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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Silva, André Filipe Duarte da; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio Pedagógico, que se encontra inserido no segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Quinta das Palmeiras, durante o ano letivo de 2015/2016. O objetivo primordial do estágio, para além da aquisição e desenvolvimento de competências pedagógicas, foi de nos certificar e habilitar, de forma a nos permitir exercer qualquer função na área onde se insere o docente de Educação Física. Este capítulo irá desenvolver-se com base no trabalho desenvolvido ao longo de quatro grandes áreas de atividade, definidas pelo regulamento do Departamento de Ciências do Desporto e seu autor Professor Doutor Júlio Martins, entre elas a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e as atividades não letivas realizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física e pelo núcleo de estágio em que estamos inseridos.
- Webjornalismo e Redes Sociais: O caso do Jornal do FundãoPublication . Oliveira, Luís Paulo Carrilho de; Rodrigues, Catarina Sofia LourençoO relatório que se segue relata a minha experiência enquanto estagiário na secção online e redes sociais do Jornal do Fundão. Durante o estágio, de três meses, tive a oportunidade de trabalhar lado-a-lado com os jornalistas e demais membros do Jornal do Fundão. Tive também a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas gerais do jornalismo e do webjornalismo, bem como todo o processo de produção a que está ligado.
- Relatório de EstágioPublication . Martins, Valter José Carvalho; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoResumo Capítulo 1 Este documento, designado de relatório de estágio pedagógico, consagra na sua essência todo o trabalho desenvolvido por mim ao longo do presente ano letivo, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. Durante este período formativo tive oportunidade de experienciar as diversas valências que um professor pode assumir, aquando da sua “colocação” numa escola. Neste sentido tive oportunidade de desenvolver as minhas capacidades de lecionação, de perceber a logística e trabalho inerente a uma direção de turma, de participar na organização e acompanhar um grupo – equipa no desporto escolar e de contactar efetivamente com a comunidade através da realização de um evento desportivo. Para que tais pressupostos fossem atingíveis, foi necessário desde cedo definir os meus objetivos, tendo em conta não só as minhas ambições pessoais, mas atendendo simultaneamente aos objetivos da instituição da qual fiz parte integrante este ano letivo e mais pormenorizadamente do grupo de Educação Física, que caracteriza a minha relação mais profícua nesta escola. A articulação dos propósitos destas “personalidades”, proporcionou-me uma caminhada coerente, rumo à conclusão deste processo formativo por excelência. Este relatório, explana de forma pormenorizada, toda a metodologia utilizada para a prossecução dos objetivos delineados, passando pela caracterização e planeamento das turmas pelas quais fui responsável, contemplando logicamente os recursos (espaciais, materiais, temporais e humanos) que permitiram que as atividades pedagógicas no âmbito da disciplina de Educação Física se desenvolvessem com a qualidade que os alunos merecem. Todas as vivências sentidas ao longo deste ano letivo, materializadas no contacto efetivo com os meus alunos e a minha escola, dotaram-me de uma maior capacidade de intervenção no âmbito educativo. Resumo Capítulo 2 A Autopercepção do Desempenho dos Alunos nas Aulas de Educação Física considerando dois Modelos de Ensino Diferenciados. Neste trabalho irão utilizar-se o Modelo de Instrução Direta (MID) e o Modelo de Ensino dos Jogos para a Compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU) como modelos de ensino para analisar as atividades desportivas. A autopercepção do desempenho influencia o interesse, a motivação e a persistência com que os alunos realizam as tarefas propostas, para a concretização da aprendizagem. O objetivo é avaliar de que modo estes dois tipos diferentes de intervenção condicionam a autopercepção dos alunos perante a aprendizagem das atividades desportivas. O estudo será realizado no Agrupamento Escolas do Fundão, numa turma do Ensino Secundário, com um total de 20 alunos. O desempenho dos alunos foi avaliado nas aulas de Educação Física e a perceção pessoal de cada aluno foi feita através de questionário.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Barata, Tiago André Lourenço; Martins, Júlio Manuel Cardoso; O'Hara, Kelly de Lemos SerranoCapítulo 1 Neste capítulo é feita uma exposição do trabalho por mim desenvolvido ao longo do ano letivo 2015/2016, na função de professor estagiário da disciplina de educação física na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, compondo-a com uma reflexão acerca da experiência aqui vivenciada. Este estágio encontra-se inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo a aquisição de competências práticas ao nível do desempenho como professor, nas várias faculdades para que ele deve estar preparado a intervir. Concerne os meus objetivos enquanto estagiário, os da escola e do grupo disciplinar. Já na metodologia faz referência à caracterização da escola e contempla a minha experiência acerca da lecionação da disciplina às várias turmas (10ºA, 12ºB e 12ºC), expondo a sua caracterização, assim como o planeamento e a reflexão desta lecionação. Ainda faz referência ao trabalho desenvolvido na organização e operacionalização de atividades não letivas, do desporto escolar e do acompanhamento à direção de turma. Este capítulo é findado com uma reflexão acerca do estágio e respetivas considerações finais, onde realço a importância da concretização do mesmo na minha aprendizagem, proporcionando-me ferramentas e faculdades que me fizeram evoluir e estar preparado para o desempenho da profissão.
- Resistência ao Impacto de Laminados com Múltiplos FurosPublication . Alves, Joel Rabaço; Reis, Paulo Nobre Balbis dosHoje em dia, nos mais diversos campos indústrias, os materiais compósitos estão substituindo cada vez mais os ditos materiais tradicionais, pois apresentam alta resistência e rigidez específica, bom comportamento à fadiga e boa resistência à corrosão. Neste contexto, em muitas aplicações estruturais, existe a necessidade da abertura de furos para permitir o acesso a fios elétricos, sistemas hidráulicos, montagem entre componentes e/ou devido a atividades de manutenção. Todavia, se a literatura apresenta um número considerável de estudos sobre o efeito de furos simples no comportamento mecânico destes materiais, existem poucos trabalhos que abordem o efeito de vários furos. Por outro lado, os impactos de baixa velocidade ocorrem muito frequentemente durante as atividades de serviço e/ou períodos de manutenção. Estes eventos revelam-se muito perigosos pois, para além dos danos serem muito difíceis de detetar visualmente, eles afetam significativamente o desempenho mecânico destes materiais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de vários furos na resistência ao impacto de laminados de fibra de vidro/epóxi. Foi possível concluir que a posição geométrica e a distância entre furos revela-se mais importante em termos de resistência ao impacto do que o número de furos. Finalmente, a rigidez à flexão por impacto demonstrou ser um bom parâmetro para avaliar os danos em termos de multi-impactos.
