Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Perdendo Altitude: Ascensão e Declínio da INFRAEROPublication . Arantes, Elaine; Netto, Omar; Silva, JorgeO cenário brasileiro de gestão de aeroportos indica que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) vem perdendo receita com seus principais aeroportos. O objetivo deste artigo é entender o que contribuiu para a ascensão e o declínio da INFRAERO. Este estudo é apoiado pelas teorias da complexidade, dos sistemas e do interesse público. Considera a base teórica e legal da privatização, regulação e desregulamentação. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza aplicada, seguindo a estratégia do estudo de caso. Os dados primários foram coletados em entrevistas com especialistas do setor aeroportuário. Os dados secundários obtidos através da análise documental dos relatórios da INFRAERO, bem como de estudos realizados no setor aeroportuário. Até 2003, a INFRAERO era uma operadora lucrativa e respeitada em todo o mundo. A recente concessão aeroportuária brasileira levou a INFRAERO a perder receita com seus principais aeroportos e terminais de carga. O moral de seus funcionários foi profundamente abalado. Espera-se que esta pesquisa indique os motivos do declínio da INFRAERO. Os dados primários e secundários coletados também permitirão uma discussão teórico-empírica. A pesquisa apresenta relevância empírica, teórica e acadêmica. Empiricamente, os resultados desta pesquisa permitirão aos membros do setor aéreo aprender, compreendendo os fatores que transformaram uma empresa respeitada e lucrativa a entrar em um processo de declínio. Teoricamente, retomará aspectos específicos das teorias no contexto organizacional do aeroporto. Academicamente, este estudo fornecerá subsídios para a continuação da pesquisa no setor aeroportuário em todo o mundo.
- CDM description and operational implementation challengesPublication . Netto, Omar; Silva, Jorge; Baltazar, Maria EmiliaThe purpose of this research is to discuss a subject that, today, is a significant challenger of all the International Civil Aviation Organization (ICAO) signatory countries: the implementation of the Performance Improvement Areas preconized in the Global Air Navigation Plan (GANP). To achieve the objective of providing a better understanding of Airport Collaborative Decision Making (A-CDM) processes the strategy chosen was to present the vision and implementation of the main entities representing the aviation area, such as the didactic form as the article is sequenced and the case studies discussed will present solutions for countries that aren’t so advanced in the implementation of their A-CDM operational processes. Also, the article will act as a guide for all stakeholders. The contribution of the research will be to provide further support to all stakeholders in the air transport sector, regarding basic knowledge and more technical approaches of compliance with the recommended guidelines for the next decades in GANP. ICAO. In this specific case, regarding Performance Improvement Area: Airport Operations and the A-CDM module.