Browsing by Author "Santos, Tiago Alberto Figueiredo"
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- Modelo de Escoras e Tirantes para Betão EstruturalPublication . Santos, Tiago Alberto Figueiredo; Fonseca, João António Saraiva Pires daA elaboração deste trabalho reflete a capacidade resistente de um nó CCT (compressão; compressão; tração) de um modelo de escoras e tirantes de uma estrutura de betão armado incluindo a ancoragem das armaduras e resistência do betão nessa zona onde ocorre a transmissão de esforços entre as escoras e o tirante. A ancoragem dos varões pode processar-se de formas diferentes, dependendo do comprimento de ancoragem disponível dentro do nó, como também da forma como esta é elaborada. Os diferentes tipos de ancoragem são abordados com base na norma europeia para as estruturas de betão armado, o Eurocódigo 2, tendo surgido a questão de qual dos tipos de ancoragem é mais eficaz. O tipo de nó estudado é comum nas estruturas correntes da construção civil, muito frequente em vigas ou vigas-parede, apoiadas nos seus cantos inferiores extremos. Para efeitos de estudo, a modelação foi efetuada com base no modelo de escoras e tirantes, retratando de forma simplificada e coerente parte da estrutura, incidindo a focagem no nó CCT junto de um apoio extremo. Foi considerado este nó, como zona final de ancoragem do tirante, onde não existe espaço para além do bordo, para que se possa efetuar prolongamento da ancoragem dos varões. A transmissão e equilíbrio das forças, entre as escoras de betão à compressão e os tirantes de aço à tração, têm de ocorrer necessariamente dentro dos limites geométricos do nó. Neste contexto, foi idealizado um ângulo de 45º entre a escora e o tirante, onde os esforços envolvidos no modelo sejam os mais favoráveis aos objetivos de estudo. Os procedimentos de ensaio experimental assim como a escolha de materiais, foram concebidos de forma a que se evitassem excentricidades e esforços inesperados. A elaboração do ensaio laboratorial incluiu a experimentação de 4 diferentes tipos de ancoragem, avaliando-os e comparando-os quanto à sua capacidade resistente. A realização do ensaio planeado, atingiu os objetivos pretendidos. Foi verificada uma rotura do betão no nó com ancoragem reta dos varões, certificando que dos tipos de ancoragem utilizados, esta é a que requer mais atenção. A ancoragem reta com varão transversal soldado, a ancoragem em laço e a ancoragem em cotovelo oferecem maior eficácia que a ancoragem simplesmente reta.
