Browsing by Issue Date, starting with "2015-6-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes de dor crónica e da qualidade de vida em pacientes sujeitos a hernioplastia inguinalPublication . Rodrigues, Diogo Miguel Cardoso; Lourenço, Augusto Manuel Almeida; Santiago, Luiz MiguelIntrodução: A reparação da hérnia inguinal é dos procedimentos mais comumente realizados no seio da cirurgia geral. Com o sucesso das técnicas de reparação sem tensão, desde a introdução das próteses cirúrgicas, as taxas de recidiva decresceram significativamente, sendo a sua importância clínica suplantada pelo desenvolvimento de dor crónica, secundária à reparação cirúrgica. A evicção da dor crónica pós-hernioplastia inguinal é hoje, consensualmente, o principal determinante de sucesso cirúrgico e de utilização dos cuidados de saúde, respondendo por importantes custos sociais, e com impacto significativo na satisfação e qualidade de vida do paciente. Com a mudança de paradigma, que agora se centra na provisão da melhor qualidade de vida ao paciente, vários questionários têm sido aplicados, servindo tanto como método de avaliação, como de comparação. Entretanto, a complexidade da dor crónica enquanto entidade clínica, que alia uma etiologia multifatorial à ambiguidade da sua caracterização, pelos seus componentes nociceptivo e neuropático, tornam extremamente desafiante o seu controlo e tratamento, mas principalmente a sua profilaxia. Desde fatores inerentes ao próprio indivíduo, até aos dependentes da abordagem cirúrgica, vários são os que contribuem para a perpetuação da dor, sendo os últimos os alvos principais de intervenção por parte do cirurgião. Objetivos: A presente dissertação tem como objetivo primário alertar para a importância da dor crónica e sua influência da qualidade de vida do indivíduo após intervenção cirúrgica, descrevendo quais os principais determinantes provocativos, e de que forma é possível minimizá-los, com foco especial naqueles que dependem da equipa cirúrgica. Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica de publicações disponíveis em bases de dados reputadas, entre elas: PubMed, ResearchGate, Elsevier, UpToDate, Cochrane Library. Foram analisadas outras revisões para fundamentação teórica dos temas, enquanto a posterior comparação foi baseada maioritariamente em RCT’s e meta-análises. Conclusão: Apesar de não se poder estabelecer uma linearidade, a hernioplastia com a implantação de uma prótese menos densa, com poros largos, colocada preferencialmente no espaço pré-peritoneal e necessidade reduzida de disseção, fixada por métodos não traumáticos (ou mesmo excluindo a fixação), parece constituir a abordagem preferida, mediante o que está hoje disponível. Com este estudo, fica patente que a minimização do trauma aos tecidos resulta na minimização de sintomatologia de dor crónica, refletindo uma melhoria na qualidade de vida relacionada com a saúde.
- Estudo Holter em doentes com AVC isquémicoPublication . Cunha, Ana Rita Novais da; Alvarez Pérez, Francisco JoséIntrodução: O AVC é a maior causa de incapacidade a longo prazo e a terceira causa de morte nos países desenvolvidos. É fundamental conhecer as potenciais fontes cardíacas de AVC, uma vez que esse achado tem, frequentemente, influência nas decisões terapêuticas e preventivas subsequentes. O Holter-ECG deve ser realizado quando arritmias são suspeitadas, nomeadamente, fibrilhação auricular e nenhuma outra causa para o acidente vascular foi encontrada. No entanto, vários estudos constatam que o Holter- ECG possui um baixo rendimento diagnóstico. Uma possível solução para melhorar o rendimento diagnóstico deste exame passa por selecionar os pacientes que o realizam, no entanto, até ao momento, os estudos têm falhado em determinar preditores que permitam selecionar esses pacientes. Objetivos: Este estudo pretende avaliar se a monitorização Holter deve fazer parte da avaliação diagnóstica de rotina dos pacientes com acidente vascular cerebral, com os objetivos de esclarecer a etiologia do AVC, efetuar mudanças no tratamento ou descobrir algum achado importante. Métodos: Realizou-se um estudo retrospetivo, em 186 pacientes internados na U-AVC do CHCB, com o diagnóstico de AVC isquémico ou AIT durante o ano de 2011. A informação clínica foi obtida através da consulta de processos clínicos dos doentes internados na U-AVC, no SClínico, no qual se consultou as notas de alta e os dados relativos aos exames de neuroimagem (TC ou RM) e exames cardiovasculares (eletrocardiograma, Holter, ecocardiograma). Os fatores de risco pesquisados foram a idade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidémia e a existência de AVC prévio. Foi, igualmente, pesquisada a existência de leucoencefalopatia isquémica na TC. Resultado: Nenhum parâmetro pesquisado se revelou estatisticamente significativo como preditor de alterações no Holter [idade (p= 0,304);género (p=0,958); diabetes (p=0,582); hipertensão (p=0,168); dislipidémia (p=0,403); classificação OCSP (p=0,928); alterações eletrocardiográficas em exames anteriores ao AVC (p=0,469); leucencefalopatia isquémica (p=0,966); AVC prévio (p=0,51); FE (p=0,946); AE (p=0,780); SIV (p=0,591)]. Conclusão: Podemos concluir que nenhuma variável se mostrou capaz de prever alterações positivas no Holter.
- Avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescentes com asmaPublication . Figueiredo, Carlos Filipe da Fonte; Almeida, Anabela Antunes de; Rodrigues, CarlosA asma é a doença crónica mais prevalente na idade pediátrica afetando 11- 12% dos jovens portugueses e produzindo limitações consideráveis na qualidade de vida dos doentes. Considerando o seu caráter crónico, a observação dos pacientes deve ter em conta não só as manifestações clínicas, como também o impacto que ela produz na qualidade de vida do indivíduo afetado. Neste estudo pretende-se caracterizar a QVRS da população pediátrica que é seguida na consulta de alergologia pediátrica no CHCB com diagnóstico de asma. É um estudo observacional, transversal, de caráter descritivo e correlacional. A recolha de dados foi realizada pela aplicação de um questionário dividido em três partes: 1) Dados sociodemográficos, clínicos e de caracterização da doença e dos indivíduos; 2) Questionário de Qualidade de Vida Pediátrica - PedsQLTM versão 4.0 Português – relatório para Crianças (8-12) ou para Adolescentes (13-18 anos); e 3) Questionário de Qualidade de Vida na Asma Pediátrica (PAQLQ). Obtiveram-se 72 inquéritos de indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, sendo a maioria do sexo masculino (76,4%) e a idade média de 13,13. A maioria vive em ambiente urbano e habita com os seus pais. O Alfa de Cronbach para os dois instrumentos de avaliação da QVRS foi superior a 0,9. No questionário PAQLQ, foi no item limitação de atividades que os participantes revelaram uma pior pontuação, contrastando com o domínio emocional. No questionário PedsQL, foi o domínio social que apresentou melhores resultados, contrastando com o domínio escola, onde os indivíduos pontuaram menos. Observa-se que as respostas dos dois questionários se relacionam entre si e com as variáveis idade e controlo sintomático (avaliado pela classificação GINA). Não se esgotam neste trabalho todos os possíveis condicionantes da QVRS dos indivíduos asmáticos, pelo que outros estudos são possíveis nesta área, mas pretende-se alertar para a necessidade de considerar a qualidade de vida dos doentes como uma parte integrante dos cuidados de saúde. Recomenda-se que esta avaliação seja realizada periodicamente para permitir um acompanhamento mais global dos pacientes.
