foi levado a cabo em diferentes consultórios dentários pertencentes ao mesmo médico, tendo seleccionado uma amostra de 200 pacientes que aceitaram responder ao inquérito desenvolvido a partir da revisão da literatura. Após a submissão dos dados a tratamento estatístico de análise multivariada, no caso uma análise factorial, foram identificados sete diferentes factores explicativos da escolha de um consultório de medicina dentária. Esses factores explicativos são: Práticas de Serviço; Organização; Serviço ampliado; Aparência física; Meio envolvente; Preço/Tempo de espera; Redes/boca a boca. Após este processo os dados dos factores identificados foram submetidos a um novo tratamento estatístico, uma análise de cluster, onde foi possível comprovar estatisticamente a significância da existência de quatro diferentes grupos de clientes que respondem diferenciadamente aos factores de escolha identificados. Os 4 grupos de clientes identificados foram: "Os indiferentes " (46%): para os quais nenhum factor de escolha sobressai; "Os conscientes" (17%): consideram importante as práticas de serviço, o "boca a boca" e ligeiramente menos importante a aparência física e o meio envolvente; " Os exigentes" (29%): para estes tudo é importante; "Os descontraídos" (8%): são uma pequena percentagem, para quem os serviços ampliados são o factor mais importante. A relevância da investigação assenta no facto dos grupos identificados com características homogéneas poderem ser entendidos como distintos segmentos de mercado, providenciando desse modo, importantes indicações para o desenvolvimento de estratégias de marketing para melhor servir os grupos de clientes identificados, contribuindo para o sucesso dos consultórios de medicina dentária. As limitações deste estudo estão relacionadas com o facto do mesmo ter sido desenvolvido numa única empresa de saúde dentária, pelo facto da amostra de pacientes ser bastante reduzida. Pesquisas futuras deverão ter em conta estes aspectos e serem desenvolvidas em diferentes momentos de tempo.