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- Geração Automática de Teste Unitário com Cobertura de Código OtimizadaPublication . Leitão, Nuno Miguel Apolinário; Sousa, Simão Patrício Melo deO teste de software é o principal modo de veri car a correção deste. Normalmente constitui 50% do seu custo de desenvolvimento. Existem diversas estratégias de teste de software mas, nesta dissertação, é essencialmente abordado o teste unitário, uma forma de teste que permite a análise de pequenos componentes individuais do sistema (funções, classes ou módulos). O seu principal objetivo é detetar erros lógicos nos componentes, veri car corner cases e tentar obter a maior cobertura de código testado possível. O grande problema desta abordagem é ser, normalmente, um processo manual, o que por sua vez o torna dispendioso, propício a erros e bastante demorado. Portanto seria uma mais valia conseguir automatizar o processo de geração e execução do teste unitário com uma elevada cobertura de código. Nesta dissertação é apresentado e explorado o conceito de testes Concolic com o intuito de permitir ultrapassar algumas das limitações anteriormente mencionadas. O teste Concolic junta duas técnicas de teste de software: teste com valores concretos e simbólicos simultaneamente. Atualmente existem várias ferramentas que permitem realizar este tipo de teste de software e esta dissertação inspira-se sobre uma delas. O principal foco desta dissertação foi a exploração e possível integração de uma ferramenta de teste Concolic no Frama-C. O Frama-C, implementado em Objective Caml (Ocaml), disponibiliza um conjunto de ferramentas dedicadas a análise de código C. Fornece várias técnicas de análise estática numa única framework e é usado atualmente por empresas como Airbus e Dassault Aviation. Deste modo foram analisadas e estudadas um conjunto de ferramentas que permitissem realizar teste Concolic. Posteriormente foi escolhida uma ferramenta (Crest) com o intuito adaptar os seus processo à plataforma Frama-C e à respetiva implementação em Ocaml. Esta ferramenta permite a execução de testes Concolic de programas desenvolvidos na Linguagem C e contempla várias etapas: 1. Inicialmente é feita automaticamente a instrumentação do código, isto é, altera-se o código original para um código que realize chamadas a funções que permitam a sua execu ção simbólica. Se o programa for fornecido com valores concretos, este produz o mesmo output que o original. Esta etapa é feita através do Common Intermediate Language (CIL). 2. Finda a instrumentação é feito um ciclo de execução em que são armazenadas um conjunto de restrições das várias condições encontradas. Estas condições são armazenadas e posteriormente resolvidas, fazendo uso do Yices, e assim gerar novos valores para, na próxima execução, percorrer diferentes caminhos. O resultado nal desta dissertação contempla a adaptação dos principais funamentos do Crest a uma implementação OCaml e respetiva integração em Frama-C. Todas as etapas foram implementadas desde as várias etapas da instrumentação à execução dos testes, geração automática de inputs e integração no Frama-C.
- Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguasPublication . Rodrigues, Florbela Lages Antunes; Luís, Carla Sofia Gomes XavierO presente Relatório de Estágio apresenta um conjunto de reflexões acerca de todas as atividades, letivas e não-letivas, desenvolvidas ao longo do ano de estágio, que medeia entre setembro de 2014 e julho de 2015, na Escola Secundária de Afonso de Albuquerque, Guarda. Fazendo uso da vasta experiência profissional, quer no ensino secundário quer no âmbito do ensino politécnico, sabe-se, à partida, que, apesar da aula de língua estrangeira apresentar como objetivo a proficiência linguística, oral e escrita, não se pode de todo esquecer ou secundarizar a relevância do contexto sociocultural neste processo de ensino-aprendizagem. De facto, somente por via desta complementaridade se pode chegar a um ensino de línguas mais fecundo. É com espírito imbuído desta certeza que se revisitam algumas obras de referência do ponto de vista teórico, inteirando-se das dificuldades e das soluções propostas, beneficiando, portanto, de todos estes novos conhecimentos adquiridos, que se estabelece um elo com a prática pedagógica na atividade docente. Desta forma, a componente teórica tem uma clara conexão com a componente letiva expressa não só no que diz respeito à reflexão sobre as aulas lecionadas, mas também no que concerne à análise de documentos oficiais, programas e manuais. E porque uma investigação desta natureza deve estar ao serviço da pedagogia, apresentando o desiderato de ajudar a responder com maior eficácia aos desafios proporcionados por esta profissão, sugerem-se, além dos efetivamente colocados em prática, mais alguns tipos de atividades, que, entre outros aspetos, comprovam que língua e cultura são, efetivamente, sinergias indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem das línguas.
- A Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas CulturaisPublication . Manteigueiro, Joana Barata; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaO presente relatório tem como objetivo centrar a nossa atenção na importância da formação do leitor literário e na utilidade das estruturas culturais para que se consiga criar um leitor de excelência. Acreditamos que, tanto no ensino e aquisição da Língua Materna (o Português), como no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (o Espanhol), a leitura é um componente essencial na vida ativa do aluno, que vai requer estruturas culturais indispensáveis para compreender a realidade sócio-linguística onde ele está inserido. Assim sendo, a cultura e os tipos de cultura vão ter influência na formação do indivíduo, uma vez que cada um de nós tem uma determinada identidade que se vai moldando, de acordo com a cultura que o rodeia. Apresentaremos, ainda, uma reflexão sobre o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo 2014/2015. Neste âmbito, refletiremos sobre algumas das aulas lecionadas, enquanto professoras estagiárias de Espanhol e Português, sobre os objetivos dos processos de aquisição e de aprendizagem, as técnicas e estratégias utilizadas e os métodos aprendidos. Descreveremos também as atividades extracurriculares promovidas e realizadas pelo Núcleo de Estágio.
- O Jogo: Estratégia de Ensino e de Aprendizagem em Português e EspanholPublication . Farias, Sara Marguerita Gomes Rocha Inácio; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosNo dia-a-dia das crianças, são inúmeras as situações em que estas se confrontam com o jogo. Este estimula o desejo de aprender e, apesar de impor regras, não tem um caráter de “obrigatoriedade” e flexibiliza a aquisição de conhecimentos. É, pois, neste sentido que propomos a utilização do jogo didático como uma atividade integradora, através da qual os alunos poderão rever e consolidar os conteúdos aprendidos e praticar, simultaneamente, as várias habilidades linguísticas, aferindo igualmente o seu desempenho na disciplina. Por sua vez, de forma direta e imediata, o professor consegue dispor também dessa informação, a que lhe permitirá fazer uma avaliação do trabalho dos alunos, do seu e, consecutivamente, tirar ilações. A matéria a lecionar nem sempre é “apetecível”. Primeiramente, recai sobre ela o peso da obrigatoriedade e, algo que é obrigatório perde, em grande parte, a sua carga motivadora. O uso de estratégias, de ferramentas de ensino, tal como o jogo, poderão aliciar e estimular os alunos em diferentes contextos de aprendizagem. Baseados em jogos que conhecemos da infância, da televisão ou simplesmente em situações reais, pretende-se ainda demonstrar que este tipo de atividade não tem idade e que a versatilidade que o carateriza permite que o adaptemos a níveis de ensino e conteúdos programáticos díspares. O presente trabalho alicerça-se na ligação, no estreitamento de relações entre jogo e ensino. O uso do jogo em contexto de aprendizagem possibilita uma manipulação e aquisição de conhecimentos, de certa forma, mais acessível, aprazível e inesquecível, no sentido de permanecer, por um maior período de tempo, na memória e no saber da criança. Este relatório também visa promover o jogo aplicado às didáticas das línguas, apresentando para isso várias propostas de atividades lúdicas que, no âmbito do estágio pedagógico, foram levadas a cabo, como forma de revisão, avaliação e consolidação dos conteúdos aprendidos. A segunda e terceira parte do trabalho focar-se-á nas manifestações concretas do jogo, na exploração das atividades lúdicas e didáticas nas aulas, tendo por base os conteúdos dos manuais escolares de Português e Espanhol e os materiais criados, adaptados para os conteúdos a serem lecionados. A última parte do trabalho será dedicada à caraterização do estágio pedagógico realizado na Escola Base do Agrupamento Escolas Gardunha-Xisto, no Fundão, em articulação com a Universidade da Beira Interior. Neste capítulo, focar-nos-emos na caraterização da escola e das turmas, refletiremos sobre as aulas assistidas de Português e de Espanhol, e destacaremos a pertinência e a importância das atividades dinamizadas.
- Adaptação portuguesa de instrumentos de avaliação da saúde mental e comportamentos aditivos na população reclusaPublication . Cabral, Márcio António Mateus Canhoto; Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaOs objetivos da presente investigação consistem na tradução para português europeu de três instrumentos de rastreio da saúde mental e validação à população reclusa portuguesa. Vários estudos efetuados em Estabelecimentos Prisionais são unanimes em referir que, em relação à comunidade em geral, a doença mental na população reclusa está sobre representada (Brink, Doherty, & Boer, 2001; Fazel & Seewald, 2012; Ford & Trestman, 2005; Martin, Colman, Simpson, & McKenzie, 2013; Steadman, Osher, Robbins, Case, & Samuels, 2009; Teplin, 1990), o que estabelece um desafio às instituições prisionais, lidar com o influxo de sujeitos que entram no sistema já com sintomatologia patológica enquanto implementam medidas de controlo e manutenção da ordem prisional. Os instrumentos selecionados incluem as perturbações mentais mais associadas à população reclusa, o MSSI-SA é composto por 16 itens e avalia o abuso e dependência de AOD, o BJMHS é composto por oito itens e é válido para perturbações da esquizofrenia, bipolaridade e depressão major e o CMHS-M/W tem versões distintas para o género, com 8 e 12 itens (mulheres e homens, respetivamente) e está validado para a depressão, ansiedade, PSPT, algumas desordens de personalidade, ou qualquer outra doença mental encoberta. A interpretação dos resultados obtidos nesta investigação permite inferir que as versões experimentais apresentam critérios de consistência interna ajustados para a população reclusa portuguesa, sendo o valor de ? para a escala feminina, escala masculina e escala completa o seguinte: para o MSSI-SA o resultado foi 0.94, 0.96 e 0.95, respetivamente, para o BJMHS foi 0.64, 0.64 e 0.61, respetivamente, para CMHS-W (escala feminina) foi 0.83 e para o CMHS-M (escala masculina) foi 0.79. Verifica-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre os scores do BJMHS e do CMHS-W/M, tendo sido para mulheres e homens, [r (72) = .74, p < .001] e [r (116) = .69, p < .001], respetivamente, o que permite inferir que apresentam validade de critério concorrente. O cruzamento entre a informação prestada pelos entrevistados e o ponto de corte dos instrumentos de rastreio da saúde mental permitiu identificar que tanto o MSSI-SA como o BJMHS referenciaram todos os sujeitos diagnosticados nos serviços prisionais por abuso ou dependência de AOD e perturbação mental, respetivamente, já no CMHS-W a percentagem de falsos negativos foi 4.2% e no CMHS-M foi 5.2%. Em suma, o análise estatística inferencial dos resultados permitem interpretar que os três instrumentos breves de rastreio da saúde mental estão ajustados para a população reclusa portuguesa, no entanto, futuras investigações deverão incidir no apuramento dos falsos negativos e falsos positivos por meio de entrevistas de diagnóstico de acordo com os critérios do DSM-V ou do CID-10.
- O Humor na Rádio em PortugalPublication . Oliveira, Ângela Catarina Pereira; Canavilhas, João Manuel MessiasA teorização sobre o humor começou na Antiguidade Clássica com o contributo dos filósofos gregos e romanos. O tema continuou a ser objeto de investigação até ao século XX, tendo as teorias sobre o humor e o riso sido agrupadas em três categorias: a teoria da superioridade, a teoria da incongruência e a teoria da libertação. Apesar deste aprofundamento, o humor continua a ser um conceito ambíguo que permite várias interpretações e sentidos. O riso é a resposta a um estímulo humorístico e por isso as narrativas são construídas com base nos mecanismos do humor para que resultem em construções caricatas. A sátira, a ironia ou a caricatura são os auxiliares do trabalho humorístico. O humor é uma forma de comunicação e, por isso, para além de fazer rir tem ainda outras finalidades. Identificar, esclarecer, executar, diferenciar ou criticar são algumas das funções do humor num discurso. No caso particular do humor oral, o espaço de intervenção começou por ser a rua, ganhou depois o palco dos teatros e chegou à rádio, à televisão e, mais recentemente, à Internet. A rádio, objeto de estudo deste trabalho, popularizou os programas humorísticos a partir dos anos 30 do século XX. O humor sobreviveu ao período da Censura e hoje os programas e rubricas humorísticas estão entre os conteúdos mais ouvidos na rádio portuguesa. Os novos humoristas apresentam um humor mais diversificado, trabalham sobre qualquer tema e decidem o que deve ser alvo do humor. O objetivo desta dissertação foi caracterizar os mecanismos do humor que provocam o riso e perceber qual é a função do humor neste tipo de programas. Com essa finalidade foi desenvolvido um trabalho de análise qualitativa e quantitativa aos programas Mixórdia de Temáticas (Rádio Comercial) e Portugalex (Antena 1) procurando-se estudar as teorias, os mecanismos e as funções do humor mais usadas. Os resultados mostram que a ironia, a sátira e a caricatura são os mecanismos mais usados na construção humorística, mas não é possível definir um padrão humorístico nas rádios portugueses uma vez que os programas diferem nos temas, nos mecanismos do humor utilizados e nos enquadramentos. Por outro lado confirma-se que estes espaços são mais que narrativas humorísticas, são uma forma de crítica social, tal como ocorria no passado nos teatros e humor de rua.
- Testes automáticos de acessibilidade em aplicações móveisPublication . Chantre, José Rui Monteiro; Sousa, Simão Patrício Melo deA presente dissertaÁ„o resulta da necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta para automatizaÁ„o dos testes de acessibilidade das aplicaÁıes mÛveis, com base nas normas esta belecidas pelos organismos internacionais. Esta dissertaÁ„o est· inserida no contexto empresarial, pelo que, visam aumentar os serviÁos de testes disponibilizadas pela empresa Altran ao cliente Axa Banque. Nesta dissertaÁ„o È apresentado o estudo dos mÈtodos e tÈcnicas dos testes de software tra dicionais e a sua aplicaÁ„o no contexto das aplicaÁıes mÛveis e um estudo sobre as normas de acessibilidade de nidas pela World Wide Web Consortium e pela legislaÁ„o Section 508 dos Estados Unidos da AmÈrica. A ferramenta desenvolvida segue os princÌpios de engenharia de software de nas pela metodo logia ICONIX e permite a execuÁ„o de testes de acessibilidade em aplicaÁıes mÛveis, e poste riormente, a integraÁ„o dos resultados em plataformas de gest„o de testes, como o Testlink. Como caso de estudo foi utilizada a aplicaÁ„o do banco francÍs Axa Banque que est· inserida na categoria de Home Banking.
- O Desenvolvimento da Compreensão Leitora nas Aulas de Português (Língua Materna) e de Espanhol (Língua Estrangeira)Publication . Pereira, Filipa Alexandra Pinto; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosReconhecendo a importância do desenvolvimento da competência leitora, nas crianças e jovens, torna-se fundamental refletir sobre esta nas aulas. Esta competência vai-se garantindo ao longo da escolaridade e no meio familiar, através do que ouvem e das próprias histórias infantis que lhes são contadas, sendo importante para despertar interesse e gosto pela leitura. À escola cabe incutir este gosto e tentar fazer destes alunos bons leitores, ajudá-los a encontrar as estratégias certas para conseguir atingir um bom nível de compreensão. Ler é compreender. É necessário que esteja bem presente na memória dos indivíduos que a leitura permite desenvolver diversas capacidades indispensáveis ao nosso dia a dia, desde saber ler um jornal ou uma revista até manter uma simples conversação. A aprendizagem da leitura implica aprender a decifrar e a compreender. O leitor competente, o bom leitor, reflete sobre a sua leitura, assim é capaz de a controlar. A escola tem um papel fundamental na promoção desta competência, tendo em conta que muitos deles apenas têm o primeiro contacto com um livro quando entram para a escola. Partindo da análise dos programas de Português e de Espanhol, e dos manuais utilizados no estágio pedagógico, pretendemos mostrar de que maneira a leitura se encontra aqui trabalhada e quais os objetivos que se pretendem atingir nesta competência. Incluiremos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão - mais propriamente na Escola Básica Serra da Gardunha, a escola sede do agrupamento anteriormente mencionado. “Saber ler é uma condição indispensável para o sucesso individual, quer na vida escolar, quer na vida profissional”. (Sim-Sim 2007:5)
- Benefícios do GreenhealthPublication . Lino, Mafalda Freire de Andrade Sena; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasHoje em dia, a vida do ser humano, nas cidades, é cada vez mais caótica e, cada vez mais, os que lá habitam, sofrem com as consequências desse estilo de vida, prejudiciais para a saúde humana. Exemplos desta situação são os elevados níveis de poluição (nomeadamente atmosférica e sonora), o sedentarismo crescente associado à perda do hábito de andar a pé e da prática de atividade física, nomeadamente ao ar livre, a saída de casa muito cedo e o regresso a horas tardias, nas suas deslocações pendulares, com implicações na redução dos momentos de interação entre os cidadãos (quer em família, quer em comunidade), entre outros fatores. Este estilo de vida tem-se vindo a revelar como causador de problemas nocivos à saúde humana, quer em termos físicos como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, quer em termos de doenças mentais como o stress, a depressão e a ansiedade, quer ainda em termos sociais. Neste contexto, a partir da pesquisa bibliográfica, poder-se-á referir que os espaços verdes, independentemente do grau de urbanização, são considerados por vários autores, com mais ênfase nos últimos quinze anos, como elementos redutores destas problemáticas. Assim, os objetivos desta dissertação, face a estas questões, são encontrar um conjunto de boas práticas associadas aos benefícios da existência dos espaços verdes na cidade, que contribuam para uma boa saúde humana. Para os estudos de caso, foram escolhidas três cidades europeias: Gliwice, na Polónia, Estocolmo, na Suécia, e Ponte de Sor, em Portugal. Serão abordados, não de forma exaustiva, nem de modo a caraterizar todos os espaços verdes que nelas existem, nas suas várias dimensões, tais como, forma, localização, caraterísticas, tipos, entre outros, mas servindo de suporte aos conhecimentos teóricos que, nesta matéria, foram recolhidos na revisão de literatura. Quer isto dizer que a principal vertente metodológica desta dissertação é a análise crítica da pesquisa bibliográfica aplicada à abordagem dos espaços selecionados nas três cidades europeias escolhidas, sobre os benefícios dos espaços verdes na saúde humana. Entre outros aspetos a literatura permitiu concluir que: 1-Em Gliwice, embora existam espaços verdes atrativos, bem cuidados e bonitos, o facto de alguns deles terem uma envolvente de um tecido edificado pouco qualificado (sujo de poluição, monocromático ou marcado pelo estigma da história), repercute-se numa perceção negativa, nos cidadãos, ao nível da imagem urbana; 2-Em Estocolmo, as preocupações com os detalhes inerentes à estética, quer dos espaços verdes (como a diversidade cromática das espécies vegetais que são escolhidas), quer da envolvente (a escolha criteriosa de tons cromáticos quentes, em contraste com a reduzida luminosidade inerente às caraterísticas da exposição solar), transmitem aos cidadãos uma perceção de bem-estar; 3- Em Ponte de Sor, os espaços verdes existentes têm a particularidade de integrarem a presença da água como elemento fundamental, reforçando a perceção, ao nível da sua fruição pelos cidadãos residentes e utentes, de contato e proximidade com a natureza; 4- Os espaços verdes influenciam a qualidade de vida nas cidades, promovendo a melhoria de saúde da população, uma vez que são impulsionadores de convívios sociais, incentivam a prática de desporto e o bem-estar psicológico.
- Preparação, caracterização e aplicação de filmes de Sr1-xLaxTiO3 e Sr1-xBixTiO3 na fotodegradação de um corantePublication . Nunes, Maria João Ribeiro de Morais; Ciriaco, Maria de Lurdes FrancoO presente trabalho teve como objetivos a preparação e caracterização de materiais tipo perovesquites, de estrutura geral Sr1-xLaxTiO3 e Sr1-xBixTiO3, e o estudo da sua aplicação, imobilizando os pós sob a forma de filmes, na degradação fotocatalítica do corante AO7. Os óxidos foram sintetizados por via sólida através da dopagem do titanato de estrôncio com lantânio ou bismuto nas proporções de x=0, 0,1, 0,2, 0,3 e 0,4 e x=0, 0,05, 0,1, 0,2 e 0,3, respetivamente. A caraterização estrutural dos pós foi efetuada por difração de raios X, sendo confirmada a formação da estrutura cúbica característica da perovesquite ideal. A morfologia e dimensão dos pós sintetizados foram identificadas por microscopia eletrónica de transmissão, apresentando formas ovais e circulares e com diâmetro médio estimado inferior a 100 nm, concordante com os valores obtidos pelo método de Debye-Sherrer. A imobilização dos pós sintetizados foi realizada através do método “slurry paint” sobre um substrato de espuma de níquel, sendo confirmada a sua deposição por microscopia electrónica de varrimento. Os filmes preparados foram testados na degradação fotocatalítica do corante Acid Orange 7, sendo a monitorização destes ensaios realizada através de análises por espectrofotometria de absorção no ultravioleta-visível. Todos os óxidos apresentaram atividade fotocatalítica na degradação do corante, sendo as remoções obtidas para os compostos dopados, com exceção do Sr0,9La0,1TiO3, superiores à do titanato de estrôncio. Os filmes da série Sr1-xBixTiO3 apresentaram um comportamento mais constante em comparação com a série dopada com lantânio, tanto na proximidade entre os valores dos resultados obtidos nas duas réplicas efetuadas, como na reduzida perda de massa de pós durante a utilização dos filmes. Os resultados obtidos sugerem que a dopagem do titanato de estrôncio com La ou Bi melhora até 20 % a capacidade fotocatalítica deste material.