Browsing by Author "Silva, Sara Raquel Vicente"
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- Empreendedorismo e Formação ProfissionalPublication . Silva, Sara Raquel Vicente; Madeira, Maria José AguilarNos últimos tempos, em Portugal, o empreendedorismo apresenta-se cada vez mais como uma das possíveis vias de acesso ao mercado de trabalho, podendo mesmo constituir uma opção alternativa de inserção profissional, para a população em geral. A salvação passa a ser a empregabilidade, sendo a educação para o empreendedorismo apontada como uma das áreas chave para fazer com que todos descubram potencialidades inovadoras e criativas despertando a intenção empreendedora. A investigação baseia-se num estudo de caso, essencialmente descritivo e analítico que se centrou em explorar o tema “Intenção Empreendedora dos Formandos no Modatex”. A presente dissertação procura através da revisão de literatura, fazer uma explanação sobre o tema empreendedorismo, o perfil do empreendedor, intenção empreendedora, a educação para o empreendedorismo, bem como os fatores comportamentais dos empreendedores e o empreendedorismo no contexto da formação profissional em Portugal. Com base na fundamentação teórica, formulou-se as hipóteses a serem testadas, no estudo empírico. A análise estatística foi efetuada com o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0 para Windows e Microsoft Office Excel 2010 para Windows. Os resultados obtidos mostram que os formandos que consideram ter uma maior capacidade de liderança e de comunicação manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados também evidenciam que os formandos que apresentam uma maior auto-eficácia são também os que manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados disponíveis permitem ainda concluir que os formandos revelam alguma intenção empreendedora, pelo que se revela urgente, pela dimensão social e económica de se estimular e desenvolver nos formandos comportamentos empreendedores. Os resultados obtidos permitem evidenciar a necessidade de promover a educação para o empreendedorismo através do sistema de ensino profissional. As atuações a levar a cabo pelo sistema de ensino profissional deverão ser impulsionadas pelo Ministério da Educação e da Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e, ainda, por outros agentes públicos e privados, responsáveis pelo fomento do empreendedorismo.