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  • Estudo do desempenho de misturas betuminosas com incorporação de fibras celulósicas
    Publication . Afonso, Márcia Isabel Lopes; Maia, Maria; Almeida, Marisa S. Dinis; Martinho, Fernando; Fael, Cristina Maria Sena
    As administrações de estradas em todo o mundo têm tomado consciência da importância do estudo das misturas betuminosas a aplicar nas camadas superficiais dos pavimentos rodoviários, face à necessidade de aumentar a durabilidade e o desempenho mecânico e funcional dos pavimentos. O principal objetivo deste estudo é avaliar o comportamento de quatro tipos de misturas, duas misturas drenantes e duas misturas densas. Foi, ainda, avaliada a influência da incorporação de fibras celulósicas aditivadas, com vista a melhorar a adesividade entre os agregados e o ligante. As fibras, de dois tipos distintos, irão contribuir para evitar a perda de ligante por escorrência, aumentar a afinidade entre agregado e betume e aumentar a resistência à deformação permanente.
  • Afinidade entre Agregado e Betume
    Publication . Almeida, Marisa S. Dinis; Maia, Maria; Martinho, Fernando
    As administrações de estradas um pouco por todo o mundo têm tomado consciência da importância de alargar o ciclo de vida dos materiais constituintes das diferentes camadas dos pavimentos rodoviários. O principal objetivo é aumentar a durabilidade os pavimentos pois quanto maior a vida útil, menos recursos serão gastos na sua conservação e reabilitação.
  • Influência da Adesividade Agregado/Betume no Desempenho de uma Mistura Betuminosa
    Publication . Maia, Maria Manuel Araújo Sá; Almeida, Marisa S. Dinis; Martinho, Fernando
    Over the past few decades, road administrations around the world have become aware of the importance of extending the life cycle of materials that make up the different layers of road pavements. One of the main problems encountered in road pavements is the formation of rut depth due to increase in the volume of road traffic and the successive passage of heavy vehicle, especially in areas with low speeds. The existence of rut depth makes the conditions of comfort and safety of road users decrease, favoring the water accumulation on the pavement surface, reducing tire / pavement friction, which can lead to hydroplaning phenomena. The main objective of this dissertation is to study bituminous mixtures design to be applied in surface layers to improve the affinity between aggregate and bitumen and, consequently, to increase resistance to permanent deformation.