Browsing by Author "Santos, Anne de Almeida"
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- Impacto do lançamento em drops na indústria da moda: O caso da Loja Três no BrasilPublication . Santos, Anne de Almeida; Moura, Catarina Isabel Grácio deNos últimos anos, a indústria da moda enfrentou muitos desafios e transformações, bem como inúmeras críticas acerca do seu impacto a nível socioambiental no planeta. A ascensão da web 2.0 também representou grandes mudanças no que diz respeito ao consumo no setor da moda, principalmente desempenhando um papel catalisador na aceleração do ciclo de tendências e impulsionando o hiperconsumo. Em meio a esse cenário, crescem entre as marcas de moda discussões acerca da função do calendário tradicional de lançamentos e sua viabilidade no futuro. Muitas empresas se voltaram para o sistema de lançamento em drops e para a diminuição das suas coleções como uma solução para otimizar o ritmo e volume de produção. A redução da dimensão das coleções também surge como tópico de discussão dentro do movimento slow fashion, em um esforço de reconstruir a indústria da moda a partir de uma ótica sustentável. Através da revisão bibliográfica e do estudo de caso da marca brasileira Loja Três, esta pesquisa tem como objetivo central entender como marcas de moda conseguem utilizar a estratégia de drops e quais são seus efeitos. No final da dissertação, conclui-se que o modelo de pequenos lançamentos, quando implementados em um contexto que preserva práticas produtivas éticas, oferece uma série de benefícios para as marcas de moda, podendo se tornar uma vantagem competitiva para empresas menores.