Browsing by Author "Silva, Rita Maria Marques"
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- Alta-Costura e as Aproximações da Moda com a ArtePublication . Silva, Rita Maria Marques; Lucas, José MendesO reconhecimento relativamente recente da moda como um campo de estudo por parte de instituições de ensino, universidades e pelo próprio mercado de consumo, criou a necessidade de estudos mais aprofundados sobre esta área. Desta forma, a moda ganhou um papel de destaque como objeto de pesquisa, estando assim aberta a novas experiências, carecendo, no entanto, de estudos académicos. É sobre este contexto que nasceu a temática retratada nesta dissertação, onde são procuradas, analisadas e discutidas as aproximações e interdisciplinaridades entre duas áreas distintas: a moda e a arte. Durante várias décadas, o debate da questão de a moda poder ser considerada uma forma de arte foi explorada por diversos autores e estudiosos de várias áreas, apontando sempre para a existência de uma dissolução entre as duas disciplinas, pontuado através de um momento bem definido na história: a revolução industrial. Este episódio histórico trouxe consigo a possibilidade da reprodução técnica, onde o único e o original se dissiparam, dando origem à produção em massa e ao consequente nascimento do design. Assim, se o design se distancia da arte através das suas regras e metodologias, é bastante lógico, seguindo essa mesma linha de pensamento, concluir-se que o design de moda também se distancia do universo das artes pelos mesmos motivos. No entanto, não se pode cair no erro de englobar nesta área, todas as ramificações pertencentes ao universo da moda, como é o caso da Alta-costura que reúne em si regras e processos muito próprios. Desta forma, o objetivo de estudo desta dissertação é analisar se de facto existe uma interdisciplinaridade entre a moda e a arte, procurando de que formas estas se aproximam e distanciam, usando a Alta-costura como a principal ferramenta de comparação entre as duas áreas. Devido à grande problemática da reprodução técnica como um dos principais fatores para a dissolução de proximidade entre as duas áreas, tornou-se necessário a aproximação entre a arte e a moda, através da aplicação formal e teórica do conceito de aura, postulado pelo filósofo Walter Benjamin para a obra de arte, uma característica que se perde através da reprodutividade técnica. Ao circunscrever o conceito de aura na moda, através da Alta-costura, irão ser revelados traços semelhantes à luz deste conceito, entre o objeto de arte e o objeto criado no âmbito da moda. No entanto, se Benjamin aponta para a fotografia como a forma rudimentar de reprodutividade técnica e para a consequente perda de aura, torna-se necessário verificar de que forma a mesma abalou o carácter aurático presente na Alta-costura. Ao invés do esperado, esta revelou como uma das maiores aliadas da Alta-costura, uma vez que o valor de exposição conferido através da produção de imagem não só lhe garantiu mais poder como difusora de tendências, mas também manteve inalterado o seu carácter aurático, que lhe é conferido através da tradição, raridade, unicidade e autenticidade.