Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-27"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Barreiras de radão à base de impermeabilizantes líquidos em pedras naturaisPublication . Durão, João Filipe Elvas; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de; Lanzinha, João Carlos GonçalvesMétodos de construção antigos utilizavam recursos naturais da própria região para construir edifícios, tais como madeiras, argilas e pedras. Segundo os censos de 2011, 189 072 edifícios apresentam estrutura em alvenaria de pedra, sendo que o granito era muito utilizado nas zonas de Trás-os-Montes, Beiras e Douro Litoral. Por questões estéticas muitas dessas paredes de granito são mantidas à vista. O granito é uma rocha rica em rádio e urânio, esta liberta grandes quantidades de radão que se acumulam no interior dos edifícios. O radão é um gás incolor e inodoro, responsável por ser a maior causa de cancro do pulmão a seguir ao tabaco. Atualmente em Portugal, a Portaria nº. 353-A/2013 fixa o limite máximo de concentração em 400 Bq/m3 para edifícios existentes. Procurando manter a beleza do granito à vista e ao mesmo tempo diminuir a concentração de radão no ambiente interior, pretendeu-se estudar neste trabalho a capacidade de alguns revestimentos satisfazerem ambas as situações. A fim de estudar a contribuição de alguns materiais para reduzir a concentração de radão, foram executados dois tipos de ensaio distintos, conhecer a concentração de radão proveniente de amostras de granito e calcular o seu coeficiente de permeabilidade ao oxigénio. Os ensaios foram executados inicialmente para as amostras de granito sem revestimento e posteriormente com revestimento, de forma a comparar as diferenças obtidas com a aplicação dos revestimentos em estudo. Os revestimentos selecionados foram: verniz, hidrofugante e silicone líquido. Estima-se que o verniz reduza a concentração de radão entre 32 e 72%. Após interpretar estatisticamente os resultados, o verniz e o hidrofugante reduziram aproximadamente 40% da concentração de radão, enquanto o silicone líquido aumentou ligeiramente a concentração em 10%. Quanto à permeabilidade ao oxigénio, o silicone apresentou uma redução de 89% do coeficiente de permeabilidade, enquanto o verniz reduziu 79% e o hidrofugante apresentou uma redução de 65%. É necessário efetuar mais estudos referentes à redução de concentração de radão por parte destes materiais, para isso foi projetado um novo modelo de ensaio ao radão. O novo modelo deverá ser utilizado em futuros trabalhos da mesma natureza.
- Caraterização fitoquímica e determinação da atividade biológica de extratos de cascas de Salix salviifoliaPublication . Lucas, Mariana Filipa Mendes; Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa; Duarte, Ana Paula CoelhoDesde a antiguidade, que as plantas desempenham um papel fundamental na medicina, sendo a base dos tratamentos tradicionais. Assim, grande parte do conhecimento atual sobre elas deve-se à medicina tradicional. Tendo em conta a sua importância, surgiu a necessidade de se realizarem estudos cada vez mais aprofundados destas, de forma a isolar-se os seus constituintes e as suas potenciais atividades biológicas. Neste estudo foram investigados dois extratos provenientes de cascas de Salix salviifolia subsp. salviifolia, também conhecida como salgueiro branco, obtidos por extração com n-hexano e com etanol/água (80/20). Essencialmente, o objetivo foi fracionar e caraterizar quimicamente estes extratos e avaliar a sua atividade biológica por determinação da sua atividade antioxidante. O estudo foi iniciado com o extrato de etanol/água, tendo-se realizado diversos fracionamentos que se demonstraram ineficazes, o que levou à adoção da estratégia dos grupos protetores. A estratégia mais eficaz acabou por ser a acetilação do extrato bruto, onde foi possível a identificação estrutural, por RMN (Ressonância Magnética Nuclear), de três produtos: 3-Acetil-3-hidroxi-6-metil-piran-2,4-diona; 3-Acetil-3,6-dimetil-piran-2,4-diona; Ácido (E)-2-acetil-3-hidroxibut-2-enóico. Por análise do extrato acetilado, no GC-MS (cromatografia gasosa acoplada a espetrometria de massa), foram identificados monossacáridos e dissacáridos acetilados e alguns glicósidos. Minoritariamente, também foram identificados esteroides, lactonas, furanocumarinas e salicoilsalicina. Este extrato demonstrou possuir um elevado conteúdo de fenóis totais e um teor relativamente baixo de flavonoides. O extrato de n-hexano sofreu um processo de separação, o qual originou três fases, que foram estudadas separadamente e analisadas por GC-MS. Esta análise permitiu identificar alguns compostos nele presentes, concluindo-se que os terpenoides são os compostos maioritários. Para além destes, também foram identificados hidrocarbonetos e ácidos gordos esterificados com um grupo metilo. Quanto à avaliação da atividade biológica, a sua determinação foi efetuada pelo método de DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazil) e pelo sistema ß-caroteno/ácido linoleico. Esta avaliação apenas foi realizada para o extrato de etanol/água. O extrato demonstrou uma atividade antioxidante muito forte, pelo método de DPPH. Pelo sistema ß-caroteno/ácido linoleico, o extrato apresentou um poder antioxidante menor.
- Desenvolvimento de Sistemas de Entrega de Fármacos Inovadores utilizando Materiais Poliméricos Porosos contendo NanocelulosePublication . Morais, Flávia Pinto; Curto, Joana Maria Rodriguesdesenvolvimento de Sistemas de Entrega de Fármacos utilizando materiais poliméricos biocompatíveis, recorrendo à manipulação de fibras de celulose na escala nano e à simulação computacional 3D constitui um exemplo de investigação multidisciplinar na área de Química Medicinal. O objetivo principal é o desenvolvimento de sistemas de entrega de fármacos constituídos por uma matriz polimérica 3D de nanocelulose, com otimização da porosidade, para aplicações em terapêuticas orais em que a libertação controlada apresenta vantagens relativamente aos sistemas existentes. Utilizou-se a celulose nanofibrilada, desconstruída a partir da celulose vegetal, comparando-a com a celulose bacteriana, e com a carboximetilcelulose. Foi possível obter sistemas de entrega de fármacos com cinéticas de libertação diferenciadas e caracterizar as matrizes produzidas utilizando imagens SEM. A caracterização das estruturas incluiu a quantificação das dimensões das fibras e dos poros, recorrendo a programas de análise de imagem. Verificou-se que os sistemas produzidos a partir de celulose nanofibrilada apresentavam distribuições de tamanhos de poro com maior variabilidade, o que se traduziu numa cinética de libertação irregular. Posteriormente efetuou-se a simulação computacional da matriz polimérica e verificou-se que seria possível obter com os mesmos elementos fibrosos uma matriz com uma distribuição de poros mais regular. Produziram-se essas estruturas partir da celulose nanofibrilada, controlando as condições de dispersão das cadeias poliméricas e formação da estrutura 3D do gel, por manipulação das variáveis de processo da filtração. Utilizou-se a reticulação de um polímero auxiliar, o alginato, de forma a fixar e manter a estrutura pretendida. A cinética de libertação do sistema de entrega de fármacos contendo a matriz otimizada permitiu concluir que a obtenção de poros mais regulares se traduziu numa libertação controlada mais uniforme e numa melhoria significativa do sistema. Finalmente, produziram-se sistema inovadores combinando a matriz 3D de celulose nanofibrilada com carboximetilcelulose, uma vez que se provou que a sua presença permite aumentar a afinidade com a água. Conclui-se que foi possível evitar a libertação do Diclofenac no pH acídico do estomago e que a simulação computacional 3D é uma ferramenta útil para projetar sistemas de libertação controlada para diferentes aplicações terapêuticas.
- Efeitos genómicos do octilmetoxicinamato (OMC) a nível vascularPublication . Lorigo, Margarida Ferreira; Lusquinos, José Ignacio Verde; Oliveira, Maria Elisa Cairrão RodriguesA aplicação tópica de protetores solares contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta é a proteção preferida a nível mundial. Atualmente, o octilmetoxicinamato (OMC) é um dos filtros ultravioleta-B mais utilizado na composição dos protetores solares. Estudos recentes demostraram que o OMC pode comportar-se como um disruptor endócrino, mas a nível vascular apenas um estudo inicou a avaliação dos seus efeitos. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho consistiu no estudo do efeito do OMC no tónus arterial e na análise dos possíveis mecanismos envolvidos neste efeito. Para atingir este objetivo foram delineados os seguintes objetivos específicos: 1) Realizar com sucesso o isolamento e cultura de células musculares lisas da artéria umbilical humana (HUASMC); 2) Analisar o efeito do OMC em artérias umbilicais humanas (HUA) sem endotélio, e em HUASMC; 3) Analisar possíveis mecanismos envolvidos no efeito do OMC em HUA, principalmente o envolvimento dos nucleótidos cíclicos e dos canais de cálcio. Os resultados demonstraram que o OMC exerce um efeito relaxante arterial rápido (não genómico) e independente de endotélio. Também provoca relaxamento a nível das HUASMC. O mecanismo de ação do OMC pode ser, em parte, semelhante ao dos estrogénios, envolvendo a ativação da guanil ciclase solúvel, com aumento dos níveis de cGMP. Para além disso, este mecanismo não envolve a ativação dos canais de cálcio do tipo L. Estudos adicionais são necessários para compreender melhor o mecanismo de ação do OMC a nível vascular.
- Análise de dados de sinistralidade rodoviária nas zonas em obrasPublication . Trindade, Valdemiro Marques; Santos, Bertha Maria Batista dosAo longo do seu período de vida, as infraestruturas rodoviárias são sujeitas a intervenções de conservação e de reabilitação que têm por objetivo manter determinados padrões de qualidade e segurança. Os locais onde decorrem estas intervenções são denominados de “zonas em obras” e constituem pontos sensíveis da rede em termos de sinistralidade. Nestes locais verificam-se alterações temporárias das condições de circulação oferecidas aos utentes (velocidades de circulação mais baixas, encerramento e/ou estreitamento de vias, manobras adicionais de mudança de via e presença de trabalhadores e equipamentos próximos da zona de circulação, entre outros), exigindo uma atenção especial por parte destes. Tendo em conta as particularidades destas zonas, pretende-se com a presente dissertação identificar os fatores de risco com maior influência na sinistralidade verificada nas zonas em obras da rede rodoviária de Portugal Continental durante o triénio 2013-2015. Os dados utilizados na análise foram fornecidos pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e a abordagem usada recorre a uma análise estatística exploratória e ao desenvolvimento de modelos de regressão logística binária por tipo de acidente (atropelamento, despiste simples, colisão traseira e colisão lateral), fator contribuinte (excesso de velocidade, obstáculo imprevisto, desrespeito da sinalização vertical e desrespeito da distância de segurança) e grupo etário dos condutores intervenientes (jovem, adulto e sénior). A interpretação das estimativas obtidas para a razão de chances das variáveis explicativas significativas permitiu identificar que fatores aumentam a probabilidade de ocorrência deste tipo de acidentes para cada modelo considerado. Analisando os resultados obtidos é possível verificar que os fatores “meio urbano”, “circulação em marcha normal” e boas condições de “aderência” e de “luminosidade” apresentaram um impacto positivo num número significativo de modelos (aumentam a probabilidade de ocorrência do acidente). A identificação destes fatores permitirá sustentar a escolha de medidas de segurança a implementar nestas zonas com vista a minimizar o risco de ocorrência de acidentes.
- O Impeachment de Dilma Rousseff na Imprensa PortuguesaPublication . Santos, Heliene Santana Carneiro; Costa, Bruno Daniel Ferreira daA presente dissertação incide sobre o processo de impeachment da primeira mulher a exercer o cargo de presidente do Brasil, Dilma Rousseff, nomeadamente a forma como a imprensa portuguesa através dos jornais “Diário de Notícias” e “Público” acompanharam este tópico nas suas edições diárias, mais concretamente nas respetivas capas. Para o desenvolvimento deste estudo recorremos a uma revisão concetual da “comunicação”, desde o seu significado etimológico, à forma como a comunicação de massa influencia a relação entre o poder político e os cidadãos. A importância de revisitarmos as funções da comunicação, bem como a história política da república brasileira constituiu um eixo central da presente análise, sendo que a forma como o “presidencialismo de coalizão” se instaurou no Brasil permite compreender os mecanismos de implementação e aprovação do processo de impeachment. A análise realizada baseou-se no recurso ao método comparativo e à análise de conteúdo, considerando que estes métodos se enquadram nos objetivos e na especificidade do nosso “corpus” da investigação.
- Aplicação da Metodologia SMED numa Empresa de Fabrico de ColchõesPublication . Albuquerque, Ana Catarina Moita; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaNum mercado cada vez mais competitivo, torna-se imperativo implementar metodologias que permitam identificar todas as atividades que não acrescentam valor, no sentido da otimização e melhoria dos processos produtivos. A filosofia Lean permite dar resposta a estas necessidades das empresas, porque se apoia em diversas ferramentas que permitem analisar, detetar e tomar medidas que possibilitam a eliminação dos desperdícios, contribuindo para a redução dos custos e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. O trabalho desenvolvido nesta dissertação consistiu na aplicação e desenvolvimento da metodologia SMED assim como, a aplicação das ferramentas 5S, Standardized Work, Visual Management, com o intuito de otimizar o processo de setup, diminuindo o tempo e os desperdícios em acolchoadoras de tampos de colchões, na empresa Novaqui. S.A. Através da aplicação dos conceitos e metodologia usada foi possível reduzir os tempos de setup para metade, na ordem dos 50% a 60%. Verificando-se, portanto que através da aplicação de ferramentas Lean, é possíveis melhorias significativas e eliminar desperdícios, tornando assim a empresa mais competitiva.
- Direito Fundamental à Privacidade na Sociedade da InformaçãoPublication . Teles, Whana Fechine Sobreira; Cabrita, Maria João Dias de Carvalho NevesEsta dissertação aborda a questão da privacidade na nova era tecnológica, sendo apresentadas e discutidas, em primeiro lugar, as definições existentes de privacidade, assim como uma reflexão sobre as necessidades regulatórias da Internet e os seus limites. No seu seguimento, falaremos da vigilância global e do modo como os usuários estão sendo vigiados por programas de monitoramento online. Por último, faremos uma breve análise comparativa das legislações de proteção de dados pessoais brasileira e portuguesa, bem como referência à nova proteção de dados pessoais no Brasil e à nova regulamentação que vai abranger todo o continente europeu sobre proteção de dados pessoais, sendo uma lei única para todos os estados-membros. Conclui-se ser necessária uma nova legislação que acompanhe essa revolução tecnológica, pois de outro modo os direitos de privacidade ficam desprotegidos.
- Proteção solar em criançasPublication . Silva, Áurea Morgana Pereira da; Lourenço, Olga Maria MarquesA presente Dissertação de Mestrado encontra-se inserida na unidade curricular “Estágio”, sendo que ao longo da mesma serão abordados os estágios referentes à componente de Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar, bem como o trabalho de investigação relativo à proteção solar em crianças. A proteção solar é um tema que necessita de ser explorado pela sociedade e ser comunicado de forma ativa a crianças e adolescentes, por forma a implementar desde cedo valores de responsabilização no que toca à necessidade de se protegerem do sol. O primeiro capítulo da presente dissertação, intitulado “Proteção Solar em Crianças” foi elaborado tendo como base dois principais objetivos. O primeiro objetivo centrou-se no estudo de conhecimentos e hábitos de proteção solar em crianças que frequentam o 5º ano do ensino básico do concelho de Marco de Canaveses através da implementação de um inquérito baseado num questionário. Verificámos que, no geral, o sexo feminino possuí hábitos de proteção solar mais adequados que o sexo masculino, embora não se tenham verificado diferenças significativas em termos de conhecimento. O segundo objetivo prendia-se na verificação dos filtros solares existentes em formulações destinadas a proteção solar em crianças e síntese dos seus efeitos adversos mais comuns. Este objetivo foi abordado através de pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, tendo-se verificado um maior número de reações cutâneas de índole alérgica associadas a protetores solares contendo filtros químicos. O segundo capítulo ilustrará a experiência por mim vivenciada nos serviços farmacêuticos hospitalares do Hospital Sousa Martins, na Guarda, no período de 23 de janeiro de 2017 a 17 de março de 2017, tendo o Dr. Jorge Aperta sido o supervisor desta componente. Ao longo deste capítulo são referidos todos os procedimentos por mim executados ou verificados em contexto hospitalar, destacando-se os procedimentos relativos à distribuição de medicamentos, preparação de citotóxicos e as visitas médicas. Por último, o terceiro capítulo abordará a minha experiência em Farmácia Comunitária, desenvolvida entre 20 de março de 2017 a 3 de junho de 2017 na Farmácia Martins, concelho de Marco de Canaveses, sob a supervisão da Farmacêutica Diretora Técnica Dra. Joana Baptista. Neste terceiro capítulo são abordados os múltiplos papéis do farmacêutico comunitário nos quais pude participar, destacando-se a preparação de medicação em doses individualizada e o correto atendimento dos utentes.
- Sintomas Psicopatológicos e Perceção de Suporte Social em indivíduos com PAE-DL: Um olhar sobre a dislexiaPublication . Augusto, Tânia Soraia Andrade; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA dislexia é uma perturbação da aprendizagem específica com base na leitura, que permanece ao longo da vida, mas que pode ser detetada desde logo, nos primeiros anos escolares. Com a avaliação e intervenção adequadas, as crianças afetadas tendem a obter maiores benefícios, desde que o problema seja identificado cedo. Com efeito, procura-se entender se, no caso dos adultos com esta perturbação, existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (portadores e não portadores de PAE-DL) relativamente aos sintomas psicopatológicos (de ansiedade e depressão) e à perceção de suporte social. Neste estudo participaram 265 sujeitos adultos, entre os quais 204 são mulheres e 61 homens, sendo que 24 são diagnosticados com PAE-DL, 97 com ansiedade e 60 com sintomatologia depressiva. Os resultados não revelam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (portadores e não portadores de PAE-DL).