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  • OtimizaĆ§Ć£o de mĆ©todos de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios com recurso Ć  geomĆ”tica e veĆ­culos aĆ©reos nĆ£o tripulados (VANT)
    Publication . Nery, Dayane Oliveira; Santos, Bertha Maria Batista dos; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de
    Os pavimentos rodoviĆ”rios estĆ£o continuamente sujeitos Ć s cargas do trĆ”fego e Ć s condiƧƵes climĆ”ticas. Estas aƧƵes causam o aparecimento de degradaƧƵes que resultam na diminuiĆ§Ć£o da sua qualidade funcional e estrutural. Sendo uma componente fundamental das infraestruturas de transporte, Ć© de extrema importĆ¢ncia garantir o seu bom estado de forma a assegurar condiƧƵes adequadas de circulaĆ§Ć£o e a seguranƧa de utentes, bens e veĆ­culos. Para efetuar o diagnĆ³stico do estado do pavimento, sĆ£o realizadas inspeƧƵes Ć  sua superfĆ­cie que visam determinar o grau de degradaĆ§Ć£o em que se encontram e a necessidade de serem reparados ou reconstruĆ­dos. O presente trabalho visa verificar a adequaĆ§Ć£o da utilizaĆ§Ć£o da geomĆ”tica e de veĆ­culos aĆ©reos nĆ£o tripulados (VANT) como uma opĆ§Ć£o tecnolĆ³gica inovadora para a realizaĆ§Ć£o de operaƧƵes de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios que permitam obter os dados necessĆ”rios para aferir o estado dos pavimentos. Para se ter um conhecimento mais abrangente da tecnologia VANT, o trabalho apresenta um estudo detalhado sobre as suas caracterĆ­sticas e os vĆ”rios tipos de VANT disponĆ­veis no mercado, assim como dos equipamentos acoplados ao veĆ­culo que auxiliam no levantamento de dados e dos requisitos que devem ser cumpridos para que esta tecnologia se estabeleƧa como uma tĆ©cnica de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios. Os requisitos apresentados, selecionados com base numa anĆ”lise da bibliografia da especialidade, visam garantir nĆ­veis de precisĆ£o elevados para os modelos 3D derivados, o que resulta numa identificaĆ§Ć£o e mediĆ§Ć£o adequada das degradaƧƵes superficiais dos pavimentos. Para verificaĆ§Ć£o da tĆ©cnica proposta foram estudados um conjunto de dados levantados em uma inspeĆ§Ć£o realizada com recurso a VANT, relativos a um trecho de pavimento rodoviĆ”rio. Foram analisados os dados recolhidos a duas alturas de voos diferentes: 3m e 20m. Para determinar o estado do pavimento da secĆ§Ć£o estudada foram utilizados modelos 3D do pavimento, o que permitiu identificar e medir as degradaƧƵes superficiais no software Agisoft Viewer e calcular os Ć­ndices globais de qualidade do pavimento ā€˜Present Serviceability Indexā€™ (PSI) e ā€˜Pavement Condition Indexā€™ (PCI). Com o objetivo de determinar a melhor altura de voo para a realizaĆ§Ć£o das operaƧƵes de auscultaĆ§Ć£o dos pavimentos com recurso a VANT, os valores obtidos nas mediƧƵes das degradaƧƵes e os resultados alcanƧados na determinaĆ§Ć£o dos Ć­ndices de qualidade, para as duas alturas de voo, foram comparados. Os valores finais dos Ć­ndices encontrados para as duas alturas de voo apresentaram diferenƧas pouco significativas, apesar da realizaĆ§Ć£o de voos a uma altura de 3m proporcionar imagens com melhor grau de precisĆ£o e detalhe das degradaƧƵes para os diferentes graus de gravidade. O modelo construĆ­do com as imagens captadas a 20m se mostrou igualmente competente na determinaĆ§Ć£o do estado do pavimento, no entanto, a comparaĆ§Ć£o das degradaƧƵes identificadas e quantidades medidas revela um desempenho menos eficiente para as degradaƧƵes de nĆ­vel de gravidade baixo. Desse modo, Ć© possĆ­vel concluir que a realizaĆ§Ć£o de inspeƧƵes com recurso a VANT, efetuadas para uma altura de voo de 20m, Ć© adequada para a caracterizaĆ§Ć£o do estado do pavimento. De entre as vantagens da realizaĆ§Ć£o de voo a uma altura de 20m destacamse a possibilidade de efetuar voos de forma automĆ”tica, a reduĆ§Ć£o do tempo de inspeĆ§Ć£o e a dimensĆ£o da Ć”rea abrangida.