Browsing by Author "Ranito, Renato Filipe Freches"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio: Normas Gráficas e EditoriaisPublication . Ranito, Renato Filipe Freches; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório descreve a experiência vivida e obtida ao longo dos quatro meses em que foi realizado o estágio curricular na unidade de investigação LabCom – Comunicação e Artes, integrada na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. O estágio teve como objetivo não só adquirir novos conhecimentos e metodologias num ambiente profissional e com rotinas de trabalho bem definidas, mas também aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos obtidos durante a formação académica prévia, de modo a desenvolver projetos que, se possível, pudessem vir a ser aplicados e implementados em contexto real. A interação com pessoas mais experientes, nomeadamente com as designers Sara Constante (coordenadora do estágio no local) e Cristina Lopes, acabou por contribuir positivamente não só para a evolução pessoal do estagiário, mas também para a aquisição de uma visão mais objetiva do mundo do design. Apesar de, no seu conjunto, o estágio ter envolvido a realização de um conjunto de tarefas distintas e, devido a múltiplas circunstâncias, de caráter algo disperso, o principal projeto a que o estagiário se dedicou esteve relacionado com a aprendizagem e aplicação de normas gráficas editoriais envolvidas no processo de edição e paginação de um livro, tendo como referência geral o contexto da prolífica Editora On-line Livros LabCom. Este projeto tratou-se, no entanto, de um exercício criativo independente das normas previamente definidas sob a orientação do Prof. Doutor Francisco Paiva, que têm vindo a ser aplicadas nas coleções que constituem o acervo da Editora e que foram uma fonte de aprendizagem. O exercício teve como objetivo levar ao concreto os conceitos pesquisados. Este relatório procura dar conta da experiência em que o estágio consistiu no seu todo, configurando-se igualmente como uma oportunidade para, por um lado, à distância e com maior perspetiva, refletir sobre a mesma e, por outro, consolidar os conhecimentos adquiridos sobre Design Gráfico e Editorial, aprofundando importantes conceitos desenvolvidos por autores de referência.