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- OtimizaĆ§Ć£o de mĆ©todos de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios com recurso Ć geomĆ”tica e veĆculos aĆ©reos nĆ£o tripulados (VANT)Publication . Nery, Dayane Oliveira; Santos, Bertha Maria Batista dos; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa deOs pavimentos rodoviĆ”rios estĆ£o continuamente sujeitos Ć s cargas do trĆ”fego e Ć s condiƧƵes climĆ”ticas. Estas aƧƵes causam o aparecimento de degradaƧƵes que resultam na diminuiĆ§Ć£o da sua qualidade funcional e estrutural. Sendo uma componente fundamental das infraestruturas de transporte, Ć© de extrema importĆ¢ncia garantir o seu bom estado de forma a assegurar condiƧƵes adequadas de circulaĆ§Ć£o e a seguranƧa de utentes, bens e veĆculos. Para efetuar o diagnĆ³stico do estado do pavimento, sĆ£o realizadas inspeƧƵes Ć sua superfĆcie que visam determinar o grau de degradaĆ§Ć£o em que se encontram e a necessidade de serem reparados ou reconstruĆdos. O presente trabalho visa verificar a adequaĆ§Ć£o da utilizaĆ§Ć£o da geomĆ”tica e de veĆculos aĆ©reos nĆ£o tripulados (VANT) como uma opĆ§Ć£o tecnolĆ³gica inovadora para a realizaĆ§Ć£o de operaƧƵes de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios que permitam obter os dados necessĆ”rios para aferir o estado dos pavimentos. Para se ter um conhecimento mais abrangente da tecnologia VANT, o trabalho apresenta um estudo detalhado sobre as suas caracterĆsticas e os vĆ”rios tipos de VANT disponĆveis no mercado, assim como dos equipamentos acoplados ao veĆculo que auxiliam no levantamento de dados e dos requisitos que devem ser cumpridos para que esta tecnologia se estabeleƧa como uma tĆ©cnica de auscultaĆ§Ć£o de pavimentos rodoviĆ”rios. Os requisitos apresentados, selecionados com base numa anĆ”lise da bibliografia da especialidade, visam garantir nĆveis de precisĆ£o elevados para os modelos 3D derivados, o que resulta numa identificaĆ§Ć£o e mediĆ§Ć£o adequada das degradaƧƵes superficiais dos pavimentos. Para verificaĆ§Ć£o da tĆ©cnica proposta foram estudados um conjunto de dados levantados em uma inspeĆ§Ć£o realizada com recurso a VANT, relativos a um trecho de pavimento rodoviĆ”rio. Foram analisados os dados recolhidos a duas alturas de voos diferentes: 3m e 20m. Para determinar o estado do pavimento da secĆ§Ć£o estudada foram utilizados modelos 3D do pavimento, o que permitiu identificar e medir as degradaƧƵes superficiais no software Agisoft Viewer e calcular os Ćndices globais de qualidade do pavimento āPresent Serviceability Indexā (PSI) e āPavement Condition Indexā (PCI). Com o objetivo de determinar a melhor altura de voo para a realizaĆ§Ć£o das operaƧƵes de auscultaĆ§Ć£o dos pavimentos com recurso a VANT, os valores obtidos nas mediƧƵes das degradaƧƵes e os resultados alcanƧados na determinaĆ§Ć£o dos Ćndices de qualidade, para as duas alturas de voo, foram comparados. Os valores finais dos Ćndices encontrados para as duas alturas de voo apresentaram diferenƧas pouco significativas, apesar da realizaĆ§Ć£o de voos a uma altura de 3m proporcionar imagens com melhor grau de precisĆ£o e detalhe das degradaƧƵes para os diferentes graus de gravidade. O modelo construĆdo com as imagens captadas a 20m se mostrou igualmente competente na determinaĆ§Ć£o do estado do pavimento, no entanto, a comparaĆ§Ć£o das degradaƧƵes identificadas e quantidades medidas revela um desempenho menos eficiente para as degradaƧƵes de nĆvel de gravidade baixo. Desse modo, Ć© possĆvel concluir que a realizaĆ§Ć£o de inspeƧƵes com recurso a VANT, efetuadas para uma altura de voo de 20m, Ć© adequada para a caracterizaĆ§Ć£o do estado do pavimento. De entre as vantagens da realizaĆ§Ć£o de voo a uma altura de 20m destacamse a possibilidade de efetuar voos de forma automĆ”tica, a reduĆ§Ć£o do tempo de inspeĆ§Ć£o e a dimensĆ£o da Ć”rea abrangida.