Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-10"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Defining Multimorbidity: From English to Portuguese Using a Delphi TechniquePublication . Prazeres, Filipe; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares; Simões, José Augusto RodriguesObjective. To translate the EuropeanGeneral Practice ResearchNetworkmultimorbidity definition according to Portuguese cultural and linguistic features. Methods. Similar to the process completed in several other European countries, a forward and backward translation of the English multimorbidity definition using the Delphi technique was performed in Portugal. Results. Twenty-three general practitioners (GPs)—14 males and 9 females—agreed to form the Portuguese expert panel for the Delphi process (59% acceptance rate).The Portuguese definition of multimorbidity was achieved after two Delphi rounds with a mean (SD) consensus score for final round of 8.43/9 (0.73). Conclusion. With this paper the definition of multimorbidity is now available in a new language—Portuguese. Its availability in the local language will raise Portuguese GPs’ awareness about multimorbidity and allow future national and international research. The operationalization of the definition will allow an easier identification of patients with multimorbidity.
- Desenvolvimento e Simulação Computacional de Nanomateriais Poliméricos para Aplicações BiomédicasPublication . Videira, Pedro Emanuel Marques; Curto, Joana Maria RodriguesO desenvolvimento de materiais poliméricos porosos nos quais é possível otimizar a porosidade e a espessura é muito importante no desenvolvimento de materiais para aplicações biomédicas, tais como sistemas de entrega de medicamentos e estruturas de suporte para crescimento celular. Neste trabalho foram produzidas varias estruturas porosas de polivinil álcool e poliamida-6 por ““electrospinning””. Estas estruturas foram caracterizadas utilizando o microscópio eletrónico de varrimento. Efetuou-se um estudo sistemático para analisar a homogeneidade e espessura da estrutura, quantificar o tamanho dos poros e as dimensões transversais das fibras. Alem dos planos XY das estruturas efetuaram-se preparações de amostras no eixo do Z e determinaram-se várias dimensões da espessura da estrutura 3D. As estruturas foram analisadas utilizando um programa de análise de imagens, o Esprit 1.9. Efetuou-se um estudo que teve em conta o tamanho da amostra, a escolha de filtros e a escala de cinzentos. Quantificou-se a porosidade do material utilizando diferentes parâmetros de medição: o comprimento, a largura, o diâmetro médio, diâmetro equivalente, projeção no X e projeção no Y. Comparam-se os diferentes diâmetros de poros obtidos por análise de imagem com as medições que foram obtidas por microscopia eletrónica deforma manual, através da colocação de vetores. Conclui-se que os mais representativos são a projeção no X e a projeção no Y e que os resultados obtidos por análise de imagem são mais completos que os obtidos pelo método manual. Utilizando os valores das medições experimentais das fibras efetuaram-se simulações computacionais das estruturas em estudo num simulador criado em Matlab®. O simulador computacional utilizado, já previamente validado, permitiu obter estruturas idênticas às estruturas porosas de polivinil álcool e poliamida-6 em estudo. Realizaram-se estudos de simulação e otimização utilizando 1000 estruturas simuladas nas quais se variaram alguns dos parâmetros de entrada tais como a largura das fibra e a sua flexibilidade. Com essas simulações construíram-se árvores de regressão/decisão para estabelecer e quantificar as relações entre as propriedades das fibras e as propriedades finais das estruturas, tais como a porosidade e a espessura. Conclui-se que a flexibilidade é a propriedade das fibras que mais influencia a porosidade e a espessura das estruturas.
- Prevenção Automática de Colisão Estática em Navegação de Trajetórias em 4DPublication . Félix, José Carlos Gonçalves; Bousson, KouamanaNo mundo atual do controlo de tráfego aéreo uma das maiores preocupações é a minimização dos atrasos existentes em diversos aeroportos, certas vezes provocados por alterações repentinas nas trajetórias devido à existência de alguma zona interdita à navegação aérea/obstáculos estáticos. Esta dissertação teve como objetivo a investigação de diversos métodos para gerar uma trajetória que conseguisse prever e evitar a colisão de uma aeronave com um obstáculo estático tendo em conta sempre o objetivo principal de reduzir o tempo total de uma trajetória com 5 waypoints. Numa primeira fase estudaram-se apenas teoricamente quatro métodos de geração de trajetória: por curvas de Bézier, por Splines Cúbicas, por B-Splines, e pelo método de Overhauser. Nesta fase concluiu-se que nem as curvas de Bézier, nem as B-Splines provocariam resultados satisfatórios, pois o primeiro método tem um controlo global, tornando difícil controlar as distâncias de passagem de determinados pontos, e o segundo método é demasiado pesado. Apenas com o método de Overhauser e das Splines Cúbicas aproximou-se a trajetória inicialmente interpolada, onde se confirmou que ambos os métodos cumpriam com requisitos de passagem a uma distância máxima dos waypoints intermédios. Num segundo teste de simulação numérica a estes dois métodos, o software MATLAB® apresentou dificuldades em cumprir com condições extra, que implicavam o respeito pelas velocidades mínimas e máximas da aeronave utilizada para o estudo, na minimização do comprimento total do método da spline cúbica. Por esta razão o estudo prosseguiu apenas com o método de Overhauser. Na simulação final, concluiu-se que o método de Overhauser é capaz de evitar colisão com um obstáculo, no máximo dois, dependendo, ainda assim, do tamanho dos obstáculos a evitar, uma vez que este método usa apenas polinómios de grau 2, o que o torna algo limitado. Observou-se também uma redução no comprimento total da trajetória de 7,83% face ao comprimento total obtido para a trajetória interpoladora, e uma redução na ordem dos 43% comparativamente ao tempo inicial. Estudos futuros poderão apurar diferentes estratégias para utilização do método da Spline Cúbica na prevenção de colisão, o que certamente oferece uma solução mais satisfatória, uma vez que é um método com mais coeficientes, logo, melhor flexibilidade.
- Desenvolvimento de suportes cromatográficos derivados de compostos heterocíclicos para purificação do G-quadruplexPublication . Rodrigues, Sérgio Miguel Roso; Corvo, Marta; Cruz, Carla Patrícia Alves Freire MadeiraAs sequências de oligonucleótidos ricas em guanina têm capacidade de formar estruturas de G-quadruplex. Estas estruturas são diversas, transientes, polimórficas e podem ser encontradas em importantes regiões do genoma, tais com os telómeros e oncogenes. Estudos recentes demonstraram que existem ligandos que se ligam seletivamente e estabilizam estas estruturas, sendo estes considerados potenciais agentes anticancerígenos. Tendo em conta estes pressupostos, sintetizaram-se ligandos heterocíclicos derivados de indol para desenvolvimento de suportes cromatográficos através da sua imobilização na Sepharose para purificação de estruturas de G-quadruplex ou plasmídeos que contenham sequências formadoras de estruturas de G-quadruplex. Primeiramente sintetizaram-se os ligandos derivados de acridina e indol acoplados a diferentes poliaminas. Os ligandos derivados de acridina envolveram quatro tipos de reações, bromometilação da acridina, tosilação das aminas, substituição nucleofílica das aminas parcialmente tosiladas e por fim a destosilação dos ligandos. Os ligandos derivados de indol envolveram a condensação do aldeído de indol com as diferentes poliaminas, dos quais resultaram os ligandos IT3 (31%), IT4 (24%) e o IP5 (24%). Os ligandos sintetizados foram analisados e caracterizados por espectroscopia de RMN. A síntese dos suportes cromatográficos foi efetuada imobilizando os ligandos IT3, IT4 e IP5. Estes ligandos foram imobilizados na Sepharose, que havia sido previamente ativada via epóxido. Posteriormente os suportes cromatográficos foram analisados e caracterizados por RMN de HR-MAS, onde se constatou a efetiva imobilização dos derivados de indol na Sepharose, com diferentes densidades de imobilização. A fração de imobilização dos ligandos IT3, IT4 e IP5 foi de 0,15, 0,55 e 0,75, respetivamente. Estes resultados demonstraram que a imobilização de derivados de indol com aminas de cadeia mais longa apresentaram maior percentagem de imobilização.
- Suspeita de Descolamento de Retina, Insuficiência de Divergência e Adaptação de Lentes de Contacto MultifocaisPublication . Lourenço, Liliana Isabel Gaspar; Lucas, Luís Miguel Azevedo; Monteiro, PedroNeste Relatório pretende-se expor o desenvolvimento de três casos clínicos, os quais, Suspeita de Descolamento de Retina, Insuficiência de Divergência e Adaptação de Lentes de Contacto Multifocais, respetivamente. Todos os casos que aparecem em Consultório no dia-a-dia são diferentes, apesar poder haver semelhança entre eles, pois todos os pacientes são diferentes. Numa consulta de rotina é importante explorar a existência de qualquer patologia ocular e/ou sistémica associada e ter em atenção o historial de saúde do paciente, pois há diversas patologias que podem afetar a Visão, as quais referidas no decorrer do relatório (diretamente relacionadas com os casos em estudo). Um dos exames que tem de ser obrigatoriamente efetuado é a exploração do fundo ocular através do exame de oftalmoscopia e/ou retinografia (para ver mais detalhadamente o fundo do olho) para proceder assim, à avaliação do pólo posterior e verificar a existência/evolução de uma patologia associada. A Visão Binocular é das áreas mais complexas e importantes de Optometria, visto que que as disfunções binoculares estrábicas e não estrábicas caso não estejam totalmente compensadas, provocam sintomas que afetam o normal funcionamento da visão, o que afeta o dia-a-dia e o rendimento do paciente. A Contactologia é uma área que continua em constante crescimento e desenvolvimento, devendo ser dominada pelos Optometristas. A adaptação de lentes de contacto é muito exigente, pois requer o domínio da lente e das suas propriedades, tendo como objetivo alcançar uma visão estável e confortável para o paciente. Em todos os casos é apresentada a base teórica, dados clínicos e análise dos mesmos. Segue-se o estudo dos casos relativos a cada um dos temas referidos anteriormente, durante o estágio que decorreu na Óptica Lucas, Lda.
- Síntese e caracterização de compostos da série BaPb1-xBixO3. Sua aplicação como filmes fotocatalíticos na degradação do corante acid orange 7Publication . Matos, Ana Cristina Proença de; Ciriaco, Maria de Lurdes FrancoO objetivo deste trabalho foi a preparação de compostos do tipo perovesquite e sua utilização em filmes, como fotocatalisadores, em processos de fotodegradação. Inicialmente é abordada a preparação de compostos da série BaPb1-xBixO3 através do método cerâmico, partindo de uma mistura estequiométrica dos reagentes BaCO3, PbO2 e Bi2O3, os quais foram submetidos a tratamento térmico até à temperatura de 780 ºC. O material obtido foi caracterizado estruturalmente por difração de raios-X e morfologicamente por microscopia eletrónica de varrimento e microscopia eletrónica de transmissão. Destas análises resultou a identificação de uma única fase cristalina para todas as amostras sintetizadas da série BaPb1-xBixO3, tendo-se feito a determinação dos valores de parâmetros da célula unitária de cada composto e estimado a ordem de grandeza dos cristalitos presentes nas amostras na forma de pós. As amostras da série BaPb1-xBixO3 com valor de x até 0,5 foram indexadas numa estrutura cúbica, verificando-se que o parâmetro de malha aumentava linearmente com o grau de substituição de Pb por Bi, desde a = 4,27141 Å até 4,32333 Å; a amostra BaBiO3 foi indexada numa estrutura monoclínica, obtendo-se os parâmetros de unidade de malha de a = 6,16988 Å, b = 6,17844 Å, c = 8,66049 Å e ß = 90,15689 Å. Os cristalitos obtidos apresentam dimensões da ordem de 1 µm, verificando-se uma diminuição geral no tamanho dos mesmos nas amostras com bismuto. Os filmes dos óxidos foram obtidos pelo método “slurry-paint”, através da deposição dos pós da série BaPb1-xBixO3 em placas de espuma de níquel. A morfologia desses filmes foi estudada através de microscopia eletrónica de varrimento, verificando-se um bom revestimento do substrato. Posteriormente, esses filmes foram usados como fotocatalisadores na degradação de soluções com concentração de 25 mg L-1 do corante acid orange 7. A radiação usada foi a de uma lâmpada de ultravioleta que emitia ao c.d.o. de 278 nm, com uma potência de 7 W. Os ensaios de degradação de um corante escolhido como composto modelo foram monitorizados por espetrofotometria de UV/visível. A par dos ensaios fotocatalíticos realizaram-se ensaios de fotólise que permitiram verificar que os filmes preparados apresentavam atividade fotocatalítica. Os filmes contendo Bi mostraram-se mais eficientes na degradação do corante acid orange 7, tendo-se obtido, ao fim das 6 horas de ensaio, a remoção quase total da cor.
- Fundações de barragens em maciços rochosos vulcânicos: o caso da barragem de Banca Furada na ilha de S.Nicolau em Cabo VerdePublication . Paulo, Nuno Miguel Rodrigues; Gomes, Luís Manuel Ferreirareduzido numero em todo o mundo de barragens assentes neste tipo de maciços e a elevada heterogeneidade dos mesmos leva a que o conhecimento esteja aquém das necessidades atuais, especialmente em Cabo Verde, país este que se encontra em fase de crescimento nesta área. A extrapolação de metodologias utilizadas noutros maciços rochosos mais comuns na Engenharia de Barragens e o conhecimento sua eficácia revelam-se de extrema importância na fase de implementação de novas barragens em território insular, especialmente Cabo Verde. Assim, o presente trabalho organiza-se em quatro capítulos. No 1º Capitulo, efetua-se o enquadramento e justificação do tema, os objetivos e a estrutura da dissertação. No 2º Capitulo, apresentam-se elementos principais sobre aspetos geotécnicos em fundações de barragens, tipos de barragens, elementos de projeto de barragens, metodologias de tratamento de fundações em maciços heterogeos cársicos, como usos de preenchimento de vazios e cortinas de reforço e de impermeabilização. No 3º Capitulo, apresenta-se o caso de estudo da Barragem de Banca Furada, desenvolvendo-se aspetos sobre a geomorfologia e geologia do território insular e do local de implantação da mesma, elementos climatológicos e hidrogeológicos, geotecnia dos terrenos de fundação, conceção da Barragem, escavações e contenções, tratamento de fundação, cortina de impermeabilização, e corpo da barragem com aspectos construtivos. Por fim, no 4º Capitulo elaboram-se as conclusões do presente trabalho e apresentam-se algumas perspetivas futuras sobre o assunto em estudo.
- Mitochondrial genetic therapy in Parkinson’s diseasePublication . Baptista, Cátia Marlene do Carmo; Costa, Diana Rita Barata; Sousa, Fani Pereira deMitochondria have their own genome, a circular double-stranded genome that encodes 13 proteins involved in electron transport and oxidative phosphorylation (OXPHOS). They are present in 10–100 copies per somatic cell and within the cell mitochondrial DNA (mtDNA) copies could be identical in sequence (homoplasmy) or wild-type and mutant mtDNA could exist in different ratios (heteroplasmy). Heteroplasmy occurs mainly because mtDNA is particularly susceptible to mutations due its proximity to reactive oxygen species (ROS) generation sites. MtDNA dysfunction is characterized by a defective OXPHOS where ATP demands are not reached. The phenotype of the mitochondrial disease depends on the mtDNA heteroplasmy, when a threshold in the region of 60–90% mutated mtDNAs is reached. The idea that mitochondrial dysfunction could influence Parkinson disease (PD) arose with the discovery of the mechanism of action of MPTP in the early 1980s that affected electron flow in Complex I (CI). Different CI related mutations have been associated with PD and two of them were identified in mtND1 gene. This fact makes the development of a mtND1 construct a very interesting approach for mitochondrial gene therapy (MGT) purposes in PD treatment. Throughout this year, it was developed a nanocarrier to transport a designed vector with possible application in MGT. The vector was constructed using pCAG-GFP plasmid and the mitochondrial gene ND1 and CaCO3 were developed for the directed transport of the plasmid towards mitochondria. This research development was divided into three main stages: i) construction of a vector using an OXPHOS CI gene, mtND1 and the pCAG-GFP plasmid; ii) study of different recombinant hosts to produce the pCAG-GFP-mtND1 vector; and iii) development of a formulation for the efficient pDNA delivery into mitochondria. The mtND1 construct was successfully obtained and inserted into different E. coli strains. The growth profiles were very similar between the strains, being observed sligth differences in the pDNA specific yields. The nanocarries obtained were biocompatible, displaying encapsulation efficiencies (EE) above 50%, sizes below 280 nm and positive zeta potential, making them very suitable for MGT.
- Phenotypic changes induced by IL-15 in human CD8+ T cells in vitroPublication . Ferreira, Diogo Ministro; Arosa, Fernando Aguilar; Cardoso, Elsa Maria Pereira de OliveiraInterleukin-15 (IL-15) is a type I cytokine that belongs to the common cytokine-receptor ?-chain family and that plays a role in development, homeostasis and immune functions of NK and CD8+ T cells. Recent studies have shown that IL-15 is capable of differentiating human naïve CD8+ T cells into NK-like CD8+ T cells displaying a multifunctional phenotype. NK-like CD8+ T cells constitute a subset of mainstream T lymphocytes that down-regulate expression of naïve T cell markers (e.g., CD8?, CD28) and, in contrast, express receptors previously thought to be expressed exclusively by NK cells (e.g. CD56, CD94/NKG2A, KIR, etc.). Under many different designations, these NK-like CD8+ T cells are the focus of intensive research because they not only constitute a significant proportion of circulating CD3+ T cells in healthy elderly individuals, including centenarians, but also in patients suffering from a variety of chronic inflammatory and metabolic disorders associated with aging. Regarding these data, the aim of this work was to study the effect of IL-15 on parameters of CD8+ T cell differentiation in vitro, namely expression of CD8?? receptor and NK receptors such as CD16, CD56, CD57 and CD335. In order to achieve that, blood samples from ten patients with erythrocytosis or increased levels of serum ferritin being followed at the Immunohemotherapy service of CHCB were included in the study. CD8+CD56+ T cells were obtained from peripheral blood mononuclear cells (PBMC) after magnetic cell purification, labeled with CFSE and cultured for 12 days. IL-15 was added to the cultures on days 0 and 6. The percentage of CD16+, CD56+, CD57+, CD335+ and CD8ß+ within dividing CD3+CD8+ T cells after the 12-day culture period was determined by flow cytometry. Student t-test was used to assess statistical differences in the expression of the studied receptors. Results showed that IL-15 induced a statistically significant increase in CD3+CD8+CD56+ and CD3+CD8+CD57+ T cells by day 12 when compared to day 0. In contrast, a statistically significant decrease in the percentage of CD3+CD8?+ T cells was observed at day 12 when compared to day 0. No statistical differences were observed in the percentage of CD3+CD8+CD16+ and CD3+CD8+CD335+ T cells. All together, these results suggest that IL-15, a cytokine highly expressed during chronic inflammation, may have a role in the generation of NK-like CD8+ T cells. Given the growing role of these CD8+ T cells in health and disease they may be turn up to be therapeutic targets.
- Relatório de EstágioPublication . Martins, Igor Paulo Gomes; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 O presente relatório pretende descrever e analisar a função de professor de Educação Física exercida, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de estágio pedagógico que é parte integrante do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. Inicialmente, como fundamentação da minha análise, descrevi, a vários níveis, a escola se desenrolou o estágio. Ao longo do ano exerci a função de professor na sua plenitude pois tive de planear, em conjunto com os meus colegas de estágio, para a turma que nos foi incumbida (6ºA), tanto o desenrolar anual (planeamento anual) como os vários planos de aulas das diversas modalidades que lecionámos. Tivemos, também, a responsabilidade de organizar os vários eventos desportivos ocorridos na escola, casos dos inter-turmas e corta mato. No desporto escolar, realizámos um acompanhamento das várias modalidades existentes na escola presencialmente nos treinos e competições. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »