Browsing by Author "Romano, Ana Catarina Mendes"
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- Aprendizagem pelos pares: um contributo para a sua aplicação no ensino secundárioPublication . Romano, Ana Catarina Mendes; Beites, Patrícia DamasAs aulas ditas tradicionais, essencialmente expositivas, caracterizam-se pela centralidade do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, em geral, os alunos têm uma atitude passiva e o professor, essencialmente, pratica a transferência de conhecimento. Estudos, de várias áreas que não só da Educação Matemática e da Didática da Matemática, apontam para as vantagens na mudança do paradigma do referido tipo de aulas. Concretamente, apela-se à centralidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem e à sua aprendizagem ativa. A Aprendizagem pelos Pares, designada originalmente por Peer Instruction nos trabalhos do Físico Eric Mazur, surge no contexto dessa mudança e ainda pela observação de falhas na aprendizagem conceptual dos alunos. O referido método de ensino-aprendizagem é centrado no aluno e pretende, por um lado, a substituição da transferência do conhecimento pela assimilação do mesmo e, por outro lado, a aprendizagem conceptual. Nas palavras de Mazur, "Ensinar é apenas ajudar a aprender" e o desafio é o de encontrar novas maneiras de chegar aos alunos. Do referido método de ensino-aprendizagem fazem parte: o estudo prévio dos conteúdos pelos alunos; a proposta de questões conceptuais pelo professor; as votações dos alunos nestas; a discussão entre pares, neste caso, alunos. No mesmo foram adotados os princípios da Aprendizagem Cooperativa, com base na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky, a qual realça a importância das atividades sociais, nomeadamente da discussão entre alunos sobre o que se está a realizar, para a promoção da aprendizagem. No âmbito deste trabalho, foi efetuado um estudo norteado pelas seguintes questões de investigação: 1 - Quais os erros decorrentes das principais dificuldades dos alunos no Tema II - Introdução ao Cálculo Diferencial II do 12.º ano?; 2 - Com base nos mesmos, que questões conceptuais podem ser construídas para aplicação da Aprendizagem pelos Pares nesse tema?; 3 – Que adaptações podem e/ou devem ser feitas à Aprendizagem pelos Pares na sua aplicação ao nível do Ensino Secundário?. No estudo utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, com recurso a um questionário dirigido a professores de Matemática e a testes de avaliação de alunos como instrumentos de recolha de dados. Procurámos, em primeiro lugar, conhecer o método Aprendizagem pelos Pares e eventuais adaptações que podem ser feitas no Ensino Secundário. Em segundo lugar, procurámos identificar e compreender as dificuldades e os erros que experimentam os alunos do 12.º ano no Tema II - Introdução ao Cálculo Diferencial II. Em terceiro lugar, também com o apoio da revisão de literatura feita, construímos questões conceptuais, criando recursos didáticos, para o tópico Regras Operatórias de Logaritmos selecionado do tema mencionado. Por último, apresentamos uma planificação, para o tópico referido mas não implementada, de uma aula com o método de Aprendizagem pelos Pares. Para sustentar a mesma, para além das fundamentais questões conceptuais, apresentámos, descrevemos e analisámos um manual de 12.º ano. Elaborámos ainda um trabalho de casa associado ao estudo prévio do tópico pelos alunos. No futuro, com a reflexão após a implementação, haverá certamente aspetos (tarefas propostas, materiais utilizados, comunicação) da prática letiva do professor a melhorar.