Browsing by Author "Santos, Ana Isabel Paiva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensino-aprendizagem de competências para comunicação de más notícias na formação pré-graduada em medicinaPublication . Santos, Ana Isabel Paiva; Vitória, Paulo dos Santos DuarteA comunicação de más notícias é muito importante para os doentes, os seus familiares e os médicos envolvidos. Esta tarefa é avaliada pelos estudantes de medicina e pelos médicos como das mais exigentes na área da comunicação clínica, merecendo uma atenção crescente na investigação sobre educação médica e sobre efetividade e qualidade dos serviços clínicos. O objetivo deste trabalho é analisar de forma sistemática a literatura publicada sobre os métodos de ensino de competências para comunicar más notícias na formação prégraduada em medicina. A pesquisa incidiu nas bases de dados SciELO e PubMed, utilizando os termos de pesquisa “medical education”, “breaking bad news” e “teaching methods”. Foram selecionados os artigos que avaliavam os métodos pedagógicos adotados no ensino da comunicação de más notícias. Em cada artigo, deu-se principal relevância às intervenções pedagógicas efetuadas, às avaliações da sua efetividade às suas principais conclusões. Dos 132 artigos selecionados inicialmente foram analisados 25 (excluíram-se os que não abordavam o ensino da comunicação das más notícias na formação pré-graduada ou os métodos pedagógicos adotados). Destes, 21 apresentaram intervenções que promoveram a aprendizagem ativa e 4 privilegiaram intervenções de aprendizagem mais passiva. No que diz respeito aos métodos de ensino utilizados na formação pré-graduada, o mais relevante parece ser a conjugação entre estratégias de aprendizagem ativa e de aprendizagem passiva, isto é, a combinação entre intervenções teóricas e expositivas e intervenções práticas e ativas. Este trabalho permite concluir que a importância deste tema tem aumentado nos últimos anos e que é muito pertinente o seu ensino na formação pré-graduada em Medicina. Os métodos que promovem a aprendizagem ativa são os mais usados no ensino da comunicação de más notícias. Todas as intervenções incluídas nesta dissertação referem resultados positivos; contudo, são necessários mais estudos para definir os métodos e as condições mais adequadas para promover uma aprendizagem mais efetiva da comunicação de más notícias.
