Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Impacto Educacional, pelo Método de Ensino de Medicina Geral e Familiar, nos Estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra no Ano Letivo 2017-18Publication . Freitas, Mélanie; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares; José, Inês; Simões, José Augusto RodriguesObjetivos: Caracterizar o impacto educacional do processo de ensino da unidade curricular (UC) de Medicina Geral e Familiar (MGF), avaliando os resultados do ensino e aprendizagem na UC de MGF no ano letivo de 2017-2018. Métodos: Foram analisados os resultados das respostas a questionário aplicado em sala no início e no fim de cada aula a todos os alunos respondentes. Realizou-se estatística descritiva sendo verificadas as dinâmicas de crescimento das respostas (Δ= (t2-t1)/t1). Adotou-se para significado estatístico o valor de p<0,01. Resultados: Neste estudo, 78,3% das 60 perguntas apresentaram uma dinâmica de crescimento positiva e 21,6% das questões, apresentaram uma dinâmica de crescimento negativa. Houve um ganho em 50% do total de perguntas na melhor resposta no final da aula. Em 50% das questões, não houve avaliação satisfatória quanto à resposta dada 56,7% das perguntas apresentaram resultados estatisticamente significativos. Em 51,7% das perguntas há diferença com significado estatístico entre ambos os tempos de aplicação com p<0,01. Conclusões: Verificou-se ganho na melhoria das respostas no final da aula para os alunos que frequentaram as aulas teórico-práticas. A metodologia aplicada deverá ter futuras re-edições para confirmar os presentes resultados.