Browsing by Author "Rochinha, Susana Cristina Almeida"
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- Estudo Das TendênciasPublication . Rochinha, Susana Cristina Almeida; Pereira, Maria Madalena RochaO processo da previsão de tendências compreende uma atividade moderna na qual o estudo rigoroso das tendências é crucial, bem como a observação das dinâmicas que envolvem o consumidor, as marcas e as agências de previsão. No estado de descentralização e fragmentação atual na qual se encontram a maioria dos conglomerados sociais globais, é um desafio entender se as tendências neles contidas e em constante movimento, traduzem o meio envolvente ou se na realidade são expressões fortuitas; não obstante, são fenómenos que não se podem ignorar, e a sua análise dá origem a atividades cada vez mais essenciais no contexto empresarial e criativo. Através dos relatórios de tendências, as empresas têm a oportunidade de adquirir informações relevantes e perspetivas sobre futuros cenários que as ajudam a fazer sentido das dinâmicas atuais dos consumidores. Dessa forma, esta investigação procura estudar o método da previsão de tendências e consequentemente realizar relatórios de tendências focados em setores especìficos. Para a elaboração do conteúdo dos relatórios, deve ser aplicada uma metodologia que, acima de tudo, permita analisar e identificar as tendências contidas nos determinados setores e/ou mercados. Sendo assim, a metodologia aplicada seguiu uma lógica flexìvel e multidisciplinar, de caráter qualitativo e fundamentada no entendimento dos mecanismos que formam, compõem e difundem as tendências nos contextos atuais. Enquanto apoio para as premissas metodológicas, recorreu se à elaboração de entrevistas estruturadas, direcionadas a profissionais de tendências; uma vez que a pesquisa é de ìndole qualitativa considerou se muito importante a aplicação deste formato primário para a reunião de dados significativos relativamente à concepção de um relatório de tendências. Concluìdo o procedimento empirìco, os resultados que se destacam indicam evidências de que as tendências são formadas e sofrem mudanças por ação de fatores externos a elas, não obstante às suas mutações endógenas. É também verificado que o atual ecossistema das tendências enfatiza a influência de diferentes agentes no seu processo de difusão, independentemente do setor analisado. Aponta se, por fim a conclusão de que o consumidor é, e continuará a ser um dos elos centrais na manifestação, difusão e fim das tendências, assim como também consente, por sua vez, alterações nos seus comportamentos e atitudes em função das tendências. Esta última ideia reitera a importância do estudo das tendências e respetivas dinâmicas nos contextos empresariais, como estratégia fundamental às necessidades e desejos dos consumidores.