Browsing by Author "Santos, Matilde Almeida"
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- Rotinas da Criança e Problemas Socioemocionais e de Comportamento em Idade Pré-Escolar: Perceção Materna e PaternaPublication . Santos, Matilde Almeida; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Major, Sofia de OliveiraDurante a idade pré-escolar, as rotinas exercem um papel fundamental na vida diária das crianças. O surgimento de problemas socioemocionais e comportamentais nesta faixa etária é comum, apesar da dificuldade existente na sua identificação, tendo em conta as características das crianças desta idade. Tem sido fundamentada a importância de recorrer a diversos informadores de forma a obter várias perspetivas acerca do funcionamento de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente mães e pais. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar as perceções materna e paterna acerca das rotinas e dos problemas socioemocionais e de comportamento de crianças em idade préescolar, para além de analisar a relação entre estas duas variáveis. A amostra é constituída por 126 participantes, 63 mães e 63 pais de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 4.30; DP = 1.03), que preencheram, separadamente, as versões portuguesas do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P), instrumento que avalia as rotinas em contexto familiar de crianças e do Strenghts and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por), que avalia o ajustamento psicológico de crianças e jovens. Os resultados revelam que existe um acordo entre mães e pais que varia entre fraco e forte (r = .36-.62) relativamente à frequência das diversas dimensões das rotinas de crianças em idade préescolar. Indicam ainda que as mães, quando comparadas com os pais, avaliaram as crianças com uma maior frequência de rotinas associadas à Vida Diária. Para os problemas socioemocionais e de comportamento, os resultados apontam para um grau de acordo mãe-pai que oscila entre fraco e forte (r = .34-.65). Não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre os informadores no que concerne os problemas socioemocionais e comportamentais. A análise do acordo mãe-pai ao nível dos itens do CRQ:P e do SDQ-Por indicou um grau de acordo mais elevado para itens referentes a rotinas relacionadas com educação e atenção positiva e para comportamentos relacionados com sintomas emocionais. As correlações entre as rotinas e os problemas socioemocionais e de comportamento apontam (preenchimento pelas mães) para uma associação positiva entre a Disciplina (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção (SDQ-Por); e para uma associação negativa entre a Vida Diária (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção, Sintomas Emocionais e Total de Dificuldades (SDQPor), quando o informador é o pai. Verificou-se ainda, para os pais, uma associação negativa entre a Educação/Atenção Positiva (CRQ:P) os Sintomas Emocionais (SDQPor) e entre o Total de Rotinas (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção (SDQPor). Por fim, são discutidos os resultados de acordo com a literatura e apontadas as contribuições, implicações e limitações do estudo.
