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- Projeto de estabilidade de uma moradia unifamiliar em Light Steel Framing (LSF) na zona de LisboaPublication . Paulino, João António Tranquada; Andrade, Jorge Miguel de AlmeidaA presente dissertação centra-se no projeto de estabilidade de uma habitação unifamiliar em Light Steel Framing. Inicialmente é feita uma introdução aos elementos utilizados neste tipo de construção, começando pelos elementos estruturais e seguindo-se os elementos não estruturais. Tendo em conta estes elementos são apresentados os diversos modos de conceção de paredes, aberturas e pavimentos facultando as características da construção em Light Steel Framing e as possibilidades de construção que este método proporciona. Numa fase seguinte é indicado o processo de cálculo e o dimensionamento deste tipo de solução estrutural de acordo com as Normas Europeias. De seguida, é feita uma abordagem do sistema estrutural com recurso ao software de elementos finitos Tricalc, onde é feita a modelação em elementos finitos da solução estrutural. Nesta fase são exploradas várias hipóteses de abordagem à conceção da habitação, face aos problemas e também benefícios que advêm da construção em Light Steel Framing. Por fim é igualmente projetada a mesma habitação numa construção tradicional, nomeadamente a construção em betão armado, e é feita uma comparação entre estas duas metodologias construtivas, concentrando-se na questão orçamental, no tempo de construção, onde são elaborados planos de trabalho por forma a aferir os tempos de construção de cada tarefa, e uma comparação da área de construção.
- Reparação de painéis curvos em materiais compósitos para aplicações aeronáuticasPublication . Silvestre, Patrícia Melo Freire; Reis, Paulo Nobre Balbis dosOs materiais compósitos estão cada vez mais presentes nas aeronaves, tanto comerciais como militares. Assim, durante todo o percurso de voo da aeronave, mas essencialmente na descolagem, aterragem ou nos serviços de manutenção, estas estão sujeitas a impactos. De entre os vários impactos, os classificados de baixa velocidade são os mais frequentes e os mais perigosos para estruturas compósitas devido ao dano induzido não ser visível através de uma simples inspeção visual. Segundo a literatura, estes eventos induzem, para além das fissuras da matriz, delaminações e rotura das fibras que são responsáveis por elevadas perdas de resistência residual. Assim, com vista a repor a integridade estrutural é sugerido remover apenas a área danificada e repará-la com recurso a remendos devidamente colados à estrutura sã. Esta reparação pode envolver remendos simples ou duplos e, no caso dos últimos, a cavidade resultante da remoção do dano pode, ou não, ser preenchida com resina. Este trabalho pretende, assim, avaliar a resistência ao impacto de baixa velocidade de cascas devidamente reparadas, uma vez que a literatura não reporta muitos trabalhos com vista a consolidar este conhecimento. Para tal, estudou-se o efeito do tamanho da reparação, considerando remendos compósitos com diferentes comprimentos e utilizados na forma de reparações simples e de dupla sobreposição com preenchimento da cavidade por resina semelhante à da matriz do laminado. Foi possível concluir que no caso das reparações simples a vida de fadiga por impacto é insensível ao tamanho do remendo, mas o estudo sugere que seja dependente da sua espessura. Na verdade, independentemente do tamanho do remendo colado, a ruína ocorreu sempre no remendo laminado. No que concerne às reparações duplas, a resistência ao impacto revelou-se dependente do tamanho do remendo devido à rigidez induzida na estrutura curva. A maior vida à fadiga foi obtida com o remendo de maiores dimensões, chegando mesmo a ser superior à obtida nos laminados de controlo (sem defeito).
- Projeto de uma Câmara de Combustão Anelar para um Motor Turbofan de Pequenas DimensõesPublication . Tavares, Leidinir Sanches; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaAs turbinas de gás têm uma ampla aplicação no setor industrial tanto para o fornecimento da energia elétrica como também propulsiva. Sendo este um trabalho no ramo da indústria aeronáutica o foco esteve mais centrado na formação de energia propulsiva tendo em conta os motores Turbofan, sendo esse uma variante das turbinas de gás. A conversão em energia propulsiva no Turbofan passa por diversas etapas de entre as quais a combustão. Para tal é necessária uma câmara de combustão onde ocorre todo o processo de combustão, ou seja, o combustível é injetado sobre o ar comprimido para uma posterior mistura. Neste seguimento, o presente trabalho tem como objetivo o cálculo para a determinação das dimensões dos diversos componentes que constituem uma câmara de combustão anelar, uma vez que estes podem ser de três tipos diferentes (tubolar, anelar, tubo-anelar). O método do cálculo basea-se na aplicação da equação proposta por Levebvre e Ballal para o dimensionamento de uma câmara de combustão anelar, propondo os valores dos parâmetros inicias, tais como a pressão e temperatura de entrada do ar comprimido na câmara de combustão.
- Social Media Marketing of Football ClubsPublication . Pereira, João Alfredo Carvalho Santos; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Gouveia, Ana Isabel Antunes Dias RodriguesThe various existing social media platforms aim at interaction and connectivity between users within online communities through the production and sharing of content. Similar to sports, social media allows users to obtain experiences that often stirs emotion. This empirical study combines the football component with social media, in which, through multiple linear regression, the performance of posts on social networks, Facebook, Instagram and Twitter, of the three biggest Portuguese clubs, is evaluated: Benfica, Porto and Sporting. This research reviews the literature of sports fanaticism, the structure and content of posts, combined with a bibliometric analysis of social media, which allows the understanding of this vast theme in four components: Social media engagement, User Generated Content, Online Communities, and Content Marketing. Through the testing of the hypotheses written for this research, assertive conclusions were obtained about the performance of social media posts in the sports field, such as, the relevance of visual posts, compared to textual posts; the effectiveness of posts that refer to the nostalgia of the supporter; and the determination of the social network most suitable for the accompaniment of a live football match.
