Departamento de Gestão e Economia
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Browsing Departamento de Gestão e Economia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas"
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- Adoção de veículos elétricos: uma análise das barreiras à compraPublication . Ferreira, Leandro da Cruz; Paço, Arminda Maria Finisterra doAs alterações climáticas e catástrofes naturais alertam-nos para o facto de a sustentabilidade das futuras gerações poder estar em risco. Com esta sustentabilidade em risco, vários esforços têm sido feitos para reduzir o nosso impacto no planeta. A inovação e transição para economias mais verdes é fundamental para assegurar a continuidade futura. O setor dos transportes, sendo responsável por 25% das emissões de gases poluentes procura respostas para resolver este problema. Para tal, os veículos elétricos (VE) poderão ser a solução. Dito isto, foi realizada uma dissertação com o propósito de investigar quais as barreiras à compra de um VE. Através da literatura identificou-se as principais barreiras que poderão estar a influenciar a adesão aos VE, tais como: custo, autonomia, confiabilidade do motor, confiança nas baterias, pouca informação disponível, falta de incentivos (financeiros e fiscais), falta de infraestruturas, tempo de carregamento e pouco conhecimento acerca dos VE. Com as barreiras delineadas realizou-se um questionário online onde foram obtidas 110 respostas, com intuito de verificar se estas barreiras são indicadas pela amostra, e se são percecionadas de maneira diferente consoante as características demográficas. Os resultados mostram que estas barreiras ainda estão bem presentes, com o custo a ser a principal. Nas conclusões deste estudo são sugeridas linhas de investigação futura e são desenhadas recomendações para promotores e empresas do setor.
- As DLTS nas cadeias de abastecimento: conceptualização e aplicação no setor têxtilPublication . Gregório, Afonso Manuel D'Oliveira; Lopes, Mário Filipe Amorim Faria de Oliveira; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daA crescente competitividade na indústria têxtil cria a necessidade de aumentar a capacidade de resposta por parte das empresas aos requisitos de um mercado cada vez mais específico onde é necessária uma validação e acompanhamento constante de modo a garantir o cumprimento de tais requisitos. Cada vez mais é necessário que as empresas apostem na melhoria dos processos e da sua capacidade de resposta, nomeadamente no decorrer das cadeias de abastecimento, possibilitando não só reduzir custos, mas também aperfeiçoar a orientação para o cliente, para com isto se destacarem no mercado atual. As tecnologias de registo distribuído são emergentes no contexto mundial, contudo, a sua aplicação já está presente nas mais diversas áreas. O foco desta dissertação é a sua aplicação nas cadeias de abastecimento da indústria têxtil. Estas tecnologias são apresentadas como potenciadoras de todos os processos das cadeias de abastecimento, nomeadamente no que diz respeito a segurança, rastreabilidade, transparência e desintermediação. Esta dissertação tem como objetivo aprofundar o conhecimento já existente no universo onde se insere, não só através de uma pesquisa bibliográfica, mas também através do desenvolvimento de uma prova de conceito tendo por base a introdução de um sistema baseado nas tecnologias distribuídas, nomeadamente a blockchain. O trabalho desenvolvido assenta num estudo de caso que permitiu testar uma prova de conceito para uma aplicação do que foi abordado na componente teórica. Nesta prova de conceito é desenvolvido, ainda que de uma forma teórica, um sistema blockchain que tem como objetivo aumentar a segurança, transparência e rastreabilidade da cadeia de abastecimento da empresa em estudo. Com esta aplicação foi possível concluir que a blockchain permite alcançar uma maior rastreabilidade, confiança nos registos e segurança em toda a cadeia de abastecimento. A aplicação de um sistema como o que foi descrito vem trazer uma mudança na forma de fornecimento atual, nomeadamente numa área que requer um controlo de qualidade meticuloso, assim como prazos de fornecimento certos e exigências especificas Embora este sistema compreenda um elevado investimento quer em infraestruturas quer em formação, esta dissertação permite concluir que, quando devidamente utilizado, garante um controlo e uma coordenação que qualquer indústria exige, em particular neste estudo, a indústria têxtil.
- Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantesPublication . Silva, Simone Costa da; Madeira, Maria José AguilarO empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.
- Fatores influenciadores dos Modelos de Negócios na era da digitalização e da Indústria 4.0Publication . Souza, Meiry Altino Freire de; Madeira, Maria José AguilarO surgimento das tecnologias digitais e o alargamento da sua utilização tem transformado significativamente as organizações e os seus Modelos de Negócios (MN), modificando as suas estruturas tradicionais, redefinindo o significado do cliente e o seu posicionamento, bem como reajustando o modo como os indivíduos vivem e interagem uns com os outros na Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0). Esta investigação tem como objetivo identificar fatores influenciadores dos MN na era da digitalização e da I4.0. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática da literatura para mapear os artigos e autores, mais influentes na área, e através da co-ocorrência de palavras-chaves foram apontados e analisados cinco clusters, a saber: (1) Inovação Tecnológica, (2) Inovação nos Modelos de Negócios, (3) Transformação Digital, (4) Tecnologias Digitais e (5) Economia Circular & Sustentabilidade. Em seguida, para complementar a investigação alargando o conhecimento sobre a temática, foram selecionados e explorados estudos de casos específicos, uma vez que as empresas diferem significativamente quanto ao tipo e número de tecnologias adotadas. Assim, os resultados revelaram que as tecnologias digitais permitem melhorias na estratégia de distribuição e rastreabilidade, podem facilitar a relação entre compradores e fornecedores, permitem melhorar a segmentação de clientes e a previsão da demanda de produtos, além de possibilitar a diminuição dos custos e auxiliar na implementação de práticas da economia circular. No contexto da pandemia/COVID-19 os MN têm-se alterado significativamente, tornando-se necessário aprofundar o conhecimento sobre o processo de digitalização em si e a adoção das tecnologias da I4.0. Com efeito, o atual estado da arte da interação dos MN e da digitalização são baseados em novos desafios da gestão empresarial. Esta investigação fornece aos investigadores e gestores importantes contribuições para a implementação dos MN em contextos de implementação das novas tecnologias da I4.0.
- Influência de Diferentes Estilos de Liderança no Processo Empreendedor: Um estudo qualitativoPublication . Baltazar, Juliana Ribeiro Lopes; Franco, Mário José BaptistaA liderança e seus diferentes estilos representam um papel importante no crescimento e sucesso das empresas. Já o processo empreendedor surge com um evento gerador que pode ser influenciado por vários fatores, pelo que é de todo o interesse entender qual o efeito que os diferentes estilos de liderança podem ter no processo empreendedor. Neste sentido, a presente investigação teve como objetivo identificar os estilos de liderança que se encontram presentes ao longo das diferentes etapas do processo empreendedor. Para isso, recorreu-se a uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em quatro pequenas e médias empresas (PME) (casos) de setores diferentes. Como técnica de recolha de dados, recorreu-se à realização de entrevistas, aos líderes e liderados das quatro PME selecionadas, bem como à análise documental. Para o tratamento de dados, adotou-se uma análise de conteúdo às entrevistas realizadas quer aos líderes quer aos liderados. Com base nas evidências empíricas obtidas, conclui-se que não existe um único estilo de liderança seguido pelas PME analisadas nas diferentes etapas do processo empreendedor, no entanto, foi possível identificar o estilo de liderança transacional em duas das etapas do processo empreendedor: na descoberta da ideia e na implementação da ideia. Na segunda etapa do processo empreendedor, a aplicação da ideia, foi identificado o estilo transformacional e, na última etapa (o crescimento) foram identificados dois estilos de liderança: o estilo participativo e o estilo relacional. Apesar de os estilos de liderança serem vistos como influenciadores no comportamento do líder e do ambiente dentro da empresa, o impacto e os efeitos dos estilos de liderança nas diferentes etapas do processo empreendedor, não têm sido explorados empiricamente. Assim, esta investigação foi uma primeira aproximação, de forma a verificar a relação entre os estilos de liderança e as etapas do processo empreendedor, pelo que os resultados obtidos representam um contributo para a literatura nestas duas áreas: a liderança e o processo empreendedor. A investigação contribui também com um modelo inovador proposto, onde estão exemplificadas as características que advém de cada fase do processo empreendedor e do estilo de liderança identificado. Deste modo, os proprietários-gestores das PME devem estar consciencializados para a influência que o seu estilo de liderança pode ter na sua empresa e para os seus colaboradores, bem como nas diferentes fases do processo empreendedor. Em termos práticos, este estudo sugere também quais os estilos de liderança, que os líderes e empreendedores deverão adotar nas diferentes fases do processo empreendedor, bem como as recomendações e características a considerar neste tipo de processo empresarial.
- Longevidade Empresarial: O caso da Auto Transportes do FundãoPublication . Esteves, Eva Daniela Nunes; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daNeste trabalho estudou-se o fenómeno da Longevidade Empresarial. Foram apresentados os principais fatores internos e externos que influenciam, em geral, a longevidade das empresas. De seguida, à luz desses fatores, analisou-se um dos maiores exemplos de longevidade empresarial no Distrito de Castelo Branco, a empresa Auto Transportes do Fundão. Concluiu-se que o enfoque continuado no seu core business, o seu conservadorismo financeiro, a natureza familiar da empresa e a sua orientação para longo prazo foram determinantes internos que influenciaram favoravelmente a sua longevidade. Com não menos relevância, destacou-se a influência positiva de alguns fatores externos como o enquadramento legal e regulamentar da atividade, o baixo grau de concorrência no setor e a ausência de ruturas tecnológicas. A alteração drástica na regulamentação da atividade em 2015 que deixou de contribuir positivamente para a longevidade da empresa e a inexistência de uma perspetiva de transferência da empresa para a terceira geração das famílias, são fatores que poderão ditar que a história fascinante desta empresa termine antes de se tornar centenária.
- Métodos do ensino virtual para o empreendedorismo: revisão sistemática da literatura e análise bibliométricaPublication . Pedro, José Luís Rosa; Madeira, Maria José Aguilar; Rocha, Raysa GeaquintoEste trabalho revisa sistematicamente a literatura de métodos do ensino virtual para o empreendedorismo, fornecendo uma visão do estado da pesquisa e delineando uma agenda de pesquisa futura. Apesar das áreas da educação empreendedora e do empreendedorismo virtual receberem atenção crescente, a pesquisa sobre os métodos do ensino empreendedor virtual, apresenta-se como uma oportunidade de investigação. Duzentos e trinta e cinco documentos foram extraídos da Scopus e o seu conteúdo foi analisado para o processo de seleção dos artigos. Finalmente noventa e seis documentos que tratam do ensino virtual para o empreendedorismo foram analisados por meio de uma análise de conteúdo e bibliométrica, com suporte do Software R (pacote Bibliometrix). A questão de pesquisa que será respondida é: Qual é o status quo das pesquisas sobre os métodos do ensino virtual para o empreendedorismo? Os resultados demonstram que a literatura sobre o tema é ainda escassa e dispersa. No seguimento, a análise de conteúdo proporciona a categorização de cinco linhas de pesquisa: 1) Netrepreneur, 2) MOOCs e CLabs académicos, 3) Jogos de simulação virtual, 4) Ensino à distância/e-learning e 5) Internet móvel/Computação em nuvem. Em suma, este estudo contribui para o conhecimento do status quo das pesquisas. Assim, podendo servir de suporte aos formuladores de políticas, académicos e pesquisadores a conhecer de forma categorizada os diferentes métodos, ferramentas e abordagens de ensino virtual para o empreendedorismo. Além disso, oferecendo áreas de pesquisa futura de acordo com a categorização das linhas existentes. Por fim, abrindo caminho para as próximas pesquisas.
- As Normas IFRS S1 e IFRS S2 e o Problema da Comparabilidade dos Relatórios de Sustentabilidade: O Caso do Setor EnergéticoPublication . Santos, João Filipe Pimenta dos; Roque, Ana Filipa Marques; Madeira, Maria José AguilarA importância da informação não financeira e de sustentabilidade tem aumentado consideravelmente ao longo dos últimos anos, especialmente nas áreas da sustentabilidade e do clima. As alterações climáticas são uma realidade presente e a ação das empresas é um fator que pode contribuir em grande escala para reduzir as emissões de gases de estufa e fomentar o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a divulgação de informação não financeira nos relatórios de gestão, ou relatórios de sustentabilidade, vem a tornar-se numa normalidade cada vez mais presente. No entanto, esta ainda se encontra pouco solidificada, dado a falta da existência de um modelo globalmente utilizado, o que provoca problemas de comparabilidade e harmonização entre empresas. Este estudo vem assim contribuir para o aumento da sensibilidade na divulgação sobre a sustentabilidade e comparação da informação não financeira entre empresas, uma vez que incide na análise de relatórios de sustentabilidade e/ou relatórios integrados das empresas do setor energético de Portugal, em consideração com as novas normas IFRS S1 e IFRS S2 propostas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). O objetivo é compreender se as Normas permitem colmatar o problema da comparabilidade. Para tal, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre a informação não financeira, com destaque nas principais teorias e modelos de divulgação. Em seguida, em termos metodológicos, adotou-se uma abordagem interpretativa, através da análise da informação presente nos relatórios (de sustentabilidade e integrados) nas principais empresas do setor energético. Os resultados indicam que as Normas não são capazes de colmatar o problema de comparabilidade, pelo que é necessária a criação de uma estrutura que possa ser utilizada transversalmente para divulgar informação sobre a sustentabilidade e o clima.
- O Papel da Aquisição de Conhecimento das Alianças Interorganizacionais na Relação Entre o Empreendedorismo Corporativo e o Desempenho: Insights das PME PortuguesasPublication . Tuma, Francisco André; Ferreira, João José de MatosThe perspective of the relationship between corporate entrepreneurship (CE) and the performance of companies in the literature has been mainly directed to the study of the influence of external factors. Some studies have recently focused on interorganizational alliances’ role in CE and firm performance. In this context, our study aims to evaluate the role of knowledge acquisition from interorganizational alliances in the relationship between CE and performance. To this end, we opted for a quantitative study with primary data collected through questionnaires addressed to managers of a sample of 101 Portuguese small and medium-sized enterprises (SMEs) from different sectors. Through a hierarchical linear regression analysis, the results show that both EC and knowledge acquisition positively influence performance. However, the results also show that the moderating effect of knowledge acquisition on the relationship between CE and performance is negative and varies depending on the company’s knowledge-based resources.
- Plano de Negócio para a Criação de uma Microempresa Digital “Veggie Saab”Publication . Coutinho, Sabrina Ferreira; Paço, Arminda Maria Finisterra doO empreendedorismo digital tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. A internet apresenta várias oportunidades para os negócios nascerem e crescerem. As redes sociais permitem criar bases de potenciais clientes rapidamente e com custos reduzidos, sendo que a presença continuada em redes sociais potencia a criação de laços duradouros com a comunidade digital. Este projeto pretende avaliar a viabilidade económica e financeira da criação de um negócio digital baseado em redes sociais, o Veggie Saab. O projeto baseia-se num caso real de uma micro-influencer, sendo projetada a utilização das redes sociais como alavanca para a criação de uma empresa. Este projeto insere-se no nicho da alimentação saudável de base vegetal, visando promover este tipo de alimentação. Com este projeto foi possível determinar que o plano de negócios do Veggie Saab é viável a nível económico e financeiro. O projeto tem um Valor Atual líquido de 31 200€, uma Taxa Interna de Rendibilidade de 41,47% e um Período de Recuperação do Investimento de 3 anos, o que demonstra a sua viabilidade.