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- Aspetos diagnósticos, terapêuticos e prognósticos das doenças colestáticas neonatais de causa genéticaPublication . Maia, Ana Catarina Ramos; Santos, Jorge Luiz dosA colestase neonatal é uma das formas mais comuns de doença hepática na infância e afeta cerca de 1:2500 recém-nascidos. A etiologia divide-se entre intra- e extrahepáticas e dentro do primeiro grupo incluem-se as causas genéticas, que resultam em distúrbios no metabolismo, defeitos da embriogénese ou da morfologia biliar, entre outros. Estas doenças associam-se a um impacto significativo na morbimortalidade e no número de transplantes hepáticos em idade pediátrica. A sua identificação precoce é de extrema importância, uma vez que pode permitir uma janela de oportunidade para intervir de maneira a obter um melhor prognóstico. O objetivo desta Dissertação foi apresentar uma revisão atualizada sobre as causas genéticas de doença colestática neonatal, em particular os achados clínicos, métodos de diagnóstico, abordagens terapêuticas e aspetos do prognóstico. Para tal, realizou-se uma pesquisa na PubMed e ainda a consulta de alguns livros relevantes da área. Nesta Revisão constatou-se um grande avanço nos meios de diagnóstico com o desenvolvimento do Next-generation sequencing, que permitem a confirmação do diagnóstico, quando os estudos bioquímicos e histopatológicos não são suficientes. Além disso, verificou-se que há cada vez mais conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos da colestase neonatal, o que tem permitido a identificação de novos alvos terapêuticos que poderão melhorar o tratamento e qualidade de vida destas crianças.
- Identificação de Biomarcadores em doentes com Cancro do Pulmão de Não-pequenas Células tratados com ImunoterapiaPublication . Santos, Inês Duarte dos; Valente, Maria de La Salete BeirãoO cancro do pulmão representa 95% dos tumores epiteliais malignos e apresenta uma taxa de incidência em constante crescimento. Nos países ocidentais, é já a principal causa de morte por doença oncológica e estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas morra por ano, em todo o mundo. De acordo com a OMS, o cancro do pulmão pode ser classificado histologicamente em: carcinoma pulmonar de pequenas células (CPPC) e carcinoma pulmonar de nãopequenas células (CPNPC). Os carcinomas pulmonares de não-pequenas células representam cerca de 80% dos casos de carcinoma pulmonar e incluem dois tipos major: não escamoso (que, por sua vez, inclui adenocarcinoma, carcinoma de grandes células e outros subtipos) e escamoso (epidermoide). O tratamento do carcinoma de não-pequenas células sofreu, nos últimos anos, mudanças significativas resultantes do recurso a terapia dirigida e imunoterapia, o que contribuiu para o aumento da taxa de sobrevida e da qualidade de vida destes doentes. No entanto, apesar da imunoterapia se ter revelado um dos avanços mais importantes, apenas uma parte da população de doentes com CPNPC beneficia dela. A identificação e o estudo de potenciais biomarcadores, que são preditores da resposta ao tratamento com imunoterapia, permitem a seleção dos doentes que mais beneficiarão dela. Permitem também monitorizá-los durante o tratamento e inferir sobre o seu prognóstico. São vários os biomarcadores já identificados e estudados, alguns relacionados com o próprio tumor, outros ligados ao seu microambiente e, por fim, alguns derivados do hospedeiro. Cada biomarcador mencionado na presente monografia revela utilidade e apresenta também limitações, pelo que uma combinação de múltiplos biomarcadores poderá ser a melhor alternativa para prever a eficácia da imunoterapia. Em suma, existe ainda um longo caminho a percorrer e é premente a realização de estudos prospetivos que validem a utilidade destes biomarcadores e contribuam para a uniformização do seu uso na prática clínica.
- Impacto da psilocibina na depressão: uma revisão de literaturaPublication . Pechirra, Ana Raquel Ramos; Duarte, Ana Paula Coelho; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha VazA psilocibina é um alcaloide indólico presente nos cogumelos do género Psilocybe e é frequentemente conhecida pelas suas propriedades alucinogénias. Esta substância atua no cérebro ao nível dos recetores de serotonina provocando efeitos transitórios a nível da cognição, da perceção e da emoção. Atualmente, esta substância tem sido envolvida em vários estudos que têm demonstrado a sua segurança e a sua eficácia terapêutica em algumas doenças neuropsiquiátricas, como a depressão. Este trabalho teve como principal objetivo analisar o impacto da psilocibina na depressão, auscultando a sua eficácia a nível sintomático, os seus efeitos adversos e contraindicações. Através da revisão de literatura foi possível verificar que, em conjunto com psicoterapia, uma elevada dose de psilocibina é capaz de suscitar benefícios clínicos rápidos e sustentados, sem efeitos adversos significativos.
- A influência das aulas de natação escolar no desenvolvimento das habilidades motoras das criançasPublication . Moura, Orilda Machado de; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraA escola tem vindo a ser reconhecida pelo seu papel fundamental no estímulo das expressões físicas e motoras da criança, contribuindo para a melhoria da sua proficiência motora. A inclusão de experiências motoras diferenciadas tem sido entendida como forma de motivar a criança para a prática do exercício físico, em que a natação surge como potencialmente benéfica para o domínio das habilidades motoras. Apesar da sua prática ser cada vez mais recomendada, carecem os estudos sobre a sua implementação em contexto escolar e influência no desenvolvimento da criança. Com o presente trabalho, procurámos analisar os efeitos da prática de natação escolar nas habilidades aquáticas das crianças, procurando também perceber a sua influência no seu comportamento motor. Para tal, foram realizados três estudos experimentais em crianças entre os 5 e os 10 anos, numa escola municipal brasileira, pretendendo: i) avaliar o desenvolvimento motor global e o desempenho das habilidades de locomoção e de controlo de objetos em crianças com e sem experiência prévia nas aulas de natação na educação básica do ensino fundamental 1 do Brasil; ii) verificar o efeito de 12 semanas de aulas de natação escolar, nas habilidades aquáticas e na coordenação motora; e iii) analisar a implementação de dois programas de ensino da natação de 12 semanas (i.e., um focado nas competências básicas e o outro na aprendizagem das técnicas de nado formal), nas habilidades aquáticas e coordenação motora. As principais conclusões que advêm do trabalho são as seguintes: i) parece existir um efeito positivo da prática regular de natação no desenvolvimento motor das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade; ii) 12 semanas de ensino da natação escolar, uma vez por semana, permitiram uma melhoria das habilidades aquáticas e da coordenação motora em crianças brasileiras entre os 6 e 10 anos de idade; iii) dois programas de natação diferentes, implementados por 12 semanas (uma vez por semana) em contexto escolar, demonstraram aumentos significativos na prontidão aquática e na coordenação motora em crianças entre os 7 e os 9 anos; iv) o programa de ensino de natação focado no desenvolvimento de habilidades básicas de natação causou os maiores ganhos nas habilidades aquáticas. Estes resultados realçam que a inclusão da prática de natação nas escolas brasileiras, pelo menos uma vez por semana, parece ser benéfica para a prontidão aquática e o desenvolvimento motor das crianças, contribuindo para o aumento da segurança aquática e da competência motora.
- Literacia em Saúde: Tendência Evolutiva dos Níveis de Literacia em Saúde e Medidas Implementadas em Portugal, Alemanha e HolandaPublication . Pinheiro, Marta Filipa Marques; Arriaga, Miguel André Telo deLiteracia em Saúde é definida, pela OMS, como o conjunto de «competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para acederem à compreensão e ao uso da informação, de forma a promover e manter uma boa saúde». O interesse neste conceito tem aumentado nas últimas décadas – a nível mundial –, devido aos impactes comprovados tanto na saúde dos indivíduos como nos Sistemas de Saúde. Estão também documentados diversos Determinantes que, comprovadamente, influenciam os níveis de Literacia em Saúde das populações e que são explorados nesta dissertação. O presente estudo pretendeu encontrar a tendência evolutiva dos níveis de Literacia em Saúde das populações de Portugal, Alemanha e Holanda; analisar as possíveis correlações existentes entre as tendências evolutivas e os Determinantes de Literacia em Saúde; e, tentar perceber se e como as Políticas de Saúde, programas, ações e medidas implementadas, por cada um dos países, poderão ter influenciado a progressão dos níveis de Literacia em Saúde das suas populações. Realizou-se uma revisão narrativa e mista da literatura sobre o tema Literacia em Saúde; numa primeira fase, uma abordagem quantitativa, numa segunda fase, qualitativa. A progressão dos níveis de Literacia em Saúde dos três países não é muito díspar, contudo, por não existir homogeneidade no tratamento e apresentação dos dados entre os diferentes estudos selecionados, torna-se difícil tirar elações seguras e elaborar comparações rigorosas. Considerando os Determinantes relevantes, juntamente com as Políticas, planos de ação e medidas de cada país, é percetível uma potencial correlação com a evolução dos níveis de Literacia em Saúde das populações. Assim, os contextos políticos e sociais de cada país são relevantes para a caracterização dos Determinantes que influenciam a Literacia em Saúde e, consequentemente, os seus níveis. Esta dissertação salientou, também, algo já identificado: a evidente necessidade de mais investigação neste âmbito.