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- Estudo do comportamento último à flexão de vigas de betão de agregados leves de argila expandidaPublication . Pinto, Hugo Alexandre Silva; Bernardo, Luís Filipe Almeida; Nepomuceno, Miguel Costa SantosA presente tese descreve um estudo experimental que teve por objetivo avaliar a ductilidade à flexão e o comportamento plástico de vigas de betão de agregados leves de argila expandida. Com este propósito, um conjunto de vigas simplesmente apoiadas foram produzidas e testadas até à rotura, com duas cargas concentradas simétricas aplicadas aproximadamente a terços de vão. A zona central, entre as cargas aplicadas, foi submetida à flexão pura. As principais variáveis estudadas foram a resistência à compressão do betão e a taxa de armadura longitudinal de tração. Neste sentido, as vigas combinaram diferentes taxas de armadura longitudinal de tração entre 0,13% a 2,69% com diferentes misturas de betão de agregados leves (BAL) com resistências à compressão entre 22 e 60 MPa e massa volúmica seca entre 1651 e 1953 kg/m3. A produção do BAL e a betonagem das vigas foram suportadas por um programa experimental. Esse programa mostrou que é possível produzir em estaleiro de forma satisfatória BAL com alta resistência, sem segregação, mesmo para aplicações estruturais em vigas de betão armado. Além disso, foram obtidas algumas correlações específicas entre a resistência à compressão, a razão água cimento e a massa volúmica seca. A variabilidade da resistência à compressão foi também discutida para diferentes processos de amostragem e controle de produção em estaleiro. A ductilidade à flexão foi avaliada através de índices de ductilidade e os resultados mostraram que o parâmetro mais influente sobre a ductilidade é a taxa de armadura longitudinal de tração. Os resultados mostraram também que a ductilidade aumenta ligeiramente com o incremento da resistência à compressão do betão. A capacidade de rotação plástica das vigas testadas foi caracterizada por um parâmetro designado de Parâmetro de Tendência Plástica (PTP). Os resultados obtidos através deste parâmetro confirmaram a tendência verificada através dos índices de ductilidade. Adicionalmente foi proposto um intervalo adequado para a taxa de armadura longitudinal de tração de modo a garantir a ductilidade e capacidade de rotação plástica. Os resultados deste estudo foram comparados com os requisitos de alguns documentos normativos. A partir desta análise, verificou-se que, comparativamente com os códigos europeus, os requisitos do ACI oferecem mais garantias tanto no que respeita à ductilidade como à capacidade de rotação plástica.