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- Pavimentos Betuminosos Permeáveis na Mitigação e Adaptação às Alterações ClimáticasPublication . Afonso, Márcia Isabel Lopes; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis de; Fael, Cristina Maria SenaA sociedade enfrenta atualmente vários constrangimentos como consequência do agravamento dos fenómenos climáticos extremos, manifestados na escassez de água e nas precipitações intensas. Adicionalmente, a crescente ocupação urbana tem incrementado a impermeabilização dos solos, levando ao aumento do escoamento superficial e, consequentemente, à diminuição da infiltração, tornando as cidades mais vulneráveis às inundações. De modo a conceber práticas de resiliência adequadas e responder às atuais exigências de sustentabilidade têm sido procuradas soluções no âmbito dos Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável, destacando-se a utilização de pavimentos permeáveis. A sua aplicação, sobretudo em zonas com baixo volume de tráfego, permite reduzir o escoamento superficial, retardando e diminuindo a probabilidade de ocorrência de picos de cheia. Apesar do conhecimento científico e técnico acerca dos pavimentos permeáveis, persistem lacunas ao nível do desempenho funcional, hidrológico e mecânico em situações de aplicação real, aspetos versados no presente trabalho. O trabalho de investigação tem por objetivo o estudo de um pavimento betuminoso permeável desde a formulação otimizada das misturas betuminosas até à monitorização em fase de serviço. O desenvolvimento da composição das misturas betuminosas drenantes permitiu o melhoramento da sua durabilidade e desempenho com a utilização de fibras celulósicas revestidas com betume, definidas como um material sustentável, com uma percentagem máxima a incorporar na mistura de 0,5 % que possibilita a retenção do ligante. Esta solução, juntamente com a utilização de um betume modificado com polímeros, confere às misturas maior aderência entre o ligante e os agregados, proporcionando, simultaneamente, a porosidade requerida (> 16 %). A dupla camada betuminosa drenante utilizada em camada de desgaste forneceu benefícios hidrológicos substanciais com capacidade de infiltração total para intensidades de precipitação de 100, 200 e 300 mm/h. A capacidade de infiltração diminuiu em 12 % após simulação de condições de colmatação, a qual foi recuperada com uma manutenção simples. Os resultados obtidos evidenciam que as misturas betuminosas drenantes desenvolvidas em laboratório desempenham de forma eficiente o seu papel como meio de infiltração do escoamento superficial. Em campo, a avaliação do pavimento foi realizada através da execução de troços experimentais. A monitorização destes incrementou o conhecimento acerca do desempenho do pavimento betuminoso permeável com um sistema de infiltração parcial, particularmente quando aplicado em áreas de estacionamento. Este garantiu, desde o início da construção, uma capacidade de infiltração (2x10-3 m/s) acima do valor mínimo exigido na normalização europeia (0,027x10-3 m/s), verificando-se uma diminuição progressiva ao longo do tempo resultante da colmatação. A manutenção simples da superfície do pavimento revelou-se um processo importante na durabilidade e restabelecimento da função do pavimento permeável. A análise à qualidade da água infiltrada permitiu constatar que o pavimento apresenta elevado potencial de reutilização para rega, resultado da retenção de metais pesados, cumprindo os requisitos presentes no Decreto-Lei n.º 236/98. O sistema de pavimento betuminoso permeável proposto neste estudo apresentou resultados promissores que motivam a sua aplicação não só em estacionamentos, como em estradas urbanas, permitindo a adaptação e mitigação às alterações climáticas e à urbanização densificada.