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- Mobbing nos enfermeiros em ambiente hospitalarPublication . Pinto, Andrea Silva Santos; Nunes, António João SantosO mobbing constitui um importante fator de risco psicossocial nas organizações de saúde, podendo representar um grave problema para a gestão das organizações. A elaboração deste estudo sustenta-se na elevada importância do fenómeno e na escassez de estudos realizados em Portugal, na área de enfermagem. Esta investigação tem como objetivo geral avaliar a existência de condutas de mobbing nos enfermeiros e identificar as variáveis preditoras do mobbing nos enfermeiros do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB, EPE). No sentido de dar resposta ao propósito da investigação recorreu-se a uma investigação de natureza quantitativa, de carácter descritivo correlacional e de natureza transversal. A amostra foi não probabilística acidental, constituída por 218 enfermeiros que exercem funções no CHCB. Utilizou-se um questionário com uma escala validada para a população portuguesa em 2012, por Ana Lúcia João, a Escala de Avaliação de Condutas de Mobbing (EACM). Dos resultados obtidos, verificou-se que 92,2% dos enfermeiros inquiridos experimentaram pelo menos uma conduta de mobbing, sendo que em média os enfermeiros sofrem 12 condutas de mobbing, com um efeito quase nulo e uma intensidade fraca. Os métodos mais utilizados pelo agressor fazem parte das dimensões Bloqueio à Comunicação e ao Progresso, Difamação Pessoal e Sobrecarga e Desprestígio Laboral da vítima. Como principais conclusões verificou-se que a idade e as faltas frequentes estão relacionadas de forma significativa com o número de condutas de mobbing; as habilitações académicas estão relacionadas de forma significativa com o índice global de mobbing. Em relação às circunstâncias não profissionais que afetam a vida profissional, estas estão relacionadas de forma significativa com o número de condutas e o índice global de mobbing. Enquanto que o facto dos superiores valorizarem o desempenho e a satisfação profissional estão relacionadas de forma significativa com a presença de mobbing. Conclui-se ainda que as variáveis preditoras do mobbing são a satisfação profissional e os superiores valorizam o desempenho. Pelo que se pode afirmar que quanto maior a satisfação profissional e quanto mais os superiores valorizam o desempenho menor a presença de mobbing.
- Imagens utópicas: da cidade à arquitecturaPublication . Martins, Pedro Samuel Farinha; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoA Utopia é uma idealização de uma sociedade perfeita, como tal esta pode ser uma ferramenta mental que o arquitecto deve utilizar nas suas concepções arquitectónicas, um exercício tanto de brainstorm como de avaliação das concequências das suas criações cobre o espaço e a sociedade. Na criação utópica interessa-nos o impossível, o que teria sido se não houvesse limites, desta forma podemos levar as construções ao limite e ver a reacção da sociedade e da envolvente. Aqui analisaremos as questões que a utopia nos apresenta ao retirarmos os limites naturais nas construções, permitindo a materialização mental de inúmeros mundos imaginários. No entanto, não só a arquitectura faz uso desta ferramenta, outras disciplinas transportam ideias e conceitos através da utopia, criando experiências únicas e favorecendo o producto final. Da mesma forma que a arquitectura pode ser inspirada pela utopía, esta pode também ser moldada por criações de outras disciplinas , criando um ciclo simbiótico entre inspirador e inspirado. A utopia torna-se numa ferramenta ao dispor do arquitecto, que acompanhada pelo desenho e a representação permite materializar ideias que de outra forma nunca seriam partilhadas e discutidas. Esta ferramenta está presente para o arquitecto poder ultrapassar desafios e obstáculos toldados pela normalidade e pelo preconceito, oferecendo-lhe uma maior flexibilidade mental. Este evitar da estagnação permite a criação de locais verdadeiramente únicos e criativos, evitando cidades e sociedades paradas no tempo, que acabam por morrer devido à falta de modernização. A criação utópica torna-se num jogo de acção-reacção, em que o arquitecto tenta prever a transformação da sociedade com a introdução conceitos e ideias estranhos aos ecosistemas a que estamos habituados.
- Estudo da toxicidade da trazodona e do hipericão em células hepáticas e intestinais : experiência profissionalizante na vertente de farmácia comunitária e investigaçãoPublication . Norte, Joana Braga; Martinho, Ana Isabel de Jesus; Gallardo Alba, Maria EugéniaA presente dissertação divide-se em dois capítulos que pretendem descrever a experiência e funções desempenhadas durante o estágio na Farmácia São Cosme (Covilhã) bem como o trabalho de investigação desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (Covilhã). No primeiro capítulo encontra-se descrito as tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular em farmácia comunitária entre os dias 30 de Junho e 31 de Outubro de 2014 na Farmácia São Cosme. Este estágio foi desenvolvido sob a orientação do Dr. Carlos Tavares e de toda a equipa da farmácia e serviu para me dar a conhecer as atividades desenvolvidas neste contexto. Neste relatório pretende-se descrever todo o funcionamento de uma farmácia comunitária bem como as tarefas e responsabilidades associadas ao farmacêutico. No segundo capítulo deste relatório está descrito o trabalho de investigação desenvolvido. Este trabalho pretendeu avaliar a toxicidade in vitro promovida pela trazodona e/ou Hypericum perforatum em células Caco-2 e Hep G2 através de ensaios de MTT. A trazodona, um derivado da triazolopiridina, é um antidepressivo atípico que partilha muitas das propriedades dos antidepressivos tricíclicos e dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Normalmente o seu uso está descrito para o tratamento da depressão e outras desordens depressivas bem como para o tratamento de outras patologias como a insónia e a ansiedade. O Hypericum perforatum, também conhecido como erva de São João ou hipericão, é uma das plantas medicinais mais usadas e mais bem estudadas devido às suas numerosas propriedades farmacológicas. É normalmente usado no tratamento de depressões e numerosos estudos têm mostrado que pode interagir com diversas plantas e fármacos. Neste trabalho foram utilizadas duas linhas celulares, Caco-2 e Hep G2, as quais foram incubadas com diferentes concentrações de fármaco e/ou extrato de hipericão durante 12, 24, 48 e 72 h. Neste estudo foram testadas diversas concentrações, 0, 1, 10, 100 e 400 μM para a trazodona e de para o extrato de hipericão e 0, 1 e 10 μM para a combinação extrato e fármaco. No final dos períodos de tempo pré-definidos, realizaram-se ensaios de MTT para determinar a viabilidade celular. De modo geral, dos resultados obtidos observou-se que em ambas as linhas celulares, Caco-2 e Hep G2, a toxicidade da trazodona é dependente do tempo e da concentração. No que diz respeito ao efeito do extrato de hipericão, os resultados mostraram que este extrato é citotóxico para as células Caco-2 a 1 μM mas não a 10 μM. Por outro lado, nas células Hep G2, uma concentração de 10 μM de H. perforatum promoveu uma diminuição drástica na viabilidade celular, enquanto uma concentração de 1 μM não comprometeu a viabilidade em qualquer um dos tempos estudados. Do mesmo modo, quando as células Caco-2 foram incubadas com o extrato e o fármaco observou-se uma toxicidade similar à do extrato de hipericão sozinho. No entanto, nas células HepG2 a incubação com 1 μM de ambos os compostos promoveu uma diminuição drástica da viabilidade celular em comparação com qualquer dos compostos sozinhos sugerindo uma interação entre os mesmos. Tendo em conta os resultados obtidos, este estudo sugere a possibilidade de ocorrência de uma interação in vitro entre a trazodona e o extrato de hipericãopelo que é importante alertar a população geral e aos profissionais de saude sobre os perigos decorrentes o do consumo concomitante de extratos de Hypericum perforatum com fármacos antidepressivos, nomeadamente com atrazodona. È importante destacar que este é o primeiro estudo que avalia quer a nivel da absorção quer a nivel do metabolismo as interações in vitro entre o Hypericum perforatum e a trazodona.
- Design of Communication and Control for Swarms of Aquatic Surface DronesPublication . Christensen, Anders Lyhne; Oliveira, Sancho; Postolache, Octavian; Oliveira, Maria João de; Sargento, Susana; Santana, Pedro; Nunes, Luis; Velez, Fernando J.; Sebastião, Pedro; Costa, Vasco; Duarte, Miguel; Gomes, Jorge; Rodrigues, Tiago; Silva, FernandoThe availability of relatively capable and inexpensive hardware components has made it feasible to consider large-scale systems of autonomous aquatic drones for maritime tasks. In this paper, we present the CORATAM and HANCAD projects, which focus on the fundamental challenges related to communication and control in swarms of aquatic drones. We argue for: (i) the adoption of a heterogeneous approach to communication in which a small subset of the drones have long-range communication capabilities while the majority carry only short-range communication hardware, and (ii) the use of decentralized control to facilitate inherent robustness and scalability. A heterogeneous communication system and decentralized control allow for the average drone to be kept relatively simple and therefore inexpensive. To assess the proposed methodology, we are currently building 25 prototype drones from off-the-shelf components. We present the current hardware designs and discuss the results of simulation-based experiments involving swarms of up to 1,000 aquatic drones that successfully patrolled a 20 km-long strip for 24 hours.
- Pressure Based Comparison of Different Gas Turbine Ground Vortex FlowsPublication . Barata, Jorge M M; Manquinho, Pedro; Silva, AndréThe present paper has the previous work of Barata et al in mind and has the purpose of analyzing the behavior of ground vortex flows through several values of height of the engine axis above the ground, diameter of engine intake and inlet airflow velocity using pressure on the ground and in a 3D scale for that.
- The First Aerial Raid From Portugal to MacauPublication . Neves, Fernando M. S. P.; Barata, Jorge M M; Silva, AndréIn 1920, Brito Pais and Sarmento de Beires tried an unsuccessful flight attempt from Amadora, Lisbon to Madeira Island aboard the airplane Breguet XIV A2, named "Cavaleiro Negro". Despite the scarce means of navigation they reach Madeira, which failed to land due to dense fog. On the way back after 8 hours of flight time, they alight at the Atlantic Ocean for lack of fuel and were rescued at about 500 km from Lisbon. In 1922, Gago Coutinho and Sacadura Cabral conducted the First Aerial Cross of the South Atlantic, flying from Lisbon to Rio de Janeiro. The Portuguese Aeronautics rejoiced auspicious days that time, with its aviation pioneers trying consecutively to reach more distant places along intercontinental flights. In 1923 Gago Coutinho and Sacadura Cabral were contemplating to perform an Around the World Flight. However, Sacadura died in 1924, while piloting an airplane acquired for the circumnavigation voyage. Also in 1924 the pilots Brito Pais and Sarmento de Beires idealized the conducting of a trip to Macau as an aspiration for a future Portuguese Around the World Flight attempt. On 7 April 1924, those pilots departed from Vila Nova de Milfontes in a Breguet XVI Bn2 airplane, beginning a trip to Macau. On 7 May an engine failure forced them to crash in India. On 30 May they managed to continue the Voyage in a De Havilland DH9 aircraft before being forced to end their attempt in 20 June in flying over Macau. A typhoon hindered their efforts to land and the airplane was crash landed in Chinese Territory about 800 meters from the Hong Kong Border. On 25 June 1924, they were shuttled back to Macau by boat. Brito Pais, Sarmento de Beires and Manuel Gouveia returned to Portugal, via North America, visiting several Portugueses nuclei at China, Japan, United States and England. They went to Portugal on 9 September, after having flown a total of 16760 kilometers in 117: 41h facing often extremely adverse atmospheric conditions, sandstorms and inaccurate navigation maps.
- Modelling of Drop Deformation and BreakupPublication . Rodrigues, Christian; Barata, Jorge M M; Silva, AndréThe present paper addresses the macroscopic atomization characteristics of liquid-fuel droplets when subjected to the infuence of a high velocity air crossfow. A breakup model is conceived by using a set of correlations available in the literature with the purpose of replicating such phenomena. The computational results are compared against experimental data to validate the model. The results show a reasonable agreement between measurements and predictions in both qualitative and quantitative outcomes evaluated, which sustain the mathematical formulation adopted. However, further improvements may be aspired given the fact that there is a lack of experimental data available when shearing effects come into play in the mechanisms occurring during the atomization process. On the other hand, the use of two fuels (diesel and bio-diesel) allowed to perceive a relevant impact of the liquid properties (particularly surface tension and viscosity) in the characteristics of the fragments resulting from the breakup event.
- First Aerial South Atlantic Night CrossingPublication . Neves, Fernando M. S. P.; Barata, Jorge M M; Silva, AndréThe history of the transatlantic flights began in 1919 when Albert C. Read’s team flew an NC-4 flight between Newfoundland and Lisbon, Portugal with a stopover at Azores Islands, for fuel and repairs. The flight was made following a chain of 70 US warships in order to guide it along its route and provide assistance if needed. Two weeks later, John Alcock and Sir Arthur Whitten Brown made the first nonstop transatlantic flight from Newfoundland to County Galway, Ireland, covering more than 3000 km in just 16 hours of flight. Gago Coutinho and Sacadura Cabral crossed the South Atlantic Ocean by air in 1922, using only internal means of navigation: a modified sextant and a course corrector. For the first time in the aviation history a transatlantic flight was accomplished using exclusively astronomical and estimated navigation processes. Both devices proved its effectiveness. In 2 March 1927 and by following all the knowledge obtained by the First Cross of the South Atlantic, Sarmento de Beires, Jorge Castilho, Duvalle Portugal and Manuel Gouveia started a new mission that became known as the First Aerial South Atlantic Night Cross. During the night of 16 to 17 March 1927 a Portuguese crew flew 2595 km over the Atlantic Ocean from Guinea, Africa to Fernando de Noronha Island, Brazil. The flight was made only by astronomical processes navigation resources that proved again to be absolutely feasible and trustworthy, regardless day or night lighting conditions.
- RANS Modeling of Transcritical and Supercritical Nitrogen JetsPublication . Antunes, Eduardo Luís Santos Farias; Silva, André; Barata, Jorge M MThe present work is dedicated to the study of cryogenic nitrogen jets under supercritical chamber conditions with the objective of simulating the process of fuel injection inside a combustion engine. In order to do so, a numerical simulation using a RANS model was performed over two case studies previously analyzed by other authors both in experimental and numerical studies. The result obtained by the present numerical approach were then compared with previous results and this way accessed the capabilities of RANS approach using a k-ε turbulence model in which the density is calculated through the mixture fraction value to correctly model cryogenic jets at supercritical conditions. The results show the ability to achieve good agreement with other studies for the axial density distribution however for other parameters like the jet spreading angle the same agreement was not found.
- Numerical Simulation of Twin Impinging jets in Tandem through a CrossflowPublication . Vieira, Diana; Barata, Jorge M M; Neves, Fernando M. S. P.; Silva, AndréThe flow field of ground vortex generated by twin impinging jets in tandem through a crossflow is numerically studied in detail. Numerical simulation and visualization are presented for two turbulent circular jets emerging into a low velocity cross stream, impinging after on a flat surface perpendicular to the geometrical jet nozzle axis. The numerical study is based in experimental studies done early, so all the features of the experimental flow were maintained when the numerical simulation was performed. The Reynolds number used was based on the jet exit conditions of 43,000 to 105,000, a jet to crossflow velocity ratio of 22.5 to 43.8, an impinging height of 20.1 jet diameters and an interject spacing’s of S=5D and L=6D. The analysis of the flow was extended to regions and flow conditions for which no measurements have been obtained in last experimental studies, i.e., for velocity ratios of 15 to 90. The numerical results show that for the smallest velocity ratios the jets initially do not mix, but remain together in two layers. Three different types of flow regimes were identify, therefore when VSTOL aircrafts operating in ground vicinity, only the regime with strong impingement on ground and with a formation of a ground vortex is relevant. The numerical results allowed to extend the last experimental studies, and prove that the deflection of the rear jet is due to the competing influences the wake, the shear layer, the downstream wall jet of the first jet and the crossflow.