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  • Desenvolvimento de um motor alternativo de combustão interna de pistões opostos
    Publication . Gregório, Jorge Manuel Pereira; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
    Os motores de pistões opostos (Opposed-piston engines (OPE)) caracterizam-se por terem um par de pistões a operar face a face em sentidos opostos num único cilindro, eliminando dessa forma a necessidade das cabeças dos cilindros. O propósito deste projeto consistiu em desenvolver um motor OP de baixo custo de 4 tempos a gasolina a partir da união de dois motores alternativos de combustão interna monocilíndricos com válvulas laterais no bloco da marca Robin America, Inc. Modelo EY15, aos quais se removeu a cabeça do motor. A união dos dois blocos de motor permitiu a construção de um novo motor de pistões opostos (OPE) de duas cambotas tal como se pretendia. Neste motor a câmara de combustão fica confinada ao espaço no interior do cilindro entre as cabeças dos pistões e a câmara existente entre as válvulas. Os pistões deslocam-se segundo o eixo do cilindro em sentidos opostos, característica evidenciada pelos motores de pistões opostos. Após a construção do motor mediram-se num banco de ensaios dinamométrico de correntes de Eddy os parâmetros característicos do OPE tais como: a velocidade de rotação, binário, consumo de combustível e emissões. Com os dados recolhidos foi possível calcular a potência, consumo específico e rendimento global o que permitiu concluir que o motor com a configuração de pistões opostos é mais económico e mais potente, embora apresente tal como o motor original problemas com as emissões. A par da montagem do motor de pistões opostos estudou-se o comportamento do escoamento no interior do cilindro e condutas de admissão e de escape. Para esse efeito criou-se um modelo numérico do motor recorrendo ao programa informático CAD CATIA V5, com a correspondente decomposição no ANSYS DESIGN MODELER. A simulação numérica do motor fez-se em cold flow, no programa informático ANSYS R15 – FLUENT, o que permitiu fazer a análise numérica do escoamento de fluidos no interior do motor e estudar a evolução dos parâmetros mais importantes de funcionamento em função da velocidade de rotação, com particular destaque o enchimento dos cilindros e o estudo da turbulência com particular incidência na variação da energia cinética turbulenta, do swirl, do tumble e do squish. A simulação numérica também permitiu a análise do enchimento dos cilindros através do cálculo da eficiência volumétrica. Os resultados da análise do enchimento dos cilindros foram comparados com os valores do binário obtido durante a realização dos ensaios experimentais, para as mesmas velocidades de rotação. O desenvolvimento do motor de pistões opostos deste projeto permitiu constatar que é viável a construção de um motor a partir de outro já existente reduzindo desta maneira o seu custo de fabrico e desenvolvimento. Além disso, consegue-se uma maior potência, um menor consumo específico e menos vibrações.