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- Construção Axiológica do HeróiPublication . Carvalho, Aníbal Ifuquieto Daniel de; Vieira, Cristina Maria da CostaA presente dissertação visa analisar, em primeiro lugar, os processos axiológicos através dos quais são construídas personagens heroicas, partindo das discussões levantadas por Cristina Vieira em A Construção da Personagem Romanesca: Processos Definidores, tendo em atenção as postulações sobre personagem romanesca dos teóricos Philippe Hamon e Vincent Jouve. Em segundo lugar, tendo em vista a análise de tais mecanismos à luz da construção textual de Aníbal, protagonista do romance A Geração da Utopia, de Pepetela, são analisados todos os processos axiológicos responsáveis pela construção axiológica desta personagem paradigmática do romance angolano. Para que se compreenda o recurso a determinados processos por parte do autor, além das discussões teóricas sobre romance e personagem, faz-se um enquadramento do percurso literário do escritor angolano bem como a sua trajetória biográfica enquanto parte envolvente da geração que denominou utópica por forma a melhor contextualizar, de forma geral, o espaço histórico no qual está inserida Aníbal, e, de modo particular, as posições ideológicas defendidas por Pepetela ao longo do romance. Neste sentido, a noção de uma personagem que foge aos paradigmas épicos de herói é suscitada num contexto de reflexão da trajetória de uma geração que se sentiu desiludida pelo rumo que tomou, procurando, através desta criação axiológica de herói, criar debates que visam um diferente posicionamento sociopolítico cujo enfoque seja a construção de uma Angola mais justa.
- A historicidade em A Selva de Ferreira de CastroPublication . Sivi, João Filipe; Pereira, António dos SantosO presente trabalho faz uma leitura do romance A Selva, da autoria do escritor português Ferreira de Castro (1898-1974), na perspetiva histórica em alusão à obra sob receção em contexto angolano. Ferreira de Castro é um dos mais reconhecidos romancistas portugueses do século XX. A Selva, de igual modo às anteriores obras de Ferreira de Castro, é um livro com enorme qualidade literária na atualidade, dada a dimensão geográfica, sociológica do seu autor e de suas obras. Este trabalho pretende analisar a obra e observar a sua receção no contexto angolano. Nesse contexto, o grupo-alvo, numa primeira instância, os estudantes do terceiro ano de especialidade Linguística/Português, afetos à Universidade Katyavala Bwila, conhecem a obra e o seu autor pelo facto do romance ter merecido uma receção internacional e estar traduzido em mais de quinze línguas. Toda a obra de Ferreira de Castro constitui um importante documento social e um espelho da realidade da vida contemporânea; a narrativa mostra ao mundo a intensa dramaticidade e o quotidiano de vidas injustiçadas. Por outro lado, face ao panorama cultural do país, qualquer ideia, identificada com a literatura portuguesa do século XX, não pode ignorar Ferreira de Castro. Dos quarenta e um alunos do terceiro ano, grupo-alvo do nosso estudo, nove conhecem o autor e já leram as obras, fazendo uma percentagem de 22% em relação aos trinta e dois inquiridos, que afirmam o contrário com uma percentagem de 78%. Para os que conhecem o autor, os romances mais lidos são: A Selva (1930); A Missão (1954); O Voo das trevas (1927) e Emigrantes (1928). Este último é uma espécie de introdução a uma melhor compreensão de A Selva, constituiu um grande sucesso de Ferreira de Castro e permitiu colocá-lo na galeria dos escritores portugueses de referência do século XX. Os alunos compreenderam que Ferreira de Castro aborda, naquela emigração para o Brasil, Manuel da Bouça, um iletrado, que pretende melhorar a sua situação familiar. Nesta obra, o autor mostra-nos uma povoação perdida de Portugal, onde a luta diária pela sobrevivência é enorme, mas de uma forma humilde e honrada. Através dele, os alunos obtiveram uma visão de como era Portugal nos primórdios do século XX. Para estes, a obra testada, A Selva, é uma construção reveladora de uma extraordinária sensibilidade e humanismo. Embora a história não seja contada na primeira pessoa, reflete inteiramente o sofrimento de um homem e a experiência vivida pelo autor, no interior da selva amazónica, quando era ainda muito jovem. O conhecimento da barbaridade daquela realidade levou o autor a transpor para a sua obra a dor e o sofrimento humanos, sobretudo dos mais miseráveis no ambiente amazónico, pondo em destaque o jovem Alberto como o personagem do romance acima focado. Nesse contexto, propomos ao programa de Literatura Portuguesa (em anexo), a leitura das principais obras de Ferreira de Castro: Emigrantes (1928), A Selva (1930) e A Lã e a Neve (1947); não só às de Ferreira de Castro, bem como as de outros autores que achámos pertinentes de serem inseridas no programa curricular de Literatura Portuguesa com destaque nas principais obras do autor como forma de exercitarem e aprofundarem os conhecimentos em Literatura portuguesa contemporânea, bem como a compreensão da natureza de um romance, estabelecendo conexões entre eles e apreciando o significado das influências sociais e históricas sobre a escrita e o leitor. Por fim, a dissertação questiona até que ponto o romance A Selva é considerado um clássico da literatura portuguesa contemporânea e aborda a sua receção em contexto angolano.
- Healthcare leadership development through associativism participationPublication . Teixeira, Vera Alexandra Vaz; Martins, Henrique Manuel Gil; Sequeira, DuarteBackground & Aims Incresingly, in modern healthcare doctors are required to be leaders and to know how to work in a team. Unfortunately, in most medical schools there is still no formal training of these skills, which leads to some obvious, yet unsolved medical education questions: how can doctors learn how be leaders? How can they get to be better team workers? Is there any relationship between leadership capacity and previous experiences in activities such as associativism during medical school years? First, we should analyse what the key words leadership and associativism mean, in order to better understand these questions. There are many ways to describe a leader. It can be used to describe someone who stands out, someone powerful or even someone with great achievements. In fact, none of these definitions is exclusively correct. A leader is someone who can influence others to follow him/her, and has the ability to empower others to achieve a proposed goal. Therefore, leadership is a set of skills that can only be developed with the practice of being a leader. One way to get this practice is participating in associative groups as students associations, choirs, or academic tunas, where students have to learn how to work as a team, organize their time, and develop communication skills as a leader. The goal of this study is to explore the possible relationship between participating in associativism during medical school years and the development of leadership skills, perceived in early years of doctoring Materials & Methods This is a retrospective cohort study that was conducted in five steps. Firstly, a bibliographic research was carried out to understand how much was known about the study subject. Then, two list of contacts were created: one was a list of Portuguese students bodies’ and the other was a list of physicians who did not participate in associativism. Thirdly, a questionnaire was elaborated, taken into account relevance with the subject addressed. Next, the questionnaire was distributed to the lists of contacts already drawn up through e-mail and social media pages, making the sample voluntary and of convenience, and with a request of disclosure to other physicians, which allowed a greater number of respondents. At last, the data collected was analysed using GoogleSheets® and IBM SPSS® statistics for Windows, version 23.0.. Descriptive and inferential statistics were performed, according to the pertinence of the data and the possibility of answering the questions raised by this thesis. Results For this study, 199 questionnaire responses were analised, where 152 were female (76,4) and mean age was 27,1 years old (standard deviation of 3,39). Most of the physicians participating in this study attended FCS-UBI, FMUP or FMUC. Half (50,8%) were senior residents; 37,2% were first year residents and 12,1% were specialists. Regarding the distribution into types of medical specialties, it overlaps the national reality. Depending on the answer given for the first question “Have you haver participated actively in associativism?” the study population was divided in two main cohorts: G1- physicians who participated in student groups (62,8% of the sample) and G2 – those who did not participate. 44,8% of G1 said they had stopped attending the associative group more than 2 years ago. In order to complete the second part of the questionnaire it was asked the question "For how long have you been active in your(s) association(s)?", which mode was the answer “5 – 6 years” with 30,4% of the G1 responses. Then it was asked to G1 if they were board members (G1b), or not (G1nb), on their esxtracurricular activities and 53,6% responded “yes”. Concerning G1b board positions, the most performed was “Assistant board member” with 29 responses, followed by “President” (n=21), and with 18 responses both “Treasurer” and “Other”. Physicians from G1b performed their respective board duties mostly between “1 - 2 years” (32 responses, representing 47,8% of G1b) and spent between 5 to 8 hours per week on their board duties. Results shows that 97% of G1b felt that their participation improved their academic experience and the three competencies they felt better developed due to associative participation were: “Time management” (n=46), “Public communication” (n=27) and “Commitment” (n=26). G1 showed a positive correlation with ability to “speak in public” (p=0,003), and trend towards correlation with other leadership skills, such as “feeling calm when facing an adversity” (p=0,075), “confidence when leading a team” (p=0,077) and “gain team (p=0,057). G2 also showed some correlations regarding “feeling anxious about difficult tasks” both as students and as physicians (p=0,030 and p=0,016, respectively). Within G1 group, the subgroup of students who had been board members showed a positive correlation with “volunteering to be the leader” (p=0,013), “persuade my colleagues” (p=0,041), and “feeling confident to lead a team” (p=0,018). Discussion/conclusion In this sample, physicians who took a role in student groups, especially those involved in leading those groups, showed improved confidence and leadership skills. Almost every physician from G1b recognised that their participation in associativism improved their academic jouney, Our data suggests that to be a student organization board member plays an important role in developing teamwork skills and also creates new opportunities for students to be leaders while in medical school and eventually beyond in their personal and professional lives. Since some medical schools had a small representation and the sample of physicians who did not participate in the associativism was obtained non-randomly – being a convenience sample - it is not possible to generalize the conclusions. However, conclusions regarding the study sample could be elaborated.
- Terapia cognitivo comportamental no tratamento da depressãoPublication . Fonseca, Márcia Alexandra Cruz; Leitão, Carlos Manuel de Moura MartinsContextualização: A depressão é um transtorno mental comum, com mais de 300 milhões de pessoas afetadas. É uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo e na sua forma mais grave, pode levar ao suicídio. O sexo feminino é o mais afetado. Existem vários tratamentos eficazes, nomeadamente os psicossociais, que são indicados para a depressão ligeira e os farmacológicos (antidepressivos), que podem ser eficazes no tratamento da depressão moderada-grave, mas não são a primeira linha de tratamento para os casos de depressão ligeira. Nesta revisão da literatura vai-se abordar mais especificamente a terapia cognitivo comportamental como forma de tratamento da patologia depressiva. Objetivo: Verificar se a terapia cognitivo comportamental é eficaz no tratamento da depressão. Metodologia: Para a elaboração desta revisão foram analisados artigos indexados na base de dados da Pubmed, entre outras, assim como livros e estudos publicados em revistas científicas. Resultados: Foram descritos os fundamentos da terapia cognitivo comportamental no tratamento da depressão e revisadas as evidências da sua eficácia. Discutiu-se igualmente o uso de tratamento farmacológico concomitante à TCC. A eficácia desta está bem estabelecida no tratamento dos transtornos depressivos, na diminuição do risco de uma nova tentativa de suicídio e no tratamento da depressão que não responde ao tratamento habitual. Conclusões: A TCC é uma das abordagens que apresenta evidências empíricas de eficácia no tratamento da depressão, oferecida de forma isolada ou em combinação com a farmacoterapia. Evidências científicas demonstraram que a TCC diminui o risco de uma nova tentativa de suicídio para metade em pacientes que já o tentaram e, portanto, deve ser o tratamento preferido para todos os pacientes com depressão. No entanto, os antidepressivos podem ser tratamentos eficazes de segunda linha para pacientes que não respondem à TCC. Por esse motivo, dever-se-á ponderar esta estratégia no tratamento desta doença.
- Sono e Luz: Repercussões da Era DigitalPublication . Nascimento, Francisca de Noronha; Leitão, Carlos Manuel de Moura MartinsO ser humano rege-se por um relógio biológico intrínseco, constituído por uma periodicidade própria e com influência sobre um conjunto de parâmetros fisiológicos que auxiliam a definir os períodos destinados à atividade e os períodos destinados ao repouso. É este ritmo circadiano que permite a sincronização com os ritmos do ambiente, nomeadamente com ciclos diários de luz e escuridão. A luz é um dos fatores com maior contributo na sua regulação, dado que tem a capacidade de suprimir a produção de uma hormona indutora do sono: a melatonina. Assim, à noite, a típica ausência de luz possibilita a produção de melatonina que, por sua vez, desencadeia um efeito importante na promoção do sono. O sono representa uma condição imprescindível à vida humana. Além de propiciar um estado de repouso essencial para o começo de um novo dia, constitui também um substrato para a manutenção da homeostasia humana, através do qual muitas funções fisiológicas se enaltecem. Uma boa higiene do sono é, por isso, crucial para a condição humana e é, geralmente, suportada por um ambiente tranquilo, com baixa iluminação e desprovido de preocupações, fatores que, em pleno século XXI, se encontram difíceis de alcançar, dadas as crescentes exigências sociais, laborais ou familiares. A evolução do ser humano e das áreas e recursos que o rodeiam têm contribuído para alcançar objetivos que até então eram impensáveis. Em particular, o desenvolvimento tecnológico/digital veio permitir o aparecimento de fontes luminosas artificiais e disponibilizar uma série de dispositivos eletrónicos, dos quais se usufrui a qualquer instante e de forma tendencialmente crescente. Estes aparelhos tecnológicos, como computadores ou telemóveis, são meios de comunicação, de trabalho ou de entretenimento comuns nas horas que precedem o sono, mas são também fontes luminosas emissoras de luz com comprimentos de onda curtos com potencial para desregular o ritmo circadiano. Este facto está relacionado com a existência de fotorrecetores da retina que são suscetíveis a estas fontes luminosas artificias que podem interferir na produção de melatonina, trazendo consequências negativas ao sono e à gestão do ritmo circadiano.