Browsing by Issue Date, starting with "2017-7-12"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação estratégica no setor farmacêutico: o caso de Bio-Oil e ReumonPublication . Torres, Ana Filipa Marques; Gonçalves, Gisela Marques PereiraO setor farmacêutico abrange várias categorias, desde os produtos cosméticos aos medicamentos sujeitos a receita médica. Por estarem intimamente ligados ao corpo e à saúde, apresentam normas e restrições impostas pelo Infarmed e outras entidades do setor que condicionam e determinam o seu funcionamento no mercado, assim como, a sua comunicação. A comunicação estratégica faz parte, cada vez mais, da atividade das marcas e numa perspetiva de Relações Públicas e assessoria de imprensa o setor farmacêutico não é exceção. Este apresenta diferentes níveis de complexidade, pois os produtos cosméticos são mais facilmente comunicáveis do que medicamentos, visto que estes necessitam de aprovação prévia e de incluírem obrigatoriamente uma frase legal em todas as mensagens de promoção. Outro fator importante é a falta de atratividade e inovação que estes produtos têm, já que não são novos no mercado. O presente relatório, resultante de um estágio de três meses na boutique de comunicação Adagietto e da observação direta acerca das dificuldades e particularidades da comunicação no setor farmacêutico, tem como objetivo analisar a estratégia de comunicação implementada a dois produtos farmacêuticos sob a perspetiva de Relações Públicas. O estudo será sustentado pela avaliação de dados recolhidos através da assessoria de imprensa e da análise das estratégias de comunicação online através do Facebook e bloggers das marcas Bio-Oil e Reumon.
- Prescrição de Atividade Física em Idosos HipertensosPublication . Magalhães, Rute Isabel Carvalho; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoIntrodução: Nos últimos anos têm sido cada vez mais evidentes os benefícios da atividade física na saúde e qualidade de vida dos indivíduos, tendo assim muitas organizações relacionadas com a saúde e o bem-estar, recomendado uma vida mais fisicamente ativa, tanto com aumento da atividade física diária como da prática regular de exercício físico. Muitas destas recomendações têm como alvo o controlo ou a melhoria de algumas patologias crónicas, como a hipertensão arterial. Objetivo: Este estudo revê de forma sistemática os efeitos dos diversos tipos de treino na redução da pressão arterial em idosos com hipertensão arterial, tendo sido separados os efeitos de curto prazo dos de longo prazo. Metodologia: Foram analisados artigos pesquisados na base de dados Pubmed até Março de 2017. A pesquisa foi restrita aos últimos 10 anos e a estudos realizados em idosos com mais de 64 anos. Para a realização da pesquisa usaram-se os termos physical exercise (exercício físico) ou physical activity (atividade física), elderly ou older (idosos) e hypertension (hipertensão). Resultados: Na pesquisa inicial foram encontrados 991 artigos. Foram apenas selecionados os estudos com indivíduos com mais de 64 anos e hipertensos, tendo assim, selecionado 15 artigos para a presente análise. Conclusão: A revisão dos artigos científicos apresentados permitiu concluir que qualquer tipo de treino tem efeitos positivos na qualidade de vida, mas apenas o treino de resistência e o treino aeróbio têm efeito na diminuição da pressão arterial, tendo este último um efeito com maior amplitude. Assim sendo, existe um efeito positivo entre a prática de exercício físico e a diminuição dos riscos de doença cardiovascular.
- Hipertensão PulmonarPublication . Sousa, Inês Moreira da Rocha e; Gamboa, Maria Cristina MartinA Hipertensão pulmonar abrange um espectro de doenças que envolve a vasculatura pulmonar. Define-se como o aumento da pressão arterial média superior ou igual a 25mmHg, em repouso. Segundo a World Health Organization (WHO), a Hipertensão Pulmonar está classificada em 5 grupos, que serão abordados ao longo deste trabalho. Para além da classificação, será abordado o diagnóstico da Hipertensão Pulmonar, focando-se na cateterização cardíaca direita, e as terapêuticas atualmente existentes para o tratamento desta doença.
- Valor e raridade dos recursos e capacidades como fontes de vantagens competitivas e um desempenho superiorPublication . Baía, Elisabeth Pires; Ferreira, João José de Matos; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaAs premissas da teoria baseada em recursos (resource-based theory), alegando que os recursos e capacidades valiosos e raros constituem a base competitiva de uma empresa, contribuindo para a sua vantagem competitiva, e consequentemente, um desempenho superior, parecem basear-se mais na lógica e intuição do que em suporte empírico. Em resposta a esta lacuna, este estudo ambiciona investigar empiricamente a relação entre o valor, raridade, vantagem competitiva e desempenho, no setor das empresas de serviços de conhecimento intensivo (KIBS). Com base em dados de 107 empresas KIBS portuguesas, os resultados demonstram que o valor das combinações dos recursos e capacidades não está relacionado nem com a vantagem competitiva nem com o desempenho, enquanto a raridade das combinações apresenta uma relação positiva com ambos. Para além da relação direta entre a vantagem competitiva e um desempenho superior, verificou-se também o papel mediador da vantagem competitiva, ainda que parcialmente, na relação raridade-desempenho, indicando uma influência indireta da característica raridade e uma posição precedente fundamental da vantagem competitiva para o desempenho. Sendo este estudo um dos poucos estudos empíricos sobre o tema e, até ao momento, o único aplicado particularmente às empresas KIBS em Portugal, fornece uma contribuição, tanto teórica como empírica, para uma melhor compreensão das relações subjacentes à teoria e do papel das características dos recursos e capacidades para o sucesso organizacional deste tipo de empresas. Oferece maior robustez a alguns resultados atuais ainda inconclusivos, evidenciando simultaneamente a importância da perspetiva interna para a gestão estratégica.
- Musicoterapia em OncologiaPublication . Ferreira, Gonçalo Pedro Proença Esgalhado de Sousa; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoNesta tese é explorada a temática da musicoterapia e a possibilidade de esta ter um efeito positivo nos doentes oncológicos. É abordada a história da musicoterapia, desde os primórdios da civilização até à sociedade moderna. São analisados o funcionamento das sessões de musicoterapia e o papel do musicoterapeuta. No que diz respeito à oncologia, apresentam-se vários temas em discussão: demografia e mortalidade da doença oncológica, sintomas de cancro e efeitos secundários da terapia, respetivamente, e é avaliado o efeito que a música pode ter na qualidade de vida, sobejamente afetada pela doença oncológica.
- As organizações de Ensino Superior e a Comunicação DialógicaPublication . Rodrigues, Charlene da Silva Nunes; Gonçalves, Gisela Marques PereiraEsta dissertação pretende analisar o papel das páginas Web e sua utilização como canal de comunicação e ferramenta de relacionamento direto entre as organizações e seus públicos. A partir da comunicação organizacional e das relações públicas, baseada na construção dialógica, estudaram-se as formas contemporâneas de comunicação organizacional no contexto das instituições públicas de ensino superior (Universidades) em Portugal e no Brasil. Para verificar como se dá esse processo, além da revisão da literatura, buscou-se perceber de que forma as instituições de ensino superior utilizam suas páginas Web como instrumento na construção de relacionamentos. Estudaram-se as estratégias utilizadas pelas organizações e também se analisou se há diferença na aplicação. Como abordagem metodológica para o desenvolvimento deste trabalho, foi efetuada uma análise quantitativa dos dados recolhidos através de uma análise de conteúdo das páginas Web das universidades selecionadas nos dois países em estudo.
- Interação entre Filosofia Lean e Indústria 4.0Publication . Santos, Beatrice Paiva; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras MirandaA evolução das tecnologias de informação e a sua introdução nos processos de produção está a transformar a indústria, elevando-a para um novo patamar de desenvolvimento organizacional. A fim de aproveitar os benefícios dessas tecnologias para fortalecer a competitividade no mercado global, uma mudança de paradigma de produção está a ser discutida em todo mundo: Industry 4.0. Não há dúvidas que esta nova abordagem terá um grande impacto não só na melhoria da produtividade, mas também no desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócios. Ao mesmo tempo coloca-se em questão qual será o papel da filosofia de gestão Lean nesses novos ambientes de produção. Assim, este trabalho tem como objetivo intensificar a discussão sobre como a combinação desses dois paradigmas de produção pode ser a chave para alcançar o grau de flexibilidade necessário para superar os desafios atuais de alta variabilidade, personalização e redução dos ciclos de vida dos produtos. Através de uma extensa revisão bibliográfica, os paradigmas Lean e Industry 4.0 são examinados a fim de definir o seu estado da arte. Na sequência procura-se avaliar as vantagens da sua combinação e apresentar um plano de propostas com exemplos de como as tecnologias que compõem a Industry 4.0 podem potencializar as ferramentas Lean fornecendo as soluções necessárias para atingir os objetivos globais de alta eficiência e qualidade.
- A Mensagem Visual da ModaPublication . Gaspar, Sara Inês Rodrigues; Elias, Herlander AlvesA fotografia de Moda comunica e transmite diversas mensagens através de revistas, plataformas online, catálogos e outros meios. A presente dissertação tem como tema a mensagem visual que a revista Vogue Portugal projecta nas suas capas e editoriais de moda, com a colaboração de personalidades escolhidas, arranjadas e depois fotografadas. Fundamentando esta análise num Corpus de Análise, constituído por treze imagens fotográficas de Moda, editadas durante um ano civil pela revista Vogue Portugal, entre Dezembro de 2015 a Dezembro de 2016. O objectivo do estudo, através de uma análise qualitativa, é a descodificação dos signos que as imagens fotográficas possuem a fim de explicar o género de mensagem visual que a Vogue Portugal divulga. Para esta análise, sendo que a fotografia de Moda para ser compreendida é necessário interpretá-la através de prévios conhecimentos, a metodologia usada é baseada nos princípios de Roland Barthes e nos seus conceitos de semiologia na análise de anúncios, existindo dois tipos de mensagens: a conotada e a denotada; também, os preceitos de Martine Joly são indispensáveis sendo que as imagens são heterogéneas e o estudo incide em descobrir as mensagens implícitas, através do estudo da mensagem plástica e da mensagem icónica; e ainda, a metodologia conta com os princípios de Jacques Aumont sobre as percepções que a imagem transmite; que através destes conhecimentos leva a uma melhor interpretação da análise das imagens fotográficas e que mensagem estas transmitem.
- Monitorização terapêutica de fármacos com base nos princípios de farmacocinética clínicaPublication . Fernandes, Ana Cristina Moura Xavier; Alves, Gilberto Lourenço; Freire, Maria Idalina MarquesO farmacêutico tem ao seu dispor conhecimentos técnicos e científicos essenciais para a prestação de cuidados farmacêuticos qualificados, promoção da saúde e bem-estar da população, que lhe permitem assumir um papel de elevada importância na sociedade. O presente trabalho encontra-se dividido em dois grandes capítulos: o capítulo I diz respeito ao trabalho na vertente de investigação intitulado “Monitorização Terapêutica de Fármacos com base nos Princípios de Farmacocinética Clínica”, e o capítulo II descreve a vertente experienciada em Farmácia Comunitária “Relatório de estágio em Farmácia Comunitária”. A administração de fármacos visa a melhoria do estado de saúde do doente e da sua qualidade de vida. No entanto, mesmo quando administrados corretamente e em doses terapêuticas, os fármacos podem exibir toxicidade e inclusive causar morbilidade e até mesmo mortalidade. De forma a minimizar a possível toxicidade inaceitável e a maximizar a eficácia terapêutica dos fármacos, foi introduzida na prática clínica, na década de 1970, a monitorização terapêutica de fármacos com base na determinação das concentrações séricas de fármacos e a aplicação de princípios farmacocinéticos (Therapeutic Drug Monitoring - TDM). Esta é uma ferramenta que se baseia na utilização da concentração de fármacos e dos princípios farmacocinéticos e farmacodinâmicos aplicados ao controlo terapêutico individualizado. A TDM tem demonstrado a sua importância e utilidade na individualização e otimização posológica de fármacos que apresentam margem terapêutica estreita e elevada variabilidade na sua farmacocinética. Esta é uma atividade que está bem estabelecida para um número limitado de fármacos e que tem vindo a evoluir ao longo do tempo, com alargamento dos fármacos monitorizados a novas áreas terapêuticas. É uma atividade crescente na prática clínica, estando plenamente implementada nos serviços farmacêuticos hospitalares de alguns países desenvolvidos. Assim, no âmbito deste trabalho, foi construído um inquérito com a finalidade de conhecer a realidade da TDM em Portugal e verificar se o que se faz na prática clínica está de acordo com normas de orientação e guidelines publicadas. Esse inquérito foi posteriormente enviado para 79 instituições hospitalares portuguesas, tendo o sucesso do estudo, no que concerne à quantidade de respostas obtidas, sido de apenas 38%. Apesar da taxa reduzida de respostas obtidas, pode inferir-se que muitas das instituições hospitalares ainda não realizam TDM, mas aquelas que dispõem deste serviço farmacêutico diferenciado fazem-no, na maior parte das situações, de acordo com o preconizado na literatura disponível. Assim, pode afirmar-se que em Portugal a TDM não está ainda generalizada a todas as instituições hospitalares. No entanto, é expectável que, no futuro, a TDM venha a ser implementada em mais unidades hospitalares e a fazer parte da rotina dos serviços farmacêuticos hospitalares. No que concerne à experiência profissional em farmácia comunitária, o relatório de estágio pretende dar a conhecer as atividades por mim realizadas durante o estágio na Farmácia Central de Macedo de Cavaleiros, bem como a sua estrutura e funcionamento. Os farmacêuticos são os últimos profissionais de saúde a contactar com o utente e, como tal, é necessário saber comunicar com ele e transmitir-lhe toda a informação necessária para que não haja dúvidas na altura de tomar a medicação ou utilização de dispositivos médicos. Também os serviços farmacêuticos prestados nas farmácias comunitárias revelam ser uma mais-valia para o controlo de algumas doenças crónicas e os farmacêuticos têm aí igualmente um papel fundamental. Durante o estágio na Farmácia Central tive a possibilidade de adquirir diversas competências necessárias para o bom desempenho das funções do farmacêutico.
- Relações Públicas no Futebol em PortugalPublication . Batista, Renato José Morgado; Serra, Joaquim Mateus PauloO setor desportivo é uma área complexa, onde a comunicação desempenha um papel de grande importância na gestão das relações com os diferentes públicos que interagem com as organizações. Contudo, devido à falta de reconhecimento, certas áreas da comunicação, como as Relações Públicas, são ainda pouco exploradas. Essa é uma lacuna que este projeto procura colmatar. Focando-se no futebol, o presente estudo pretende enquadrar o panorama atual das Relações Públicas no setor desportivo, bem como estudar as funções e ferramentas que compõem a realidade profissional portuguesa de futebol. Partindo, precisamente, da análise realizada aos clubes profissionais de futebol em Portugal, este projeto apresenta ainda uma proposta de comunicação que permita ao SC Covilhã implementar algumas ações para melhorar a forma como o clube se relaciona com alguns dos públicos-alvo da modalidade.