Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-12"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento e Implementação de Ferramentas de Melhoria, Controlo e Gestão de ProcessosPublication . Máximo, Luís Pedro de Oliveira; Coelho, Denis Alves; Bidarra, Tiago Filipe TeixeiraO presente relatório congrega a experiência adquirida durante o processo de estágio curricular desenvolvido no Departamento de Produção da empresa industrial automóvel SODECIA, no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. Tal documento visa a obtenção do Grau de Mestre. A descrição das actividades realizadas, bem como a abordagem a conceitos mais teóricos, visam demonstrar a conveniência do trabalho realizado e das novas aptidões alcançadas ao longo do processo. O relatório de estágio está dividido em 6 capítulos, sendo os dois primeiros referentes a uma abordagem mais conceptual e teórica e os restantes relativos à descrição e às particularidades da implementação das várias ferramentas de apoio desenvolvidas. Importa acrescentar que o capítulo 6 – Considerações finais – integra uma conclusão alargada sobre o grau de concretização dos objectivos do estágio e, paralelamente a isso, agrega uma visão abrangente e esclarecedora acerca da pertinência do estudo da Agilidade Laboral, da Gestão da Mudança e do Pensamento Lean e das suas interligações com a realidade da empresa, com as ferramentas implementadas e com a visão que se pretende projectar para o futuro. Com a análise do conteúdo deste documento tornar-se-á possível interiorizar a importância da adopção de uma atitude científica e contemporânea no desempenho das funções de gestão e de liderança das pessoas, bem como da relevância de um conhecimento abrangente e multidisciplinar de suporte na implementação de melhorias ou de mudanças significativas. Nos dias de hoje, não basta ao gestor conhecer profundamente o funcionamento das ferramentas que tem ao seu dispor, é necessária e fundamental uma visão e uma interpretação mais abrangentes da realidade e do ambiente que as envolve. Gerir com sucesso não é mais o resultado da aplicação de cálculos matemáticos, trata-se sim de um amplo acto de acção humana que aglomera em si a compreensão dos homens e da vida.
- Geração SandwichPublication . Targino, Brunna Emmanuelle Vila Nova Bezerra; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Nascimento, Adão Gaspar Ferreira doEste estudo teve como objetivo geral explorar as experiências afetivas de mulheres, cuidadoras informais, pertencentes a geração sandwich (GS) do Brasil e de Portugal. Os objetivos específicos buscaram compreender e descrever as implicações que exercer o papel de cuidadora multigeracional tem nas várias esferas de suas vidas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa pautado por uma análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas, com recolha de dados por meio da realização de entrevistas individuais. Para tal, a amostra foi composta por 8 mulheres pertencentes a GS, sendo 4 portuguesas e 4 brasileiras. Depois do tratamento e análise dos dados recolhidos, o foco abrangeu 8 categorias principais: (1) saúde; (2) cuidados prestados aos filhos; (3) cuidados prestados aos(s) idoso(s); (4) experiência afetiva; (5) implicações do papel de cuidadora; (6) ganhos do cuidado multigeracional; (7) dificuldades do cuidado multigeracional e (8) estratégias de coping . Esses dados forneceram importantes indicadores das dificuldades e desafios diários enfrentados por essas mulheres, bem como as habilidades que desenvolveram para lidar com esse papel. Mostrou também que apesar das diferenças culturais entre Brasil e Portugal, há muitas experiências similares, dando assim importantes indicadores para o trabalho dentro do contexto clínico e a necessidade de desenvolver programas de apoio para a saúde da cuidadora, da família e do receptor de cuidados.
- Análise da resposta de um sistema de terapêutica assistida para Doença Pulmonar Obstrutiva CrónicaPublication . Rodrigues, Joana Filipa Lopes; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, adiante designada DPOC, é uma das principais causas de morbilidade crónica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade em todo o mundo, sendo atualmente considerada a sexta maior causa de morte a nível mundial. A intervenção médica atual visa melhorar os sintomas e a qualidade de vida dos doentes, além de tentar travar a progressão da doença. Nas situações mais graves, quando há insuficiência respiratória crónica, pode ser necessária a utilização de oxigénio de forma contínua. Os dispositivos de terapêutica atualmente existentes não conseguem fazer uma monitorização contínua e personalizada para as necessidades de cada paciente. A falta de conhecimento da dosagem de oxigénio que deve ser administrado não conduz à obtenção de resultados clínicos ideais nem ao controlo sustentado dos sintomas, pelo que é de enorme relevância a adoção e o desenvolvimento de metodologias que permitam a dosagem exata de oxigénio a cada instante, de modo a prevenir o agravamento das sequelas da DPOC. Nesta dissertação é realizada uma análise da resposta de um sistema de terapêutica assistida para DPOC. O objetivo deste sistema reside no ajuste da pressão alveolar, PA, em diferentes estádios da DPOC face à pressão de entrada, Pao. Pretende-se assim obter os valores que possam ser impostos no sistema de controlo de um dispositivo de terapêutica assistida da DPOC para adequar a pressão ambiente às necessidades de ventilação do paciente. Chegou-se à conclusão que a forma mais eficaz de conseguir esse ajuste é através da utilização de um controlador proporcional derivativo na malha de realimentação, para valores de Kd=0.83 e para valores de Kp muito próximos de zero, conseguindo assim verificar-se uma estabilização dentro dos parâmetros adequados da pressão alveolar.
- Relatório de EstágioPublication . Daroz, Maressa Paschoaletto; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraFoi realizado um estágio na Federação Portuguesa de Natação no âmbito do treino desportivo, mais particularmente na modalidade de natação pura desportiva. Com este estágio pretendemos aprofundar o conhecimento de novas técnicas de avaliação e controlo do treino em nadadores de alto rendimento, procedendo à recolha e análise de dados realizados de forma regular, contribuindo não só para o apoio ao seu desenvolvimento e evolução, mas também contribuindo para o estímulo da investigação científica. Assim foi possível usufruir do conhecimento de avaliação e controlo do treino em nadadores de alto rendimento, a partir da recolha e análise dos dados realizados com testes experimentais no terreno. Para além das tarefas inerentes à programação e implementação dos testes de avaliação e controlo do treino, aplicados aos nadadores de elevado nível, foi levado a cabo um estudo experimental. Neste, objetivou-se caracterizar e comparar características antropométricas (altura, peso, índice de massa corporal, envergadura e índice de envergadura/altura) e a força muscular explosiva dos membros superiores e inferiores (teste de lançamento da bola medicinal de 3kg e salto horizontal) em nadadores de alto nível do escalão juvenil A e juvenil B. Assim, foi determinado a relação entre características antropométricas, força muscular e rendimento de nado nos 50 metros livre (analisando a frequência gestual, distância de ciclo e índice de nado), percebendo as variáveis determinantes no rendimento dos nadadores. Os resultados obtidos revelaram que juvenis A possuem altura, massa corporal e envergadura superior aos juvenis B, juntamente com as variáveis de força, que foram superiores nos nadadores juvenis A. Em relação ao rendimento, os resultados obtidos provaram que nadadores mais velhos foram mais rápidos no nado de 50 metros livre, e não havendo diferenças no padrão biomecânico de nado, comparado aos juvenis B. Dessa forma concluímos que os nadadores juvenis A possuem valores antropométricos e rendimento de força muscular superiores, obtendo relações lineares entre o rendimento e o lançamento da bola medicinal e o salto horizontal, provando que a força explosiva dos membros superiores e inferiores têm elevada importância para o rendimento de nadadores.
- Serviço de Telepatologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da BeiraPublication . Abreu, Patricia Alexandra Água; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Gonçalves, LuísAs limitações de orçamento impostas ao setor da saúde em Portugal têm tornado a tele-saúde numa necessidade nas diferentes especialidades médicas no âmbito da teleconsulta, auxílio de diagnósticos diferenciais, auxílio na interpretação, partilha de exames complementares de diagnóstico e até na área da educação médica. Com a tecnologia ao dispor da ciência, impera rentabilizar e potenciar os recursos físicos e materiais já existentes em hospitais nacionais, que por falta de equipa qualificada se tornam devolutos com consequências importantes na resposta às necessidades dos utentes associados aos serviços hospitalares. É neste contexto nacional e com os olhos postos nos benefícios globalmente aceites, que em 2015 foi criada a Norma de Orientação Clínica para Telepatologia/Patologia Digital tendo por base a experiência do serviço de Telepatologia implementado em Janeiro de 2013 no serviço de Anatomia Patológica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. O projeto contou com uma alteração no desenho do processo das análises de amostras de material biológico o que justificou a pertinência do estudo que teve a finalidade de quantificar os ganhos no tempo de diagnóstico e os resultados económicos decorrentes da implementação de um serviço que prescindiu da dependência do processo associado ao envio das amostras para análise externa ao Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, EPE. Através do estudo foi possível concluir que houve um ganho médio de cerca de 8 dias após a implementação do projeto de Patologia Digital aparentemente não relacionado com o facto do número de exames anuais realizados pelo laboratório ter diminuído nem com a diferença entre o número de exames por mês, por técnico. Foi ainda possível a comparação entre o processo de análise de uma amostra pelo serviço de Anatomia Patológica anterior à criação deste modelo de telepatologia, e o processo de análise das mesmas após a sua implementação, que inclui macroscopia realizada pelo Técnico de Anatomia Patológica sob supervisão do Anatomopatologista, digitalização da totalidade da lâmina e o envio para análise remota por parte do médico patologista. Por fim, a avaliação deste processo revelou não haver perda de qualidade na avaliação da amostra suportando que a existência de um banco de imagens e o processo de dupla verificação está associado a melhorias do diagnóstico.
- Nova abordagem aos processos de gestão de farmácias pela aplicação de sistemas de RFID UHFPublication . Rodrigues, Milena; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraO presente trabalho divide-se em duas seções no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas: Investigação e Farmácia Comunitária. A Seção I diz respeito ao trabalho de investigação desenvolvido relativamente à hipotética implementação da tecnologia de identificação por rádio frequência (Radio Frequency Identification - RFID) em banda ultra alta (Ultra High Frequency - UHF) nas embalagens de medicamentos. Importou clarificar o funcionamento desta tecnologia, estudar algumas das aplicações presentes no mercado e perceber as implicações da sua aplicação no setor da Farmácia Comunitária. Foi também realizado um estudo comparativo entre a forma geral como se procede atualmente à gestão de inventário nas farmácias e as melhorias que seriam postas em prática, se as embalagens de medicamentos fossem munidas de dispositivos que as permitam ter uma identidade única que as distingue de forma individual. Face às recentes alterações legais relativamente aos dispositivos de segurança que impeçam a introdução de medicamentos falsificados na cadeia de abastecimento legal (Regulamento Delegado 2016/161 da Comissão de 2 de outubro de 2015), foi elucidado como esta tecnologia permite ser aplicada para o mesmo fim. No entanto, a sua versatilidade permite que seja aproveitada para outros fins, estendendo a sua aplicabilidade e consequente melhoria da gestão das farmácias, sem pondo em causa a autenticação dos medicamentos exigida legalmente. A Seção II refere-se ao estágio em farmácia comunitária realizado na Farmácia Ançã Castro e na Farmácia Moura Glicínias entre os dias 10 de setembro de 2018 e 18 de janeiro de 2019. Nesta seção encontram-se descritas as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo do estágio que fomentaram a minha formação académica.
- In vitro tumor models for cancer research and therapeutics evaluationPublication . Silva, Daniel Nunes da; Correia, Ilídio Joaquim Sobreira; Costa, Elisabete Cristina da RochaSpheroids have emerged as in vitro models that are able to reproduce the biological and architectural microenvironment of human tumor tissues, which make them promising platforms for cancer research purposes. Several techniques have been used in the for spheroids analysis, such as scanning electron microscopy (SEM), transmission electron microscopy (TEM), flow cytometry and fluorescence microscopy. Despite their intrinsic properties, their analysis through fluorescence microscopy, namely by confocal laser scanning microscopy (CLSM), can be very challenging due to the thickness of the spheroids as well as the light scattering phenomenon, that limits the penetration of light within the spheroids. To overcome this obstacle, several optical clearing methods have been recently explored to rend spheroids with enhanced transparency by homogenizing the refractive index (RI) of their cellular and acellular constituents, and subsequently improve the light penetration within the spheroids. Herein, it was evaluated for the first time the influence of performing the immersion of spheroids in the ClearT and ClearT2 optical clearing solutions using different incubation conditions (static, horizontal agitation and rotatory agitation), on their imaging by CLSM. Overall, the best results were obtained for those spheroids treated with both ClearT and ClearT2 under rotatory agitation. Such condition allowed the best imaging of the propidium iodide (PI) fluorescence in the Z-axis and in the spheroids’ interior. Also, ClearT demonstrated to be more suitable to perform the analysis of spheroids’ interior, while ClearT2 allowed to obtain higher PI fluorescence intensity and PI signal depth in the Z-axis. In conclusion, this work can trigger the development of new pathways for cancer therapy.
- Perceção da auto-compaixão, sintomatologia ansiógena e estilos de vinculação numa amostra normativaPublication . Freitas, Murillo Souto de; Esgalhado, Maria da Graça ProençaO presente trabalho insere-se no projeto “Investigação em saúde mental, qualidade de vida e bem-estar psicológico ao longo do ciclo vital”. Aborda-se a auto-compaixão, construto definido como um processo que envolve a abertura de si próprio em relação ao seu sofrimento, ou seja, implica em ver sua própria experiência como uma condição humana, reconhecendo o seu sofrimento seus erros e imperfeições como elementos que também são dignos de compaixão, com menos julgamento sobre si próprio (Neff 2003a). A pesquisa também se debruça sobre os estilos de vinculação, o qual refere-se acerca da importância da vinculação na vida dos indivíduos, que implica no conhecimento de uma figura que está disponível a oferecer respostas e possibilitar um sentimento de segurança frente às dificuldades, e dessa forma fortificar a relação (Cassidy, 1999). A auto-compaixão tem sido muitas vezes relacionada a diversas características do sujeito e sua saúde mental. Em alguns estudos encontrados na literatura, percebe-se a relação da autocompaixão com alguns indicadores de saúde mental e outras correlações como auto-estima, auto-eficácia e auto-crítica. Já referente aos estilos de vinculação, verifica-se alguns artigos científicos que os correlacionam a ansiedade, e aos estilos parentais, enfatizando sobre a importância da vinculação segura na vida dos indivíduos. Dessa forma, pelo que se leva a cabo o presente estudo, tem como objetivos avaliar os níveis dos estilos de vinculação numa amostra normativa, avaliar os níveis de auto-compaixão, avaliar os níveis de sintomatologia ansiógena, avaliar o grau de associação entre estilos vinculativos e auto-compaixão e avaliar o grau de associação entre sintomatologia ansiógena e autocompaixão. Foi desenvolvido um inquérito online, contendo os seguintes instrumentos: Questionário socio demográfico elaborado no âmbito da presente investigação com vista a caracterização dos participantes do estudo; Inventário de Saúde mental (BSI-18) (Derogatis, 2000); Estilos de vinculação (Bartholomew & Horowitz, 1991); Auto-compaixão (Pinto-Gouveia, 2006). A amostra é constituída por 956 indivíduos. Como resultados obtidos, as pontuações evidenciam que a maioria dos participantes obteve resultados acima da média, expressando bons níveis de auto-compaixão numa população normativa. Quanto a sintomatologia ansiógena, de uma forma geral, a amostra obteve pontuações relativamente baixas. Além disso, os resultados das correlações se mostraram estatisticamente significativos entre auto-compaixão, sintomatologia ansiógena e estilos de vinculação.
- Os acidentes de trabalho em perspetiva comparativa dos determinantes sociais, culturais e das condições de trabalhoPublication . Albuquerque, Marina Alexandra Tavares de; Coelho, Denis AlvesO objetivo desta dissertação é estudar as associações entre os acidentes de trabalho, os determinantes sociais e culturais e as condições de trabalho. A análise contribuirá para que se possam elaborar estratégias e medidas que permitam a redução da sinistralidade laboral e que proporcionem um ambiente de trabalho salubre e saudável. O estudo das associações, inicialmente, foi elaborado tendo como unidade de análise o país europeu. A informação relativa aos acidentes de trabalho fatais e não fatais ocorridos no ano de 2016 foi recolhida através de dados disponibilizados pelo EUROSTAT, sendo depois correlacionada com os resultados país a país do 8º European Social Survey (ESS) (dados de 2016), com os resultados país a país das seis dimensões culturais definidas por Geert Hofstede e do 6º European Working Conditions Survey (dados de 2015), estas eram as edições mais recentes dos questionários disponíveis no início de 2019. Os resultados dos determinantes sociais foram também analisados duma perspetiva das dimensões culturais e das condições de trabalho. Adicionalmente, também se consideraram os resultados das condições de trabalho através duma perspetiva das dimensões culturais. Considerando os fatores preponderantes que se destacaram no estudo das associações a nível europeu, realizou-se de seguida um questionário respondido por 123 trabalhadores de 21 empresas distintas, espalhadas maioritariamente pelos distritos de Viseu e Guarda, com vista a perceber-se se esses fatores se mantêm preponderantes quando se passa de um nível de análise macro (continente europeu) para um nível de análise individual numa região. Tendo em conta o nível de análise europeu encontraram-se associações fortes para os quatro indicadores principais: determinantes sociais, culturais, condições de trabalho e acidentes de trabalho (fatais e não fatais). Quando se passou para o nível de análise micro (individual) apenas se mantiveram os fatores preponderantes para uma perspetiva dos acidentes de trabalho com as condições de trabalho e dos determinantes sociais com as dimensões culturais e com as condições de trabalho. Devido à propriedade da causalidade emergente, os fatores que se mostraram preponderantes nos dois níveis de análise são considerados fundamentais, uma vez que as correlações que se mantiveram para o nível macro e para o nível micro indicaram as variáveis fundamentais e as relações genuínas entre variáveis, ao passo que as que não se mantiveram foram consideradas acidentais.
- Projeto "a maria"Publication . Pinto, Maria Carlos Vilas Martins; Pinheiro, Cláudia Isabel de SousaA presente proposta divulgada neste projeto aproxima o design, o artesanato e a sustentabilidade. Assenta na criação de uma coleção cápsula têxtil-lar, que visa o desenvolvimento de três artigos de tapeçaria que valorizam materiais sustentáveis e técnicas inovadoras de maior valor acrescentado. O projeto “a maria” apresenta características e manipulações criativas que refletem e enfatizam a destreza do artesanato aliadas a valores e ferramentas de design. O enquadramento teórico deste projeto nestes domínios é justificado pela revisão bibliográfica, o que serve de suporte para a fase prática, de forma a expor conceitos como artesanato, artesão, produção artesanal, design e sustentabilidade. O projeto foca ainda na preservação e sustentabilidade do potencial da fibra natural da lã e o uso de técnicas tradicionais e artesanais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »