Browsing by Author "Rodrigues, Fabiana Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Perceção dos Professores de Educação Física sobre o desenvolvimento de Soft SkillsPublication . Rodrigues, Fabiana Almeida; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daO Estágio Pedagógico (EP) é uma Unidade Curricular (UC), de carácter obrigatório para o término do 2º Ciclo de Estudos de Ensino de Educação Física nos Ensino Básicos e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Posto isto, o presente relatório de estágio surge como parte integrante da UC e tem como objetivo refletir sobre todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, como professora estagiária de Educação Física (EF) na Escola Secundária Afonso de Albuquerque da Guarda (ESAAG). O estágio realizou-se na ESAAG, iniciando-se a 3 de setembro de 2022 e finalizando a 14 de junho de 2023. Durante este período tive a oportunidade de lecionar a disciplina de EF a uma turma de 7º ano e outra de 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Para além destas turmas do ensino regular, lecionei também o Módulo de Orientação a uma turma profissional do Curso Técnico de Desporto do 10º ano. De uma forma mais pontual, entre os meses de fevereiro e abril lecionei a duas turmas de 5º ano. Este relatório apresenta uma síntese das vivências e aprendizagens adquiridas durante a prática supervisionada, que se divide em dois capítulos. No primeiro capítulo, denominado "Intervenção Pedagógica", descreve-se pormenorizadamente todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, desde o planeamento até à avaliação das turmas do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário. No segundo capítulo é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido que teve como objetivo descrever a perceção dos professores de EF relativamente à importância do desenvolvimento das Soft Skills em contexto de aula. Na globalidade os resultados obtidos demonstram que os professores de EF valorizam as Soft Skills, não se verificando diferenças significativas (p<0.05) na perceção de acordo com o género, tempo de serviço ou ciclo de ensino no qual o docente leciona.