Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-12"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Transição para o Marketing Digital: Estudo de caso da marca portuguesa BigZone JeansPublication . Mandim, Eduarda Alves; Loss, CarolineA evolução da tecnologia tem feito com que as mais variadas áreas da moda evoluam em termos de processos digitais. Dessa forma, a área do marketing também está a evoluir, tornando este mercado cada vez mais competitivo e exigente. Esta revolução da era digital veio mudar drasticamente a realidade de hoje em dia, trazendo consigo as empresas que estão atentas e empenhadas em aderir a estas novas ferramentas e métodos para o sucesso. Através das ferramentas de marketing, principalmente pelo marketing de conteúdo, as empresas são capazes de estabelecer uma relação emocional entre a marca e o consumidor, transparecendo confiança na mesma. A preocupação com o consumidor faz com que este se sinta especial, envolvendo-se emocionalmente com a mesma. Este projeto explora o processo de transição para o marketing digital de uma marca portuguesa de moda, utilizando a BigZone Jeans como estudo de caso. Dada a crescente importância do ambiente digital no setor da moda, o estudo analisa estratégias de marketing que integram inovação, sustentabilidade e presença online para alcançar consumidores modernos. Com base numa revisão de conceitos e estratégias de marketing tradicional e digital, abordando os acontecimentos históricos que possibilitaram o avanço deste campo, e através de métodos qualitativos como entrevistas e análise de mercado, o projeto identifica oportunidades e desafios para fortalecer o posicionamento da marca num mercado competitivo. Por fim, no estudo de caso apresentado, onde o projeto foi desenvolvido é verificado em que pontos estratégicos é possível melhorar e potenciar um crescimento da marca no mercado da moda, através do marketing digital. Como contributo, é proposto um plano de ação que inclui a criação de um e-commerce robusto, campanhas digitais, e parcerias com influenciadores, evidenciando a relevância do marketing digital para a expansão sustentável e diferenciada de marcas emergentes.
- Projeto Aldeias Educadoras: Qual o impacto de um programa intergeracional na promoção do envelhecimento saudável?Publication . Pereira, Alice Martins Henriques Vieira; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha VazNas últimas décadas, assistimos a um envelhecimento da população portuguesa. Os programas intergeracionais, são reconhecidos na promoção do envelhecimento ativo. O Projeto Aldeias Educadoras foi um programa intergeracional, que decorreu entre setembro de 2022 e de 2023, em aldeias do concelho do Fundão. No âmbito desta dissertação foi analisado o impacto deste programa nos indicadores de saúde avaliados. O estudo teve um desenho quási-experimental, com uma amostra de 19 pessoas. Foram avaliados os parâmetros Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Diastólica (PAD), Índice de Massa Corporal (IMC), Mini Nutritional Assessment (MNA), Time Up and Go (TUG), avaliação geral do sono, problemas de saúde ativos, medicamentos habituais, “Integração na Comunidade”, “Saúde Física”, “Saúde Psicológica”, Mini Mental State Examination (MMSE), Geriatric Anxiety Inventory (GAI), e Geriatric Depression Scale - 15 itens (GDS-15). A análise estatística foi realizada através do programa IBM SPSS Statistics v29.0.1. Foram obtidos resultados estatisticamente significativos (p value<0.05) nas diferenças obtidas antes e depois da intervenção nos parâmetros de “Integração na Comunidade” ((p<0.001), “Saúde Física” (p<0.002), “Saúde Psicológica” (p<0.016), GAI (p=0.003), GDS-15 (p<0.001), PAS (p<0.001), PAD (p=0.010), TUG (p=0.021) e número de medicamentos (p=0.013). Não foram obtidos resultados estatisticamente significativos nos indicadores MMSE (p=0.165), Qualidade do Sono (p=0.404), IMC (p=0.185), MNA (p=0.058) e Atividade física (p=0.500). Os resultados parecem indicar um impacto positivo na saúde dos participantes, embora algumas contradições revelem a necessidade de mais estudos nesta área.
