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- A lógica dominante de serviço na cocriação no ensino superior: Impactos da orientação dominante de serviço no ensino e aprendizagemPublication . Cruz, Maria de Fátima Pires da; Alves, Helena Maria Batista; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaA cocriação de valor, na perspetiva da lógica dominante de serviço (LDS), posiciona a cocriação do valor do serviço educacional como um fenómeno que ocorre independentemente das estratégias adotadas. Entretanto, pode-se alcançar melhores resultados para todas as partes envolvidas, quando: (i) existe um maior entendimento das partes sobre o ecossistema no qual emerge o valor e (ii) são desenvolvidas normas, práticas e capacidades para fomentar a cocriação do valor do serviço educacional, e consequentemente os benefícios para as partes interessadas. Esta perspetiva posiciona no centro das estratégias do ensino superior, o papel do aluno como ator e cocriador e a aprendizagem do aluno como o primeiro resultado do valor do ensino superior. Em consequência, após décadas em que a marketisation no ensino superior despertou uma forte discussão entre a literatura educacional e a literatura de marketing, sobre o papel do aluno no serviço do ensino superior, na última década alguns autores tem vindo a sustentar que a perspetiva da LDS, parece convergir os interesses do marketing e os interesses da literatura educacional. Em paralelo, não obstante, os avanços numa maior compreensão sobre o fenómeno da cocriação de valor na perspetiva da LDS, os autores Vargo et al.( 2017) alertam pela necessidade de reforçar a compreensão sobre a forma como o valor emerge e como é determinado numa perspetiva de ecossistema baseado no serviço. Nesse contexto, o objetivo geral desta tese é conceptualizar e propor medidas estratégicas sobre o fenómeno da cocriação no ecossistema de serviço do ensino superior utilizando as lentes da LDS. Assim, como contribuição para a literatura, estabeleceu-se como objetivos específicos: (i) propor um modelo conceptual sobre o fenómeno da cocriação no ecossistema de serviço do ensino superior, combinando a literatura de marketing e gestão com a literatura educacional; (ii) desenvolver e validar um instrumento que permita mensurar as capacidades de cocriação do docente no ensino superior, recorrendo ao conceito de orientação dominante de serviço (iii) explorar o impacto da orientação dominante de serviço do docente nos mecanismos de cocriação do aluno no ensino superior, recorrendo aos constructos de engajamento do aluno na aprendizagem e comportamento de participação ativa do aluno em sala, respetivamente. Com recurso a pesquisa nas bases de dados da Web of Science e da Scopus, identificamos cinco linhas de investigação no estudo da cocriação no contexto do ensino superior. Com esta identificação, elaboramos um modelo conceptual explicativo do processo de emersão de valor do ensino superior. Após a revisão da literatura, apresentamos uma proposta de diferenciação dos conceitos de cocriação do serviço educacional e cocriação do valor do serviço educacional, culminando com a apresentação de um modelo que exemplifica esses dois fenómenos colocando no centro o processo de ensino aprendizagem. A literatura sugere ser estrategicamente importante desenvolver capacidades que possam fomentar a cocriação de valor em qualquer sistema de serviço. Assim, o segundo objetivo específico foi alcançado num processo desenvolvido em seis etapas, através das quais desenvolvemos e validamos uma escala de mensuração da orientação dominante de serviço do docente no ensino superior denominada Teacher-S-D Orientation. Tanto quanto é do nosso conhecimento trata-se da primeira proposta de mensuração da ODS do docente. Para alcançar o terceiro objetivo específico da tese, procedeu-se a uma nova recolha de dados quantitativos, aplicando a escala desenvolvida no estudo anterior. Os resultados sugerem que a orientação dominante de serviço do docente tem impacto, positivo e significativo, em todos os constructos do engajamento do aluno na aprendizagem e no comportamento de participação ativa do aluno no ensino superior. No geral, como implicações estratégicas sugere-se que em paralelo a adoção de estratégias de melhoria da qualidade do serviço de ensino, as IES adotem uma nova perspetiva sobre o processo de aprendizagem dos alunos no contexto do ensino superior, apoiando e fomentando a integração dos recursos de todos os atores envolvidos. Aos docentes sugere-se que investam em aprimorar as capacidades de interação como ferramenta estratégica de fomento da cocriação no contexto do ensino superior, em paralelo com o desenvolvimento das competências técnicas e implementação de metodologias que fomentam a cocriação com os alunos.