Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-22"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação Política e Poder LocalPublication . Dinis, Ângela Marques; Costa, Bruno Daniel Ferreira daO relatório apresentado tem como base a experiência de estágio, realizado no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Seia, tendo o mesmo tido a duração de seis meses. Aqui consta, uma apresentação teórica sobre a comunicação política autárquica, as informações relativas ao Município de Seia, todas as atividades realizadas, bem como as considerações finais que servem de observação do período de estágio desenvolvido. A comunicação institucional de uma Autarquia local pode, e deve, influenciar o modo como as pessoas atuam no espaço público. Uma comunicação que assente nas bases da transparência e assiduidade, pode garantir a todo o concelho uma maior participação e um maior envolvimento por parte dos eleitores que dele fazem parte. Com este objetivo em vista, para além de refletir sobre as atividades realizadas, este relatório compreende uma análise do que é a comunicação política autárquica, a participação dos cidadãos no espaço público e as vertentes da comunicação interna e externa do orgão político que se vai analisar.
- The Impact of Stigmatizing Experiences and Self-Stigma on Mental Health and Suicidal Behavior: Results from the Community of Portuguese Language CountriesPublication . Coelho, Mariana Quelhas Marques; Pereira, Henrique MarquesThis dissertation in Clinical and Health Psychology is presented in a scientific article format and aims to assess stigmatizing experiences, self-stigma, mental health, and suicidal behavior, comparing differences between countries of residence. Literature demonstrates that stigma and, more specifically, self-stigma have a major impact on people’s lives, namely on their mental health and quality of life. People who have self-stigma endorse negative stereotypes about themselves, which may aggravate mental disorders and/or suicidal thoughts and, eventually, attempts. A sample of 1006 participants were asked to answer a sociodemographic questionnaire, the Portuguese version of the Brief Symptom Inventory-18 (BSI-18), the Suicidal Behaviours Questionnaire-Revised (SBQ-R) and the Paradox of Self-Stigma scale (PaSS-24). It was possible to conclude that participants with higher levels of self-stigma and stigmatizing experiences presented significantly higher mental health issues and suicidal behavior. Furthermore, mental health issues and suicidal behavior were positively correlated with self-stigma. Hierarchical regression analyses showed that sociodemographic variables, number of stigmatizing experiences, and self-stigma explained 25.3% of the variability in mental health issues while sociodemographic variables, number of stigmatizing experiences, and self-stigma explained 13.5% of the variability in suicidal behavior. These investigation offers an important contribution to understanding to the knowledge regarding the relationship between stigma, mental health and suicidal behavior and how important is to address stigma in our communities in order to reduce its impact.
- Water-Energy Nexus: Normalização, Produção e Utilização de Energia nos Processos da ÁguaPublication . Gomes, David Emanuel da Silva; Santo, António Eduardo Vitória do EspiritoO conceito Water-Energy Nexus contribui, cada vez mais, para demonstrar que a água e a energia são recursos que estão inevitavelmente interligadas no quotidiano da nossa sociedade. A utilização da água é visível nos processos de produção de energia elétrica, e.g. na movimentação de turbinas hidráulicas, aproveitando a energia potencial gravítica armazenada nas albufeiras ou em centrais termoelétricas na produção do vapor que faz rodar os geradores. É também possível encontrar exemplos de utilização da energia elétrica em processos que envolvem água, no transporte, distribuição e armazenamento, na utilização de bombas para captação e finalmente no tratamento, do líquido mais precioso para vida na Terra, de modo a o devolver à natureza, com o mínimo impacto possível. Este documento começa por descrever a interligação da água com a energia no passado. Em seguida, são descritas práticas atuais que visam otimizar a utilização destes dois recursos. A temática da Water-Energy Nexus é atualmente alvo de estudos que visam adotar as novas tecnologias para obter os objetivos finais, bem como a formulação de diretrizes e normalização desde a distribuição, à pegada como medidor de desempenho e na gestão dos vários sistemas de energia. Esta dissertação analisa, portanto, a normalização existente no meio e procura as suas fragilidades de modo a incrementar o conceito. É proposta uma Metodologia para a Localização Exata de Fugas de Água através de um equipamento eletroacústico, para que deste modo os processos da água se tornem mais eficientes e se desperdice menos água, e por consequente, menos energia no tratamento dessa mesma água. E ainda uma Metodologia para Controlo Pró-Ativo de Perdas de Água e Energia que quantifica a energia que é possível poupar com a reparação dessas mesmas fugas.
- Análise do Burnout como fator de risco para a Ansiedade, Depressão e Qualidade de VidaPublication . Guerra, Cláudio da Silva; Monteiro, Samuel José FonsecaO burnout tornou-se num dos riscos ocupacionais psicossociais mais importantes da sociedade atual, levando a implicações e custos significativos tanto para os indivíduos, organizações e sociedade em geral. A presente investigação, em Psicologia Clínica e da Saúde, pretende contribuir para uma melhor compreensão de alguns potenciais consequentes do burnout, mais concretamente, no âmbito da saúde mental e da qualidade de vida. Deste modo, estabelece-se como principal objetivo do estudo, a análise da associação e eventual influência do burnout na qualidade de vida relacionada com o trabalho e também a análise da sua associação com em indicadores específicos de saúde mental, nomeadamente, a ansiedade e a depressão. Participaram na amostra deste estudo um total de 1667 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, com uma média de idades de 34.1 anos e um desvio padrão de 13.087, sendo 64.2% (n = 933) mulheres e 35.6% (n = 517) homens. O presente estudo recorreu, seletivamente, a dados obtidos através do protocolo, de um projeto mais amplo - HEPHAESTUS, que incluiu vários questionários. Foram incluídos, neste estudo, especificamente, dados recolhidos com o Questionários Sociodemográfico, com o Burnout Assessment Tool, com o Brief Symptom Inventory 18 e com a Work-Related Quality of Life Scale. As diferenças das dimensões do burnout em função das variáveis sociodemográficas demonstraram que as variáveis burnout, tanto como nos indicadores de saúde mental, diferem conforme o género. O mesmo fenómeno se verificou relativamente às restantes variáveis sociodemográficas analisadas. Os resultados obtidos, sinteticamente, demonstraram que o burnout tem um efeito preditivo nos indicadores de saúde mental e na qualidade de vida relacionada com o trabalho, visto que se verificaram predições estatisticamente significativas. A modelação de equações estruturais reforçou a existência de associações positivas significativas entre o burnout e os indicadores de saúde mental e da qualidade de vida relacionada com o trabalho. A partir dos resultados e contributos teóricos e empíricos deste estudo evidencia-se um padrão de associações que amplia o nível de compreensão das implicações (negativas) para a saúde mental e da qualidade de vida relacionada com o trabalho.
- Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICEPublication . Serra, Francisco da Cruz Real Paulino; Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deO aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.
- Controlo da Qualidade Alimentar em Indústria de Produção e Comercialização de OvosPublication . Brito, Andreia Ferreira; Ferreira, Susana Margarida Paraíso; Mendes, Bruna Rita SousaO presente relatório resulta do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Biotecnologia na Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Campovo – Produção e Comercialização de Ovos, SA durante aproximadamente nove meses e teve como foco o controlo da qualidade alimentar em indústria de produção e comercialização de ovos. A Campovo, SA é uma das principais empresas de produção de ovos e ovoprodutos a nível nacional e destaca-se principalmente pela produção e comercialização de produtos de elevada qualidade, bem como pelo seu interesse pela melhoria contínua dos processos produtivos e pela preocupação pelo bem-estar animal e pelo meio ambiente. A elevada qualidade dos seus produtos advém da sua preocupação em possuir um excelente controlo de qualidade, visto que, a empresa para além de cumprir todos os requisitos legais em vigor tem ainda em atenção vários aspetos relevantes tanto ao nível da segurança como da qualidade dos alimentos. Para a realização do estágio e, consequentemente, para a elaboração deste relatório foi definido como objetivo geral a integração e participação ativa na rotina de controlo de qualidade alimentar da empresa, para além do desenvolvimento de planos de implementação e de ferramentas de melhoria do requisito de cultura de segurança dos alimentos na empresa, e análise do potencial de enriquecimentos de ovos por suplementação da dieta de galinhas poedeiras. Estruturalmente, este relatório de estágio encontra-se dividido em cinco partes, sendo a primeira destinada à apresentação da empresa, da sua gama de produtos e dos sistemas de segurança e qualidade alimentar implementados. Na segunda parte é realizado um breve enquadramento teórico, onde são explorados temas como os ovos, a segurança dos alimentos e o controlo de qualidade. Na terceira parte encontram-se apresentados os objetivos específicos para a realização do estágio. A quarta parte corresponde (i) à descrição das várias atividades diárias relacionadas com a segurança dos alimentos e com o controlo de qualidade na empresa; (ii) à análise crítica do sistema documental de segurança dos alimentos, de forma, a promover a implementação de uma cultura de segurança de alimentos o mais eficaz e positiva possível; e (iii) à análise do potencial enriquecimento de ovos de galinhas poedeiras através da aplicação de suplementação na dieta das galinhas no sentido de desenvolver um novo produto, nomeadamente ovos enriquecidos em nutrientes específicos como vitamina D, vitamina B12 e selénio. Através do desenvolvimento destes objetivos foi possível conhecer e compreender o processo de processamento dos ovos e os controlos necessários ao bom funcionamento da empresa, bem como entender as várias etapas relacionadas com a criação e implementação de um requisito referente ao sistema de segurança dos alimentos. Relativamente ao último objetivo constatou-se que todos os nutrientes selecionados revelam potencial para o enriquecimento de ovos de galinhas poedeiras, no entanto a vitamina B12 aparenta ser a opção mais viável, podendo através da utilização de suplementação obter-se ovos simultaneamente enriquecidos em vários nutrientes. Por fim, este relatório termina com uma breve conclusão sobre todo o trabalho desenvolvido, o qual resultou em crescimento profissional e pessoal.
- Braço robótico colaborativo de baixo custoPublication . Ananias, Estevão dos Prazeres; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis OliveiraA evolução das tecnologias de informação e os grandes avanços na área da inteligência artificial, estão a conduzir a um nível de automatização até agora nunca alcançado. Grande parte desta automatização deve-se ao recurso a robôs. Apesar dos primeiros robôs industriais terem surgido na década de 60 e serem amplamente aceites como uma forma de melhoria da qualidade e da produtividade, as questões como segurança dos humanos, equipamentos e elevado custo para aquisição desta tecnologia, faziam com que esses robôs devessem operar dentro de células de fabrico para garantir a segurança ao seu redor. Dada as necessidades dos robôs colaborarem em simultâneo ou em paralelo com os humanos, diante desses desafios, uma nova geração de robô, designados Cobots, “Collaborative Robots”, está a ganhar destaque. Com os Cobots é possível ultrapassar as barreiras de segurança e perspetivar um trabalho lado a lado com os humanos em segurança. Ainda assim, e tal como até então, o custo destas tecnologias é demasiado elevado para uma grande maioria das empresas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e teste de um braço robótico colaborativo articulado com 6 eixos, de baixo custo, dentro dos padrões estandardizados, podendo ser utilizado em diferentes aplicações. O desenvolvimento deste robô colaborativo requereu o projeto e impressão 3D da estrutura (elos e peças), dimensionamento e seleção dos circuitos e/ou componentes eletrónicos, programação e controlo. No âmbito do trabalho, foi também desenvolvida de uma aplicação computacional e respetivo interface com utilizador para definição de sequências de movimentos e/ou para control0 remoto. A solução tecnológica desenvolvida nesta dissertação permite estender ainda mais a aplicação da robótica colaborativa a setores e aplicações, industriais, de serviços e até mesmo educacionais, que por questões dos custos associados se encontram restritas. Em particular, no âmbito de aplicações educacionais, o robô colaborativo e a ferramenta computacional de programação, permitem consolidar o conhecimento nos conceitos fundamentais associados à cinemática e dinâmica do movimento de braços robóticos, assim como na mecânica, eletrónica e controlo inerente aos componentes que compõem a solução tecnológica.
- Fatores Humanos e Segurança de Voo: Sistema de Gestão de Fadiga para Trabalhadores de PlacaPublication . Morais, Carlota Nascimento; Silva, Jorge Miguel dos Reis; Ribeiro, João Manuel da CostaApesar de ao longo dos anos, os sistemas técnicos (equipamentos) terem vindo a evoluir, a maior parte das ocorrências, na indústria da aviação, nomeadamente na área de assistência em terra, estão em grande parte relacionadas ao erro humano [1]. Devido ao facto de no setor da aviação, se trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana, o sistema de trabalho por turnos é a opção mais viável e (única) para resolver esta problemática, fazendo com que a fadiga seja uma questão de (in) segurança importante e bastante significativa. Atualmente, o desempenho e estado de alerta dos trabalhadores de placa continua a ser afetado negativamente pela fadiga, aumentando o risco de acidentes/incidentes. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi estabelecer e propor um Sistema de Gestão de Fadiga, concebido para assegurar que os trabalhadores de placa não desempenhem as suas funções quando fatigados e para tomar ações de mitigação apropriadas, no sentido de minimizar as consequências da fadiga, provocada pelo trabalho por turnos [1]. Posteriormente foi realizada a sua validação através de inquéritos realizados a especialistas nesta área, para aferir a importância e viabilidade deste sistema, sendo seguidamente, efetuada uma análise entre o Sistema de Gestão de Fadiga proposto e o previsto sobre esta matéria na regulamentação europeia, com particular destaque para a que se aplica diretamente aos trabalhadores de placa (Regulamento (UE) nº 139/2014). As respostas obtidas, permitiram concluir que a implementação de um SGF é importante para a população de trabalhadores aeroportuários (lado ar), que esta implementação pode ser um instrumento útil e benéfico na gestão e prevenção de acidentes/incidentes e que o SGF proposto para trabalhadores de placa é adequado e/ou suficiente. Por fim, verificou-se que não existe qualquer incompatibilidade do Regulamento (UE) nº 139/2014, com a implementação de um Sistema de Gestão de Fadiga para trabalhadores de placa.
- The Impact of Adverse Childhood Experiences on Mental Health and Suicidal Behaviors: A study from Portuguese Language CountriesPublication . Silveira, Daniela Filipa Nunes; Pereira, Henrique MarquesAdverse childhood experiences (ACEs) are frequent and intense experiences of stress during childhood (WHO, 2020a), which can be associated with physical and mental health problems throughout the life course. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared COVID-19 a pandemic (WHO, 2020b), which led to the adoption of several measures by different countries and governments, aiming to prevent the spread of the virus and protect the population. However, these measures, such as social isolation, seem to have unintentionally contributed to children and adolescents, coming from dysfunctional households and with a history of ACEs, being continuously exposed to these events (Bryce, 2020). The literature demonstrates that the pandemic had negative effects on the parents' mental health (Brown et al., 2020; Zafar et al., 2021), which may have potentiated the occurrence of ACEs. Few studies have examined this topic in the Community of Portuguese Language Countries (CPLC), therefore this Dissertation and the study developed aim to assess the impact of ACEs on mental health and suicidal behaviors in a sample of participants from the CPLC. This study used an online survey that included a sociodemographic questionnaire, the Brief Symptom Inventory-18 (BSI-18) to assess somatization, depression, and anxiety symptoms, and overall mental functioning, the Suicidal Behaviors Questionnaire-Revised (SBQ-R) to assess suicidal behaviors, and the Family Adverse Childhood Experiences Questionnaire to assess the report of ACEs. The sample consists of 1006 participants aged between 18 and 80 years (mean=41.76; SD=14.19). Emotional abuse was the most reported ACE (32.7%) and participants from Brazil had higher levels of somatization, depression, anxiety, and suicide ideation and attempt, while participants from Portugal had a higher probability of suicide in the future. ACEs were strong and significant predictors of psychological symptoms and the likelihood of suicide in the future, with emotional abuse and emotional neglect being the domains with the greatest contribution, respectively. The results obtained demonstrate that ACEs are a prevalent and general phenomenon across countries. Therefore, it is urgent to alert policymakers and mental health professionals of the need to intervene with children and families to ensure their adjusted development, thus promoting the quality of life and well-being of populations.
- A cosmética verde: A identidade de marca das microempresas portuguesasPublication . Lopes, Diana Sofia Barroca; Paço, Arminda Maria Finisterra doA indústria da cosmética verde é objeto de investigação académica, contudo tem-se vindo a focar mais na perspetiva da procura (consumidores), e não tanto na perspetiva da oferta (marcas). Assim, esta investigação foca-se na identidade da marca de microempresas no ramo da cosmética verde. O mercado da cosmética sólida, em Portugal, era até muito recentemente composto unicamente por microempresas. Estas microempresas têm uma identidade, sendo esta o objeto de estudo com base no modelo de análise de Kapferer (2008). Para preencher as seis facetas do prisma (físico, personalidade, relação, cultura, reflexo e autoimagem) foram entrevistadas oito marcas nacionais que se inserem em pelo menos uma das categorias da cosmética verde: biodinâmico, hipoalergénico, não-OGM (sem organismos geneticamente modificados usados), fair trade, cruelty free, vegan, orgânicos e/ou naturais. Descobriu-se que as principais fontes de diferenciação entre as marcas são o seu design, e respetivos elementos visuais, e a personalidade da marca. Sobre as facetas da cultura e da relação é visível que as marcas, na sua maioria, defendem os mesmos valores e fazem uso dos mesmos canais de comunicação. Constatou-se também que as marcas confundem o modo como os consumidores querem ser vistos, com o público-alvo da marca. As categorias de cosmética verde mais comuns são o cruelty free, vegan e orgânico, e os produtos com maior representação são os champôs, sabonetes e condicionadores. Espera-se que estes resultados possam orientar o caminho a percorrer pelas marcas para a complementação e atualização dos elementos associados à identidade de marca, e incentivar ao estudo deste segmento de mercado e de pequenas marcas nacionais.