Departamento de Química
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Browsing Departamento de Química by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Empreendedorismo e Formação ProfissionalPublication . Silva, Sara Raquel Vicente; Madeira, Maria José AguilarNos últimos tempos, em Portugal, o empreendedorismo apresenta-se cada vez mais como uma das possíveis vias de acesso ao mercado de trabalho, podendo mesmo constituir uma opção alternativa de inserção profissional, para a população em geral. A salvação passa a ser a empregabilidade, sendo a educação para o empreendedorismo apontada como uma das áreas chave para fazer com que todos descubram potencialidades inovadoras e criativas despertando a intenção empreendedora. A investigação baseia-se num estudo de caso, essencialmente descritivo e analítico que se centrou em explorar o tema “Intenção Empreendedora dos Formandos no Modatex”. A presente dissertação procura através da revisão de literatura, fazer uma explanação sobre o tema empreendedorismo, o perfil do empreendedor, intenção empreendedora, a educação para o empreendedorismo, bem como os fatores comportamentais dos empreendedores e o empreendedorismo no contexto da formação profissional em Portugal. Com base na fundamentação teórica, formulou-se as hipóteses a serem testadas, no estudo empírico. A análise estatística foi efetuada com o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0 para Windows e Microsoft Office Excel 2010 para Windows. Os resultados obtidos mostram que os formandos que consideram ter uma maior capacidade de liderança e de comunicação manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados também evidenciam que os formandos que apresentam uma maior auto-eficácia são também os que manifestam uma maior intenção empreendedora. Os resultados disponíveis permitem ainda concluir que os formandos revelam alguma intenção empreendedora, pelo que se revela urgente, pela dimensão social e económica de se estimular e desenvolver nos formandos comportamentos empreendedores. Os resultados obtidos permitem evidenciar a necessidade de promover a educação para o empreendedorismo através do sistema de ensino profissional. As atuações a levar a cabo pelo sistema de ensino profissional deverão ser impulsionadas pelo Ministério da Educação e da Ciência e da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e, ainda, por outros agentes públicos e privados, responsáveis pelo fomento do empreendedorismo.
- A experiência em eventos: motivações, dimensões de consumo, emoções, satisfação e lealdade turísticaPublication . Jesus, Cátia Mendes de; Alves, Helena Maria BaptistaNo atual contexto competitivo da economia dos países, o turismo apresenta-se como um setor estratégico de relevância acrescida. Os mercados globais, industrializados e em constante evolução tecnológica fomentaram a necessidade de diferenciação; e com a riqueza individual generalizada, os benefícios funcionais e racionais deixaram de ser um fator distintivo para o atendimento das expetativas e requisitos dos consumidores. Como consequência, as experiências começaram a destacar-se como um novo «campo de batalha competitiva», onde os eventos memoráveis e únicos são atos de consumo essenciais. Dessa forma, a compreensão da natureza das experiências de turismo assume uma importância fundamental para que os serviços e produtos possam ser reformulados e reposicionados, obtendo-se como resultado uma clara vantagem competitiva. Neste contexto surge o principal objetivo da dissertação: compreender quais as motivações para a participação em eventos, bem como, compreender de que forma as dimensões de consumo influenciam as emoções percebidas, a satisfação e a lealdade em eventos, através da proposta de um modelo estrutural. Na metodologia da investigação utilizou-se como técnica de recolha de dados, um questionário elaborado para recolher a perceção das pessoas sobre a sua participação em eventos, que permitiu a obtenção de 254 respostas válidas. Essas respostas serviram de base para uma abordagem quantitativa e uma avaliação do modelo através de equações estruturais. A análise do modelo proposto comprovou a maioria das relações previstas nas hipóteses e obteve interessantes níveis de correlação e capacidade preditiva. Dos resultados obtidos destaca-se a influência positiva das dimensões de consumo (educação, escapismo, entretenimento e estética) sobre o comportamento dos participantes, ou seja, nas suas emoções, satisfação e lealdade. As relações comprovaram a importância de experiências autênticas e memoráveis, capazes de envolver emocionalmente e intensamente os participantes, para que o julgamento de satisfação e consequente fidelização resultem num efeito positivo para as organizações de eventos.