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- Terapias avançadas no tratamento da dor crónica não oncológicaPublication . Novo, Joana Filipa Sousa Costa; Ávalos, Manuel VicoIntrodução: A investigação de métodos que permitam um melhor e mais adequado controlo da dor crónica tem assumido cada vez mais relevância. Atualmente o controlo da dor crónica não oncológica assenta sobretudo em fisioterapia, medicação analgésica ou em técnicas invasivas. A medicina regenerativa é uma área emergente que oferece agora novas soluções para a redução da dor e aumento da funcionalidade destes doentes. O conhecimento, cada vez mais aprofundado, da fisiopatologia subjacente às principais causas de dor crónica não oncológica tem sido fulcral para o desenvolvimento de terapias avançadas. Estas subdividem-se em terapias celulares, de indução celular e em técnicas derivadas da engenharia de tecidos. Pretende-se com estas técnicas de medicina regenerativa não só uma analgesia mais eficaz, mas também a modificação do curso natural da doença, com regressão do processo degenerativo. Objetivos: 1- Identificar o potencial terapêutico na dor crónica não oncológica de técnicas avançadas de medicina regenerativa; 2- Identificar o estado da arte nas terapias avançadas (indução celular, terapia celular e engenharia de tecidos) para o tratamento da dor crónica; 3- Caracterizar a eficácia das terapias regenerativas no controlo da dor crónica não oncológica. Metodologias: Para responder a estes objetivos foi feita uma pesquisa alargada de literatura sobre o tema, privilegiando-se a informação mais recente e usando como principais palavras-chave: “Dor crónica não oncológica”; “Dor neuropática”, “Dor osteoarticular”; “Dor musculo-tendinosa”; “Terapia Celular”; “Engenharia de Tecidos”; “Medicina Regenerativa” e “Células estaminais”.
- Airports’ Performance and Efficiency Concerning Low-Cost Carriers OperationPublication . Rosa, Tiago Miguel Raposo; Silva, Jorge Miguel dos ReisIn the last decade, LCCs (Low-cost Carriers) growth has created a more complex airline–airport– passenger relationship. Airports depend on airlines decision to operate in their infrastructures. However, LCCs have different service demands than legacy carriers. The study of LCCs’ growth enables airport’s decision makers to identify their positive and negative impacts on KPAs and on KPIs and therefore the impacts on airport’s global performance and efficiency. With this information, airports’ decision makers can structure their short and long-term actions plans and initiatives considering LCCs’ operation impacts. This research focuses on assessing airport’s performance and efficiency due to LCCs’ operations through an internal benchmarking. For this purpose, MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) was the Multi-Criteria Decision Analyses (MCDA) methodology chosen using the PESA–AGB (Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking) model. Moreover, a statistical analysis is carried out, using LCCs’ traffic and PESA–AGB model outputs, to identify and quantify the airports’ KPAs (key performance areas) and airports’ overall scores that have a greater correlation with LCCs’ operations evolution, during an eleven years’ period (2003-2013), using Microsoft Excel and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The final results depict a set of KPAs with a high level of correlation with the number of LCCs’ passengers and movements. Moreover, high Pearson correlation coefficients were determined when the correlation between the three airports’ overall performance and efficiency scores and LCCs’ traffic was studied.
