Departamento de Sociologia
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Departamento de Sociologia por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia:: Relações Internacionais"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Grande Estratégia Chinesa sob Xi Jinping: Uma Abordagem Realista NeoclássicaPublication . Sanches, António João Freire; Silva, Jorge Manuel Tavares da; Gomes, Tomé RibeiroA grande estratégia da República Popular da China sob Xi Jinping, denominada “Fen Fa You Wei”, contrasta com a postura prudente que vigorara desde o final da Guerra Fria. Em vez da lógica de moderação e de baixo-perfil que caracterizou a anterior grande estratégia de “Tao Guang Yang Hui”, a partir da ascensão de Xi ao poder em 2012 observa-se uma orientação externa mais assertiva e pró-ativa nos planos diplomático, económico e militar. A presente dissertação tem como objetivo identificar e explicar os fatores que motivaram esta viragem. Alicerçando-se na teoria realista neoclássica, emprega variáveis sistémicas e domésticas (imagens dos líderes, instituições domésticas e relações Estado-sociedade), para explicar este processo de transição. Os resultados indicam que a combinação entre a ascensão material da China, a erosão da unipolaridade norte-americana, e o respetivo redireccionamento estratégico dos EUA para o Indo-Pacífico alteraram a relação custo-benefício de perseverar com a orientação “Tao Guang Yang Hui”. Contudo, estes fatores sistémicos não são por si sós suficientes para explicar a mudança de grande estratégia que se seguiu. O papel mediador desempenhado por variáveis domésticas, em particular as crenças e mundivisão de Xi, a recentralização do poder em seu torno e o crescente nacionalismo da população chinesa, revelou-se essencial para possibilitar a transição de “Tao Guang Yang Hui” para “Fen Fa You Wei”. Além de procurar explicar um caso específico de mudança de grande estratégia, esta dissertação também apresenta um contributo teórico ao aplicar sistematicamente uma abordagem realista neoclássica, demonstrando o seu poder explicativo.
- Integração da comunidade islâmica na Europa: diferenciação entre as políticas públicas francesas e britânicas entre 1995 e 2015Publication . Mendes, Sofia Alexandra da Silva; Ferreira, Liliana Domingues ReisA presente dissertação de mestrado para obtenção do grau de Mestre em Relações Internacionais foi elaborada com o tema “Integração Da Comunidade Islâmica Na Europa: Diferenciação entre as Políticas Públicas Francesas e Britânicas Entre 1995 e 2015”. A presença islâmica na Europa não é, de todo, uma situação nova, podendo ser analisados marcos históricos como a tentativa de conquista de Constantinopla no século VII ou a conquista efetiva de grande parte da Península Ibérica, anos mais tarde, como relevantes dos ideais expansionistas do povo muçulmano perante o continente europeu. A partir dos anos 90 do século XX, mercê de movimentos migratórios devidos a problemas como guerras, e os problemas socioeconómicos subjacentes a este estado, a população muçulmana na Europa cresceu exponencialmente, situação que não foi prevista e foi entendida como uma migração temporária, não tendo, por essa razão sido levadas a cabo políticas integracionistas para esta população/comunidade. Assim, objetivo desta dissertação é, analisando dois estudos de caso, França e Inglaterra, tentar perceber de que forma as políticas públicas de ambos os países salvaguardaram, ou não, a integração da comunidade islâmica no período de 1995 a 2015, analisando em paralelo de que forma é que essas mesmas políticas podem estar relacionadas com o crescimento de, por um lado, atos terroristas contra países europeus encetados por cidadãos muçulmanos e, por outro lado, de movimentos nacionalistas por parte dos países europeus.
