Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-26"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Indicadores de Saúde Cardiovascular, Personalidade e Sintomatologia de Ansiedade e Depressiva em EstudantesPublication . Lemos, Inês de Castro Ruge e; Monteiro, Samuel José FonsecaA presente investigação apresenta uma natureza metodológica de índole correlacional, descritiva e transversal, cujo propósito geral tem como intuito explorar e analisar potenciais diferenças e dinâmicas de associação entre variáveis como escolaridade, sexo, modo de recolha de dados, pressão arterial sistólica e personalidade, aqui avaliada com recurso ao BFI-44 (John, Donahue & Kentle, 1991), bem como, sintomas de ansiedade e depressão, avaliados com recurso ao instrumento BSI (Canavarro, 1999). A amostra é constituída por 153 participantes, estudantes com mais de dez anos de escolaridade, dos quais 35.9% são do sexo masculino e 64.1% do sexo feminino e cuja média de idades é de aproximadamente 22 anos. No referente aos principais resultados obtidos, ao nível dos objetivos descritivos, destaca-se a presença de diferenças significativas na variável pressão arterial sistólica, em função das variáveis sexo, escolaridade e modo de recolha de dados. No que concerne aos objetivos correlacionais os resultados sugerem, por um lado, associações significativas positivas entre as variáveis ansiedade, depressão e neuroticismo e, por outro lado, indiciam o neuroticismo como preditor em cerca de 41% da variável ansiedade e aproximadamente 28% da variável depressão. Os resultados deste estudo indicam ainda que os estudantes universitários apresentam médias de pressão arterial sistólica, ansiedade e depressão tendencialmente superiores às estabelecidas como normativas para a população portuguesa. Estas evidências reforçam a importância do estudo realizado e sugerem a necessidade de maior investimento na análise e compreensão da articulação de indicadores biomédicos e variáveis psicológicas e consequente ação, na prevenção e intervenção em comportamentos de saúde, adaptada às especificidades e características da população estudante.
- Arquitectura DesconstrutivistaPublication . Rodrigues, Tiago Rafael Correia; Martins, Ana Maria Tavares FerreiraO século XX foi um período na história da humanidade que ficou distinguido por inúmeros progressos tecnológicos, por muitas descobertas e conquistas no conhecimento, nas ciências e nas artes, bem como por muitas mudanças e restruturações políticas. Nas Ciências Humanas, sobretudo na Filosofia, emergiram novos conceitos e pensamentos que marcaram e subjugaram as opiniões dos intelectuais da época, sendo a “Desconstrução”, nos anos 60 do século XX, um deles. Este pensamento filosófico detinha como principal intuito a redescoberta de novos valores, através do contraste de conceitos, e a supressão do Modernismo. A Arquitectura não foi exceção, pois surgiram novos pensamentos, estilos, movimentos e novas técnicas construtivas, que produziram e causaram uma (re)afirmação da Arquitectura na sociedade, através da implementação de novas configurações e modernas concepções espaciais. A Arquitetura Desconstrutivista surgiu nos anos 80 do século XX. Este movimento arquitetónico surge da fusão do Construtivismo Russo e outros movimentos com o conceito filosófico da “Desconstrução”, desenvolvido e explorado por Jacques Derrida. Porém é a exposição de 1998, organizada por Marc Wigley e Philip Johnson no Museum of Modern Art (MOMA), em Nova Iorque, apelidada de “Deconstructivist Architecture”, que consagra a mesma. A temática investigada centralizou-se no “Desconstrutivismo”, partindo de uma contextualização histórica, filosófica e arquitectónica. Deste modo, estudou-se a correlação do conceito filosófico da “Desconstrução”, com a noção arquitectónica, assim como a sua materialização no objecto arquitectónico. Assim sendo, esta materialização foi aprofundada através da investigação e compilação de cinquenta edifícios desconstrutivistas, dispersos pelos cinco continentes, bem como pela inquirição e estudo, da forma, luz, circulação vertical e estrutura e elementos de conformação do espaço, de três estudos de caso. Estes estudos de caso são integrados pelos seguintes edifícios: o “Mythos Building” (2007-2012), dos ARX Portugal, a “House VI” (1972-1975), do Peter Eisenman, e o “MAXXI” (1998-2009), da Zaha Hadid.
- Neuropolítica associada ao desenvolvimento dos cartazes eleitorais em período de campanha eleitoral – Caso das eleições legislativas portuguesas de 2015Publication . Fonseca, Ana Rita Carvalho da; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA importância de analisar as campanhas eleitorais e os mecanismos de conquista do apoio eleitoral conduziu-nos ao estudo da relevância das emoções. A presente dissertação incide sobre a comunicação política adotada pelos partidos políticos representados na Assembleia da República em 2015, num contexto em que a profissionalização da política e da comunicação exige um olhar mais amplo sobre os fenómenos eleitorais. A importância de estudarmos o cérebro humano, a dicotomia razão/emoção e as bases da neuropolítica constitui o eixo central da presente dissertação, sendo que recorremos aos cartazes eleitorais das legislativas de 2015 para verificar o recurso a estas técnicas por parte dos partidos políticos. A estrutura do presente trabalho assenta na necessidade de recorrermos à perspetiva comparada e à análise de conteúdo de modo a testarmos um conjunto de hipóteses de investigação relacionadas com o recurso às técnicas da neuropolítica.
- Modelação e simulação de um motor/gerador de relutância variável para substituição do volante de inércia do motor de combustão internaPublication . Cardoso, Daniel Filipe da Silva; Fael, Paulo Manuel OliveiraEste trabalho apresenta a modelação e o desenvolvimento de uma simulação usando a ferramenta de programação com ambiente gráfico SIMULINK®. com este trabalho pretende-se mostrar a viabilidade do estudo e desenvolvimento de um motor/gerador capaz de anular a necessidade dos motores de combustão interna em utilizar um volante de inércia para acumular energia dos tempos motores onde é produzido binário para depois a fornecer nos tempos onde não é produzido binário. Com este sistema pretende-se reduzir vibrações e aumentar a eficiência dos motores de combustão interna.
- A Personalidade e sua Relação com a Qualidade de Sono e Indicadores de Saúde CardiovascularPublication . Silva, Sara Margarida Pedra Trindade; Monteiro, Samuel José FonsecaEsta dissertação insere-se num projeto de investigação mais amplo, que pretende a avaliação da associação de variáveis de natureza psicológica e de variáveis de natureza biomédica numa amostra de indivíduos normativos, com idade superior a 18 anos. Das diferentes variáveis abordadas no projeto foram selecionadas, para este estudo específico, a Personalidade, a Qualidade de Sono e os Indicadores Cardiovasculares, realizando-se um estudo descritivo, correlacional e transversal, com uma amostra de 233 sujeitos, 86 dos quais são homens e 144 são mulheres, cujos objetivos se centram, essencialmente, em: i) descrever a amostra ao nível de características de personalidade, de pressão arterial e de qualidade de sono em função de dados sociodemográficos específicos e caracterizadores como o sexo, a idade, a situação profissional, o local de residência e o estatuto socioeconómico; ii) analisar o grau de associação entre a personalidade e as restantes variáveis; e iii) determinar a influência/efeito preditor da personalidade nessas mesmas variáveis. Previamente à análise empírica foi realizada uma revisão de literatura, como forma de estruturar uma base teórica pertinente, como ponto de partida para a investigação a desenvolver. A recolha da amostra foi realizada através da resposta a um protocolo de investigação, no qual se incluíam um questionário sociodemográfico, uma parte respeitante a medidas biofisiológicas e outra composta por diversos instrumentos, tendo sido considerados, para esta investigação, as respostas ao Big Five Inventory-44 (Srivastava & John, 1999) e ao Questionário de Sono de Oviedo (Bobes et al., 2000). Os resultados obtidos apontam para diferenças na personalidade e na pressão arterial, de acordo com variáveis sociodemográficas, nomeadamente, o género, idade, local de residência, situação profissional e estatuto socioeconómico. Já a qualidade de sono apresenta significância estatística apenas relativa à situação profissional e ao estatuto socioeconómico. Quanto às relações entre variáveis, a personalidade não demonstra, de acordo com os resultados deste estudo, relação com a pressão arterial, existindo, no entanto, relações significativas entre a personalidade e a qualidade de sono, em especial nas dimensões da conscienciosidade e do neuroticismo. Concluiu-se, por fim, que a conscienciosidade e o neuroticismo são fatores preditivos da satisfação subjetiva do sono e que os níveis de insónia são mais elevados quanto mais baixa for a conscienciosidade, ao contrário do que acontece entre a abertura à experiência e o neuroticismo, tanto relativamente à insónia como à hipersónia.
- Suspeita de Retinopatia Diabética, Excesso de Convergência, Adaptação de Lentes de Contacto Hidrófila TóricaPublication . Cardoso, Patrícia Penajóia; Fernandes, Marta; Monteiro, Pedro Miguel LourençoA elaboração deste Relatório de Estágio tem como objetivo abordar, três casos clínicos passados no gabinete de Optometria. Para a elaboração do mesmo, escolheu-se uma patologia, um problema binocular e uma adaptação de lentes de contacto. Cada um deles segue-se, de uma pequena introdução, dos dados clínicos obtidos em gabinete, análise, diagnóstico, tratamento, quando este é possível e faz parte das nossas competências, e por fim a discussão dos mesmos. No primeiro caso clínico, Suspeita de Retinopatia Diabética, detetaram-se microaneurismas, hemorragias e exsudatos na retinografia feita a retina, tendo sido reencaminhado para Oftalmologia. No Segundo caso clínico o Excesso de Convergência, verificou-se uma relação AC/A elevada e uma foria de perto maior, do que a de longe, e sintomas na visão de perto, tendo sido prescrito uns óculos com uma pequena adição, originando o alinhamento ocular. Na Adaptação de Lentes de Contacto Hidrófilas Tóricas, analisaram-se as estruturas internas do olho, a qualidade da lágrima e as necessidades do paciente, e prescreveu-se uma lente de contacto hidrófila tórica de uso diário.
- Glicemia, comportamentos agressivos, neuroticismo e depressão: que relação?Publication . Fernandes, Joana Carolina Dória; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaNeste estudo procuramos evidenciar se diferentes níveis de glicemia estão relacionados com os comportamentos agressivos, com o neuroticisimo enquanto indicador de personalidade e com a depressão enquanto indicador de saúde mental. Ao estudarmos o modo de como os diferentes níveis de açúcar podem estar relacionados com o bem-estar dos indivíduos, podemos observar a relação que estes têm com os diferentes comportamentos, com a saúde mental, bem como com a personalidade. O principal objetivo do presente estudo passa pela compreensão da relação que a glicemia pode ter com os comportamentos agressivos, com a depressão e com o neuroticismo. Esta investigação assume uma vertente descritiva, transversal, de tipo correlacional, com uma amostra recolhida através de um protocolo online, com o preenchimento de um questionário sociodemográfico, do Inventário das Cinco Dimensões de Personalidade (Neuroticismo), da Escala de Comportamentos Agressivos, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Depressão), bem como preenchimento de medidas biomédicas. Incluiu um grupo de 216 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 89 anos (Média=38,36; Desvio-Padrão=17,99), com 73 sujeitos do sexo masculino e 143 do sexo feminino. Foi possível observar, através dos resultados obtidos, uma correlação estatisticamente significativa entre os níveis de glicemia e os comportamentos agressivos, o neuroticismo e a depressão. Em geral verificou-se que níveis elevados de açúcar no sangue acabam por estar relacionados com a prevalência de comportamentos agressivos, bem como com sintomas depressivos. Em relação ao neuroticismo, observou-se que quantos menores os níveis de glicemia, maior é a sintomatologia neurótica. Os sujeitos com idades mais jovens foram os que obtiveram valores mais estáveis de açúcar no sangue, verificando-se um aumento destes níveis conforme o decorrer da idade, ou seja, em idades mais avançadas. Os sujeitos do sexo masculino obtiveram uma pontuação mais elevada, comparativamente às mulheres. Já em termos de escolaridade, um nível académico mais baixo refletiu valores mais acentuados de glicemia e em termos de estatuto socioeconómico, surgiram algumas discrepâncias, apesar de os sujeitos com estatuto médio-alto terem uma maior inclinação para níveis elevados de açúcar no sangue. Ficou patente que os diferentes níveis de açúcar no sangue acabam por ter uma relação significativa com o comportamento agressivo, fatores de personalidade e saúde mental dos sujeitos, e que as diferenças sociodemográficas podem espelhar um contraste nos mesmos.
- Atividade física e sua relação com as rotinas da criança em idade escolarPublication . Cabana, Daniela Gonçalves; Alves, Marta Sofia Lopes Pereira; Major, SofiaCada vez mais se conhecem os benefícios da atividade física, particularmente na infância. Por esse motivo, revela-se fundamental a presença de hábitos de prática de atividade física nas rotinas diárias das crianças em idade escolar (Neto, 2004). O objetivo deste estudo, além de analisar em que medida o nível de atividade física de crianças em idade escolar entre os 6 e os 13 anos de idade está relacionado com as suas rotinas diárias, também envolve a contribuição para a validação e tradução preliminar de um instrumento de avaliação das rotinas diárias de crianças de idade escolar em Portugal (CRI). Os participantes deste estudo são 63 mães e 17 pais. Foram alvo de estudo 81 crianças, sendo 60.5% do sexo masculino e 39.5% do sexo feminino. Os pais e mães das crianças responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Child Routines Inventory (CRI), que pretende avaliar a frequência das rotinas de vida diária, responsabilidades do lar, rotinas disciplinares e rotinas de trabalhos de casa, e do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que avalia diversas atividades distribuídas pelas seguintes áreas: atividades desportivas, de lazer e de escola. Os resultados do estudo revelaram uma boa consistência interna para a escala total da versão portuguesa do CRI (alfa de Cronbach = .87). Observou-se que a rotina mais frequente nas crianças em idade escolar era o acordar todos os dias da semana mais ou menos à mesma hora, e os hábitos menos frequentes encontravam-se relacionados com práticas religiosas. Verificou-se, ainda, que as atividades desportivas mais praticadas eram as aulas de natação e futebol, e a atividade de lazer mais frequente era a realização das tarefas domésticas. Em relação às atividades escolares, verificou-se uma maior participação nas aulas de educação física. Destacaram-se como correlações estatisticamente significativas, a associação entre as Rotinas Disciplinares e Responsabilidades do Lar (r=.50) e, a correlação entre as Atividades Desportivas e Responsabilidades do Lar (r=.27). Os resultados desta investigação apontam para a importância da prática de atividade física na rotina diária das crianças, revelando-se importante o desenvolvimento de novas investigações nesta área. Foram ainda analisadas algumas recomendações para a inclusão da prática de atividade física nas rotinas das crianças e feitas algumas sugestões para estudos futuros.
- Personal BrandPublication . Andrade, Alexandra Madeira; Elias, Herlander AlvesTodas as marcas, sejam marcas de serviços ou marcas de produtos, tentam ser líderes através dos atributos diferenciadores e do valor que transmitem, e as marcas pessoais não são exceção. Logo, é necessário que se identifiquem os atributos que melhor explicam e definem a marca pessoal, assim como o serviço que esta presta, e é através deles o ponto de partida para a promoção da marca, de forma a criar impacto de uma imagem positiva e atrativa. Tendo em conta a importância do fator diferenciação no momento de escolha de um candidato a uma determinada vaga de emprego, é fundamental definir uma estratégia de planeamento e promoção pessoal. Para além de outros formatos, as redes sociais tornaram-se ferramentas para essa mesma exposição da marca pessoal, e é de todo o interesse a sua análise. De maneira a criar uma alavancagem a nível de imagem e posicionamento online, os finalistas de licenciatura/mestrado, os indivíduos à procura do primeiro emprego e os indivíduos desempregados tornam-se o público-alvo do estudo aplicado. É essencial avaliar a importância da criação de marca pessoal para a entrada no mercado de trabalho.
- Análise de placas de betão pré-esforçado com base no modelo de treliça com amolecimentoPublication . Lyrio, Ana Rita Batisti; Bernardo, Luís Filipe Almeida; Horowitz, BernardoNeste trabalho é estudado o comportamento de placas de betão pré-esforçado solicitados ao corte puro com base no modelo de treliça com amolecimento. Para tal, o Rotating-Angle Softened Truss Model (RA-STM) para placas de betão armado é generalizado com vista a prever o comportamento global de placas de betão pré-esforçado. Para isso, o trabalho apresenta o RA-STM modificado para placas de betão pré-esforçado. O modelo incorpora também novas relações constitutivas para os materiais, baseadas em estudos mais recentes, com o intuito de melhorar a previsão do modelo e estender as suas previsões ao comportamento pós-pico de placas ao corte. Para a validação do modelo proposto, a análise numérica realizada é dividida em duas partes. A primeira incorpora análises paramétricas onde foram estudadas a influência de algumas variáveis de estudo, designadamente: o nível e direção do pré-esforço, a taxa mecânica de armadura ordinária e total, e a resistência do betão. Na segunda parte, o modelo RA-STM modificado com pré-esforço foi validado através de análises comparativas com resultados experimentais disponíveis na literatura existente para placas de betão pré-esforçado sujeitas ao corte. Como procedimento de solução para o RA-STM modificado, em substituição dos procedimentos originais onde a solução é obtida por tentativa e erro, é adotado e implementado um procedimento eficiente que se mostrou apropriado para os objetivos deste trabalho.