Browsing by Author "Vaz, Hugo Manuel Almeida"
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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Vaz, Hugo Manuel Almeida; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 - Estágio Pedagógico O culminar do segundo ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário entende a realização de um estágio pedagógico. Este capítulo compreende uma meditação acerca do trabalho desenvolvido no estágio pedagógico referente ao ano letivo de 2013/2014 na Escola Carolina Beatriz Ângelo, contando com o Professor Nuno Lemos como professor orientador. Os objetivos do estágio compreenderam o meu desenvolvimento e evolução no desempenho de novas competências enquanto professor de educação física, em contexto real e através do meu total envolvimento em todas as vertentes e funções que a docência envolve, incluindo a integração e criação de ligações com a generalidade da comunidade escolar. Todo este processo de estágio, em todas as suas componentes (lecionação, treinos e competições do desporto escolar, direção de turma, etc.) foi de grande importância e permitiu que crescesse enquanto profissional e enquanto pessoa, pois ao adquirir conhecimentos e experiência em contexto real de docência, sinto-me mais preparado para fazer parte do mercado de trabalho e desempenhar a função de docente de forma competente e eficaz, cumprindo com os pressupostos éticos e deontológicos afetos e continuar a evoluir enquanto profissional e Ser Humano. Foi também bastante desafiante e compensador estar envolvido diretamente no processo ensino/aprendizagem dos alunos e analisar o progresso das capacidades dos mesmos. Capítulo 2 - Comparação dos níveis de aptidão física e índice de massa corporal em alunos do 2º e 3º ciclo de ensino consoante a área de residência urbana e rural da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo do Distrito da Guarda O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.
