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  • Queers que criam: Modos de r/existência no cinema de Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees
    Publication . Silva, Daniel Oliveira ; Pereira, Ana Catarina dos Santos
    A partir da indagação do que caracteriza o cinema queer contemporâneo, esta dissertação se debruça sobre uma análise das filmografias do/as realizador/as Andrew Haigh, Céline Sciamma e Dee Rees, em busca dos aspectos que podem ser definidores de uma narrativa/estética/projeto queer na cinematografia atual. Tomando como referência o trabalho seminal da norte-americana B. Ruby Rich ao identificar o Novo Cinema Queer nos anos 1990, a investigação usa a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas para perceber, no discurso e nos filmes desse/as diretor/as, como a produção recente elabora e reflete cinematograficamente sobre as formas de existência queer no espaço-tempo contemporâneo. Com esse objetivo, a análise enfoca três longas-metragem específicos: Weekend, de Haigh; Retrato de uma Jovem em Chamas, de Sciamma; e Pariah, de Rees. Ao colocálos em diálogo uns com os outros, com as falas e demais obras dos três cineastas, e com os conceitos da Teoria Queer, a pesquisa busca demonstrar como o trio de realizador/as coloca em cena protagonistas gays e lésbicas que narrativizam suas experiências pessoais, por meio da criação artística, como forma de reinvenção e resistência às limitações hétero e homonormativas das realidades em que se inserem. Por meio da análise da encenação desses queers que criam, a dissertação tenta chegar a uma definição do que constitui um ato de criação queer. Com base no conceito proposto, procura argumentar como vários exemplares da produção queer contemporânea também são construídos em torno de protagonistas LGBTQIA+ que buscam atravessar e desestabilizar as limitações do espaço-tempo em que se encontram por meio do ato de autonarrativização e de criação artística.